TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Métodos Ágeis

Por:   •  18/2/2022  •  Exam  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

Matriz de atividade individual

Disciplina: Métodos Ágeis

Módulo: 1 ao 4

Aluno: Vinícius Souza

Turma: 1021-1_5

Tarefa: Projeto de aplicativo de sustentabilidade ambiental (ECOLive) utilizando SCRUM

PARTE I – DEFINIÇÃO DO PRODUTO

Identifique as 7 dimensões do produto (ator, interface, ação, informação, regras do negócio, ambiente e requisitos não funcionais).

Ator: O aplicativo tem por objetivo incentivar por meio de apresentações e infográficos educativos e por meio de um programa de incentivo de pontos o consumo sustentável e a reciclagem;

Interface: O usuário acessará a ferramenta por meio de um celular smartphone com acesso à internet;

Ação: Base de dados cadastrada com produtos e fabricantes parceiros que possuem método de produção sustentável e que possuem alinhamento com os conceitos de sustentabilidade ambiental. Menu com dados do perfil do usuário e sua pontuação, área de registro de novos produtos comprados com selo ECOLive por meio de código ou qrCode. Área de resgate de pontos e lista de produtos que podem ser resgatados. Área educacional com dicas diárias por meio de vídeos, infográficos e imagens conscientizando o usuário sobre meio ambiente e reciclagem.

Informação: User terá uma lista de produtos/fabricantes participantes, e os pontos de vendas desses produtos. Terá informação de pontos acumulados e produtos que podem ser resgatados com os pontos. Também terá acesso aos conteúdos educativos diários.

Regras do Negócio: Empresas parceiras devem comprovar atendimento às normas e melhores práticas ambientais.

Ambiente: Plataformas Android e IOS

Requisitos não funcionais: Adequação à LGPD, criptografia dos dados e login com processo de verificação em duas etapas.

Desenvolva a product vision box.

Frente:

[pic 1]

  • Informações de pontuação;
  • Cadastro de novos produtos comprados;
  • Informações e apresentações (Dicas Educativas);
  • Contador de redução de emissão ou de pegada de carbono (quanto cada usuário está impactando na sustentabilidade);

Verso:

  • Lista de produtos/empresas participantes;
  • Localização de pontos de vendas;
  • Acesso à área de resgate dos pontos;
  • Contato de suporte técnico;
  • Dados pessoais mais aprofundados;

Elabore um texto explicativo que poderá servir como o seu elevator speech.

Com foco educativo o aplicativo ECOLive busca impactar na vida de cada usuário incentivando cada vez mais a migração para consumo de produto ambientalmente sustentáveis, que possam garantir máxima reutilização e reciclagem, assim como aqueles que possuem fabricantes/produtores que tem os mais corretos padrões de produção respeitando as normativas e boas práticas ambientais. Por meio, do smartphone o usuário pode verificar a lista de produtos participantes e seus pontos de vendas, e assim, iniciar a compra de produtos mais saudáveis, e sustentáveis. O usuário registra cada compra acumulando pontos e pode trocá-los por novos produtos sustentáveis no futuro. Essa reeducação é apoiada por um conjunto de conteúdos diários (dicas) voltados para o meio ambiente e sustentabilidade. Tudo isso de forma interativa e muito intuitiva!

Identifique pelo menos duas personas.

BIOMUNDO – Empresa de produção, venda e distribuição de produtos sustentáveis. Possui um público alvo que pode ser expandido por meio de reeducação e melhores práticas ambientais. Busca um aplicativo que possa incentivar o público e gerar mais engajamento com relação à produtos “verdes”. Está disposto a aplicar uma política de incentivo de vendas, por exemplo, por acumulo e troca de pontos;

VegWorld – Restaurante que utiliza produtos “verdes” e busca um sistema para suportar e incentivar cada vez mais a compra de novos produtos que tenham a cultura de sustentabilidade ambiental. Possui uma política de reciclagem própria, mas está buscando mais conhecimento sobre novas ações que podem suportar o restaurante a se tornar cada vez mais sustentável;

Sônia Ferreira – Médica, 37 anos e casada. Possui 3 filhos e busca uma solução prática para suportar na educação no âmbito de sustentabilidade ambiental da família. Quer melhorar o consumo de produtos para que possam ser recicláveis e com processos de produção sustentável. Gostaria de ter a facilidade de encontrar esses produtos e seus pontos de venda, assim como de ter algum benefício por trocar por produtos que são mais sustentáveis ambientalmente.

Escreva pelo menos 10 user stories dessas personas.

Biomundo – Quer um aplicativo que possa divulgar a marca e seus produtos;

Biomundo – Quer um aplicativo ou software que possa educar as pessoas e gerar engajamento para produtos sustentáveis;

Biomundo – Necessita de parceiros que possam garantir uma certa quantidade de produtos por mês;

VegWorld – Quer um programa de pontos que possa ajudar a gerar ganhos ou economia;

VegWorld – Quer um aplicativo que possa suportar a educação ambiental das pessoas e incentivá-las a buscar alimentos mais saudáveis e sustentáveis;

VegWorld – Quer um aplicativo que possa ajuda-los a aprender sobre novas formas de economia e ações sustentáveis no âmbito ambiental;

Sônia – Quer um software que possa ajudar seus filhos a aprenderem sobre sustentabilidade;

Sônia – Quer um aplicativo que possa gerar economia por comprar alguns produtos específicos;

Sônia – Quer uma ferramenta que possa ajuda-la a encontrar com facilidade os pontos de vendas de produtos sustentáveis;

Sônia – Quer um aplicativo que possa ajuda-la a entender quais as melhores práticas no sentido de sustentabilidade ambiental e quanto suas ações estão impactando no mundo.

Defina o MVP.

Para definição do MVP é necessário inicialmente validar todas as user story e avaliar numa perspectiva de esforço e valor agregado.

Preenchemos então a tabela de priorização considerando o esforço de Fibonacci, os pesos de cada uma das personas e o interesse apresentado de cada um deles.

Em seguida calculamos o valor agregado e o ROI. Nesse caso, observamos que o valor agregado total dividido pela soma do esforço é 1,61. Esse será nosso valor de corte para eliminar duas Stories que estão abaixo do valor ROI esperado, ou seja, eliminamos duas Stories (1,14 e 1,05) que não serão implementadas.

Para avaliarmos o MVP, identificamos as duas Stories com maiores ROIs (2,27 e 3) e definimos como nosso primeiro produto para entrega no primeiro SPRINT.

Segue a tabela de priorização:

[pic 2]

PARTE II – PLANEJAMENTO DAS ENTREGAS

Defina o backlog do produto.

Com base nos stories e nos ROIs validados, realizamos uma apresentação do backlog do produto e seus critérios de aceitação.

[pic 3]

Estime o valor de retorno para o cliente e o esforço da equipe para cada tarefa.

Conforme apresentando anteriormente, iniciamos separando por pesos cada persona e avaliando não só a importância da determinada Story para persona (valor de 0-10), mas também o grau de esforço com base na sequência de Fibonacci (sequência iniciada por 1,1,2,3,5,8...).

Calculamos o valor agregado fazendo uma correlação entre o valor da importância de cada Story pela Persona, pela representatividade (peso) de cada persona no contexto geral, e, em seguida, somando os valores.

No fim, encontramos os ROIs de cada story dividindo o valor agregado de cada story por seu esforço. O ROI geral encontrado conforme vimos anteriormente foi de 1,6 e foi utilizado, por tanto, como valor de corte para definir quais stories não seriam mais considerados.

[pic 4]

Fatie, descarte e priorize o backlog.

Considerando o ROI como base para priorização das Stories, reorganizamos a tabela identificando os iten que terão prioridade e os itens que serão descartados do processo:

[pic 5]

Observamos que os itens com ROI 3 e 2,27 serão as prioridades:

  • Quer um aplicativo que possa suportar a educação ambiental das pessoas e incentivá-las a buscar alimentos mais saudáveis e sustentáveis;
  • Quer um aplicativo que possa divulgar a marca e seus produtos;

Observamos também que os itens com ROI 1,14 e 1,05 estão descartados do processo:

  • Quer um aplicativo ou software que possa educar as pessoas e gerar engajamento para produtos sustentáveis;
  • Necessita de parceiros que possam garantir uma certa quantidade de produtos por mês;

Estime o número de sprints, considerando um valor estimado de velocidade da equipe.

Foram considerados 4 sprints para realização de todas as tarefas e para isso, consideramos alguns pesos máximos por Sprint. Consideramos como base de custo de tempo para avaliação de velocidade da equipe o esforço somado das duas tarefas principais, mais uma terceira, que seriam executadas no primeiro Sprint (totalizando 11).

Replicamos esse valor máximo para as Sprints seguintes separando as atividades em cada uma delas e gerando uma ordem com base nos esforços.

Segue o valor final:

[pic 6] 

Bibliografia

PMI. Um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos Guia PMBOK® 6a. ed. EUA. Project Management Institute, 2017.

CASTRO, Marcela; BACAUÍ, André. Métodos Ágeis. E-book FGV. Rio de Janeiro, RJ: FGV, 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (283.7 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com