TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Liderança e Motivação

Por:   •  9/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O presente trabalho possui o objetivo de analisar e diferenciar os diferentes tipos de liderança, utilizando o filme O Diabo Veste Prada como referência.

No filme, Andrea (Anne Hathaway) é contratada pela revista de moda mais renomada de Nova York, a Runaway Magazine, para ser a segunda assistente de Miranda (Meryl Streep), editora-chefe da revista. Mesmo sendo o emprego dos sonhos, Andrea logo percebe que trabalhar com Miranda não é tão simples quanto parece.

Com base nisso, o presente trabalho abordará os tipos de liderança e de que forma Miranda gerencia sua equipe.

Desenvolvimento

O líder é responsável por influenciar o grupo no qual está inserido, ele não é necessariamente um administrador, mas acaba sendo considerado como tal (Silva; Mourão, 2015). A percepção que os liderados possuem em relação ao líder inspira o comportamento dos indivídos da equipe (Santos; Castro, 2008).

Dessa forma, a maneira que cada pessoa lidera uma equipe é extremamente particular e, sendo assim, podemos identificar difersos perfis de liderança:

• Coercitiva: é o tipo de líder mandão, que exige que os liderados atuem da maneira em que lhes foi imposta, não levando em consideração a opinião de sua equipe. A relação entre líder e liderado normalmente é pautada no medo e na imposição, o que dificulta a convivência saudável;

• Confiante: é o líder que inspira as pessoas, é positivo, incentivador e cria um laço de confiança entre os membros de sua equipe;

• Afiliativa: coloca a equipe em primeiro lugar, cria laços emocionais que promovem o sentimento de pertencimento à organização, o que normalmente colabora para restaurar a confiança que as vezes é perdida por parte do time;

• Democrática: o líder incentiva e leva em consideração a opinião de todos os envolvidos para chegar em um consenso ao tomar decisões;

• De Ritmo: costuma pressionar o time criando metas a serem atingidas e foca na rotina de trabalho de cada indivíduo.

Logo nas primeiras cenas do filme é possível perceber que Miranda é uma líder coercitiva, ela tem o poder de fazer com que seus funcionários tenham medo de suas opiniões, muitas vezes utiliza da humilhação como forma de coersão, delega tarefas quase impossíveis de serem realizadas em um curto período de tempo, o que gera estresse e esgotamento em suas assistentes.

Além disso, essa característica de liderança dela acaba causando a diminuição da autoconfiança da sua equipe. Isso fica ainda mais evidente quando descobrimos no decorrer do filme que ela chama a maioria das pessoas por um mesmo nome: Emily, o que prejudica ainda mais sua relação para com seus liderados.

Por outro lado, Miranda possui uma excelente visão estratégica e experiência, que permitiram que ela notasse que seria trocada por uma mulher mais jovem e agiu a tempo de impedir que isso acontecesse.

Ao chegar no final do filme, fica evidente que sua personalidade difícil juntamente com a sua forma de liderar a equipe acaba por criar um ambiente extremamente desconfortável e estressante para os seus funcionários, que leva Andrea a pedir demissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com