TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Liderança de Equipes

Por:   •  6/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Atividade individual
Matriz Plano de Liderança

Disciplina: Liderança de Equipes

Módulo: Liderança de equipes

Aluno:  

Turma: 1021-1_1

Tarefa:

Introdução

Quando falamos de liderança, de ser líder de pessoas, estamos falando da capacidade de influenciar e despertar nos membros de uma equipe a união, proatividade e excelência. Liderar é levar as pessoas aonde almejam chegar, onde possivelmente não iriam sozinhos, sem a orientação ou direcionamento deste líder. Liderança e o trabalho em equipe estão diretamente ligados, onde o líder é o colaborador principal, que conduz os liderados nos processos e desafios diários. Além disso, ele também é um dos responsáveis em facilitar o desenvolvimento, competência e conhecimentos do time.

Sendo assim, foi realizado um plano de comunicação que servirá para as empresas que precisem organizar seu quadro de colaboradores para a realização de um novo projeto que demanda o trabalho em equipe.

Desenvolvimento

  1. Discuta a importância da comunicação corporativa para a implantação e manutenção de equipes produtivas:

Uma boa comunicação não pode ser definida como apenas uma transmissão de mensagem ou informação. A comunicação deve ser clara, consistente e objetiva para que seja recebida de maneira assertiva pelo receptor. Quando falamos de uma comunicação ruim, ela irá comprometer todo o objetivo e possivelmente construir uma barragem daquilo que precisa ser entendido.

Uma comunicação assertiva une e direciona uma equipe ao direcionamento assertivo. Onde todos possuem um único conhecimento para onde ou o que devem realizar. Isso apoia em se ter menos erros comuns e desavenças por conta de uma comunicação equivocada sobre determinada ação ou informação. Então, quando falamos de uma equipe coesa, unida, onde todos possuem clareza das expectativas e entregas, estamos falando que possuem consequentemente uma ótima comunicação.

  1. Descreva o perfil desejado do líder que conduzirá a equipe:

A característica desejada para esse líder é de autoliderança forte, onde possui respeito e confiança em sua equipe. Ele deve saber filtrar os problemas e pressão para a realização do projeto e transmitir isso para equipe em maneira de direcionamento e comunicação clara sobre as expectativas para a realização de cada uma das atividades. É importante que ele conheça cada um de sua equipe, realizando rituais de conversas individuais e também em equipe para que as diferentes gerações consigam se conectar de maneira genuína em prol de um único propósito.

O líder deve estar preparado não apenas para ouvir sugestões técnicas, mas também dificuldades e problemas de ordem pessoal, que possam impactar na performance de seu time, afim de apoiá-los e contribuir com seus crescimentos, através de feedbacks e conhecimento genuíno de quem são como pessoas além de profissionais.

O líder deve conduzir a equipe a ser resiliente atuando na resolução de problemas de maneira preditiva para evitar recorrências. Dando também a abertura para trazerem suas percepções e experiências passadas, confiando assim em suas escolhas de ações no dia-a-dia.

  1. Apresente o estilo de liderança apropriado para o desenvolvimento da equipe de alta performance:

O estilo de liderança deve ser misto, entre democrático e situacional. Um líder democrático está sempre em busca de incentivar a participação da equipe em decisões e processos, isso gera mais conexão com o propósito e com o engajamento sobre as decisões que foram tomadas.

Já quando falamos de uma liderança situacional, ela é capaz de alternar diferentes tipos de liderança dependendo da situação, tarega ou principalmente perfis no qual precisará trabalhar. Sendo de extrema importância por se tratar de uma equipe com diferentes gerações e experiências profissionais.

  1. Apresente os papéis fundamentais a serem desenvolvidos nas equipes de alto desempenho:

Sem dúvidas a liderança possui um papel essencial para o desenvolvimento de uma equipe de alta performance. Acredito muito que a equipe é o reflexo da liderança, então a escolha de uma liderança de alta performance é essencial para se ter uma equipe de alta performance.

Para ter uma equipe de alta performance é importante que todos saibam primeiramente o por quê estão fazendo aquilo que foram designados e qual é o propósito do trabalho. Então, antes de qualquer atividade ou tarefas, que tenham clareza das expectativas de entrega e quais serão os possíveis caminhos que vão apoiá-los a chegar lá.

É essencial que possuam um ambiente psicologicamente seguro, onde possam se dar e receber feedbacks claros e com fatos. Onde todos possuam uma parcela de responsabilidade no desenvolvimento um do outro e saibam que são uma única equipe com um mesmo propósito.

E por último, uma boa administração de conflitos que possam aparecer no decorrer do projeto, sempre buscando encontrar a melhor solução.

Considerações finais

Neste trabalho foi abordado um plano de liderança para uma determinada empresa de construção civil, para a realização de um novo projeto de construção de uma barragem. É muito importante destacar que a liderança possui um trabalho essencial para o cumprimento dos prazos e a sinergia da equipe. Onde um líder democrático e situacional pode utilizar essa abordagem para engajar, motivar e promover o desenvolvimento em seu time, com diferentes gerações e diversidade.

Foi desenvolvido um plano de comunicação eficiente, para apoiar a melhora da produtividade das equipes e escolhido o perfil de liderança mais adequado para a realização do projeto.

Referências bibliográficas

CABRAL, V. Um ensaio sobre a comunicação interna pós-industrial em sua dicotomia-discurso e prática. Organicom, Brasil, v. 1, n. 1, p. 54-71, 2004. Disponível em: http://revistaorganicom.org.br/. Acesso em: nov. 2018.

VILELA, V. V. Estruturando-se para liderar: chão para pisar e mapa para se orientar. Possibilidades, [20--]. Disponível em: http://possibilidades.com.br/. Acesso em: nov. 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com