TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Liderança de Equipes

Por:   •  7/11/2021  •  Exam  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

Atividade individual
Matriz Plano de Liderança

Disciplina: Liderança de Equipes

Módulo: 1 ao 4

Aluno: Luana Caroline de Souza Buzolin

Turma: 6

Tarefa: Elaborar plano de liderança para transformar o grupo de trabalho de uma empresa de construção civil em uma equipe de alta performance.

Introdução

Líderar é a capacidade de influênciar e motivar os colaboradores, auxiliando em seu desenvolvimento pessoal e profissional, proporcionando ferramentas e orientações para desempenho de suas funções dentro da equipe visando a alta performance. Abraham Lincon (1809 – 1865), o 16º presidente dos Estados Unidos cita que “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”.  

Os líderes exercem papel fundamental e de extrema importância dentro das organizações onde estão inseridos. Este profissional precisa ter conscientia de que seu sucesso e atingimento de metas ocorrerão de acordo com o desempenho de sua equipe. Contúdo, para que possam obter sucesso nesta função é necessário que este profissional possua uma série de competências e características que irão lhe suportar no desempenho de suas atividades.

Deste modo, o cuidado e o aperfeiçoamento com seus subordinados precisam ser diários e constantes. É necessário identificar as aptidões de cada colaborar e realizar a integração de cada membro do grupo, de maneira com que cada um conquiste seu espaço, realize a troca de conhecimento e trabalhem em harmonia. Para Chiavenato (1999), a liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional.

Neste presente trabalho, será apresentado um plano de liderança visando a transformação de um grupo de trabalho em uma equipe de alta performance, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do estudo da disciplina. 

Desenvolvimento

A Importância da comunicação corporativa para a implantação e manutenção de equipes produtivas

A comunicação corporativa é extremante importante para o sucesso de uma empresa. Além do repasse da mensagem a ser transmitida e o compartilhamento de informações com os colaboradores envolvidos nos processos, ela pode aprimorar a estrutura da organização.

É   uma   ferramenta   estratégica   que   garante   que   todos   os   funcionários trabalhem   engajados   e   em   acordo   com   as   prioridades   da   empresa.   O principal objetivo da comunicação corporativa é aumentar a credibilidade da empresa e levar sua imagem no nível mais alto frente ao Mercado.

Uma Companhia que possui estruturado o processo de comunicação apresenta melhores resultados em seus processos. Isso se deve ao fato da melhor compreensão das informações, avisos e sugestões que são repassados ao time bem como diminuição do retrabalho que poderia ocorrer caso a tarefa solicitada não fosse realizada da maneira esperada. Consequêntemente, ocorre o ganho de tempo e de produtividade nos processos.

Para se obter sucesso no desempenho de uma equipe, é necessário que o planejamento da comunicação esteja alinhado junto as estratégoas e prioridades da organização, contribuindo com os objetivos do negócio. Neste processo se contrução, é importante considerar a missão, visão e os valores da empresa, bem como análise da situação de mercado e relacionamento junto aos clientes e fornecedores.

Inicialmente, é necessário que o líder realize a adequação ao público, ou seja, conheça cada um de seus subordinados e entenda qual o canal e estratégica de comunicação a ser utilizada com sua equipe, visando a melhor compreensão do conteúdo ou mensagem a ser repassado. Estabelecido o tipo de canal e linguagem a ser aplicado, o gestor obtem creditibilidade das informações repassadas e diminui os ruídos.

Outro ponto importante é que o líder saiba escutar e incentive o compartilhamento de informações e opiniões entre os membros da equipe. Todos devem ser considerados quando necessário realizar a tomada de decisões. Neste aspecto, estimular o diálogo entre os próprios colegas é essencial, pois assim o time irá comunicar-se entre si de forma eficiente.

É   preciso também que   haja   agilidade, precisão, interação, engajamento e   transparência neste processo.  A   mensagem   deve   seguir   corretamente   deste   o   emissor   até   o receptor.

Por meio da implementação das estratégicas da comunicação corporativa citadas, o gestor obterá de sua equipe a melhora no clima organizacional, fortalecimento da cultura da empresa, diminuição dos ruídos de comunicação fortalecimento de sua marca e proporcionará diferencial competitivo.

O perfil desejado para o líder que conduzirá a equipe

O líder e sua forma de liderar impacta diretamente no trabalho e desempenho de uma equipe. O sucesso ou fracasso de uma organização vem das pessoas. Desta forma, saber como motivá-las, orientá-las, direcioná-las e estimulá-las no seu desenvolvimento contínuo são algumas das inúmeras atribuições de um bom líder.

O profissional que almeja atuar como   líder   precisa   envolver   a   equipe nas tomadas de decisão, transmitir conhecimento para auxiliar no desenvolvimento, saber   ouvir, estar   sempre   disposto   a   ajudar, aceitar   as diferenças, aconselhar nas dificuldades, sinalizar os pontos de melhorais e resolver conflitos. Liderar   com   eficiência é manter o melhor desempenho possível de sua equipe, motivando-a principalmente.

Para desempenhar as atribuições necessárias a um bom líder, é necessário que este profissional esteja em constante evolução e desenvolvimento de sí próprio, pois será a referência e exemplo a ser seguido para a sua equipe. Além disto, existem outras competências e habilidades que o líder deve possuir e estimular em sua equipe, conforma presentado abaixo:

  • Automotivação: Demonstra que a energia utilizada para o trabalho está ligada a satisfação pessoal. O líder deverá promover momentos em que seus colaboradores tenham a visão do todo e entendam a importância do seu papel dentro dos resultados obtidos pela equipe.
  • Autoliderança: Significa realizar a gestão de si próprio. É necessário que o líder conheça a si próprio, entenda seus pontos positivos e de que precisam ser desenvolvidos, tenha conhecimento de suas limitações para desta maneira, controlar seus movimentos de repressão de seu insconsciente. O líder deverá estimular o autoconhecimento de seus colaboradores.
  • Equilíbrio emocional: Uma das atribuições do líder é mediar conflito e trabalhar em ambientes com forte pressão. Para isto, faz-se necessário que este profissional possua equilíbrio emocional para lídar com as situações que estão presentes na rotina de um gestor. Importante conhecer-se a si mesmo, entender quais situações o levam a apresentar instabilidade emocional e buscar desenvolver este aspecto.
  • Gerenciamento do estresse: Representa a ameaça ao equilíbrio emocional que resulta em consequências ao comportamenta e na saúde física. Importante identificar, perceber e isolar os fatos que levam ao estresse do líder.
  • Quociente Emocional: É a medida da capacidade de conservar a racionalidade, mesmo diante de situações em que envolvam fortes emoções.
  • Alfabetização emocional e inteligência emocional: Consiste em um treinamento para reconhecer e, principalmente, para controlar as emoções – requisito fundamental para o gerenciamento do estresse.

Além do citado, existem caractetística psicológicas importantes para o líder, citado abaixo:

  • Transmitir energia;
  • Ser confiável;
  • Exercitar a imparcialidade;
  • Dominar o conjunto de saberes e práticas necessárias à tarefa realizada pela equipe;
  • Saber ouvir sugestões;
  • Dar e receber feedbacks com isenção e sem ressentimentos;
  • Demonstrar empatia;
  • Ser claro e objetivo na comunicação;
  • Ser gerenciador de talentos.

  o   líder   precisa   estar   disposto   a   ter   todas   essas   caracteristicas   todos   os   dias,

dando   o   seu   melhor   e   engajar   os   colaboradores   num   proceso   de   transformação   de   grupo

para equipe

  o   líder   precisa   estar   disposto   a   ter   todas   essas   caracteristicas   todos   os   dias,

dando   o   seu   melhor   e   engajar   os   colaboradores   num   proceso   de   transformação   de   grupo

para equipe

  o   líder   precisa   estar   disposto   a   ter   todas   essas   caracteristicas   todos   os   dias,

dando   o   seu   melhor   e   engajar   os   colaboradores   num   proceso   de   transformação   de   grupo

para equipe

O líder precisa estar disposto a adquirir essas competências e exercê-las diariamente para engajar seus colaboradores no processo de transformação do desempenho de sua equipe.

O estilo de liderança apropriado para o desenvolvimento da equipe de alta performance

Existem vários estilos de liderança que deverão ser utilizados de acordo com o perfil de cada equipe. Devido a isso, é essencial que o líder realize a análise de seu time, para após este estudo, definir qual metodologia de liderança apresentará maior resultado em seu time.

A equipe em questão é composta por 30 colaboradores com formações diversas – engenheiros de diferentes áreas, arquitetos, ecologistas, especialistas em recursos hídrico etc. –, com perfis variados, distribuídos pelas gerações X e Y. Além disto, alguns destes colaboradores foram admitidos recentemente, então, ainda não conhecem por inteiro a cultura da organização.

Diante o atual cenário da equipe, entende-se que os perfis apropriados para o desenvolvimento da equipe de alte performance são:

  • Liderança situacional: Esse tipo de liderança está ligado à situação em que a equipe vai atuar. O líder situacional é capaz de alternar diferentes tipos de liderança, dependendo da situação, da tarefa e, principalmente, do perfil da equipe com que deverá trabalhar.
  • Mentoring: Designa a relação entre membros da equipe que tenham níveis de experiência diferentes e que se engajem em um processo de transmissão e compartilhamento do conhecimento acumulado.

Papéis fundamentais a serem desenvolvidos nas equipes de alto desempenho

A equipe que desempenha suas atividades além do esperado e coopera com o crescimento pessoal e profissional de todo é definida como equipe de alto desempenho. Para se tornar uma equipe de alta performance é necessário seguir os passos abaixo descritos:

  • Passo 1: Demonstrar de forma clara e objetiva o status atual do time e qual é o status desejado. Explicar quais foram os erros e acertos cometidos e orientar quanto aos próximos passos para se chegar no objetivo final. Importante envolver todos os colaboradores neste momento nas tomadas de decisões e idéias de ações que podem ser implementadas, pois desta maneira, se sentiram pertencentes e na obrigação de ajudar, visto que a idéia propostas partiram deles;
  • Passo 2: Trabalhar na transição entre o cenário atual e o esperado. O líder deverá mostrar a direção aos membros da equipe, sustentar e encorajar os movimentos de mudança, reforçar a necessidade de tal mudança e disparar sinais da necessidade do compromisso com a mudança;
  • Passo 3: Confirmação de que o estado desejado foi alcançado. O líder deverá reconhecer todo o esforço realizado para se chegar no resultado obtido.

O engajamento da equipe com a mudança dependerá da motivação que irão receber do Líder. Neste processo de transformação, o gestor precisa estar preparado para lidar com as adversidades que podem surgir durante o percurso. A inteligência emocional irá auxiliá-lo a melhor enfrentar tais situações, focando sempre no objetivo final.

Considerações finais

Por meio da realização da presente atividade individual em que possuía como objetivo a elaboração de um plano de liderança para transformar o grupo de trabalho de uma empresa de construção civil em uma equipe de alta performance foi possível entender melhor na prática o conteúdo que foi adquirido ao longo dos estudos da disciplina.

É evidente a importância do papel do líder para que a transformação dentro das equipes ocorrá. Outro aspecto é as características essenciais e necessárias para ser um líder de alta performance e consequêntemente, refletir isso em sua equipe.

As habilidades necessárias ao líder bem como o estilo de liderança podem ser desenvolvidas e alteradas de acordo com o perfil de cada equipe. Como os seres humanos estão em constantes transformação, é necessário que o líder também esteja.

Referências bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

VIANNA, Eliana; DELMAS, Maria Leonor Galante. Liderança de Equipes. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2018.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (201.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com