TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão de Pessoas

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.998 Palavras (16 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 16

Passo1

RETOLÁTÓRIO DOS ARTIGOS LIMA, Renata Fernandes de Oliveira – Gestão Estratégica de Pessoas – Uma Ferramenta Poderosa.

 Na era da informação em que já estamos aprendendo a viver as mudanças que ocorrem na empresas não são somente estruturais. São acima de tudo mudanças culturais e comportamentais transformando o papel das pessoas que delas participam. ARH é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno. As empresas perceberam que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervosos que introduz a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões. Tratar as  pessoas como recursos organizacionais é um desperdício de talentos.

Hoje se fala em Gestão de Pessoas e não mais de em recursos humanos, exatamente para proporcionar essa nova visão das pessoas não mais como funcionários remunerados em função do tempo disponibilizado para a organização mas como parceiros e colaboradores do negócio da empresa.

.O papel de um gestor em uma organização, é entender a complexidade das pessoas, fazer gestão esse é o desafio, pois  o gestor tem que ter a sensibilidade e a percepção  de buscar a adequação para agradar os interesses diferenciado, é trabalhar o ser humano em sua diferença, fazer os colaboradores desempenhar o seu papel com eficácia, garanti que as pessoas desenvolvam novas aptidões, manter pessoas motivadas e felizes com o seu trabalho, captar talentos e cuidar da estrutura do ambiente de trabalho e do clima. 


Vivemos na Era da Informação, lidar com as pessoas deixou de ser um problema e passou a ser a solução para as organizações e o talento humano está se tornando indispensável para o sucesso das organizações, seus requisitos, são vistos como requisitos competitivos no mercado de trabalho. O diferencial competitivo esta na competência  de conhecimentos, habilidades, julgamentos e atitudes.  


Quando realizada de forma correta a gestão de pessoas se torna uma excelente vantagem competitiva, pois a empresa que possui funcionários satisfeitos com certeza funciona melhor. Não adianta ter uma empresa com um grande nome, um belo prédio com produto útil se o colaborador que faz parte não estiver contente, porque é bem provável que a empresa sofrerá as consequencias. 


Contudo o contexto organizacional deve se preocupar em manter o ambiente interno adequado e clima do trabalho sempre propício ao bem estar, motivação e satisfação se seus colaboradores. Pois são os colaboradores que fazem contato direto com o público e são eles que refletem o clima para os clientes.


DALLA VALLE, Cátia ET. AL. Gestão de Pessoas como parceira principal para o sucesso organizacional.

A mudança ocorrida nas organizações deu-se a partir do momento em que o talento humano e suas capacidades produtivas ganharam um novo reconhecimento, que foi o  principal fator competitivo no mundo globalizado. Assim surgiu um novo conceito de gestão de pessoas, onde o reconhecimento teve espaço a partir do momento em que o homem soube se valorizar dentro da organização.


Com a rápida globalização, houve uma revolução tecnológica ambiciosa e muitas mudanças nas relações de trabalho. Esses fatores tornaram a economia mundial em uma capitalização instantânea e acelerada, fazendo com que as organizações tivessem maior agilidade e flexibilidade com seus produtos e com a própria gestão começando assim uma nova era da Gestão de Pessoas. 


A gestão de pessoas de hoje tem como principal papel relacionar os interesses individuais com o dos colaboradores, pensando sempre no alcance da produtividade. A gestão não é exercida por todas as organizações, existem aquelas que estão atreladas a Era Industrial considerando seus funcionários como recursos ou ate mesmo produtos, mas as empresas que estabelecem um planejamento estratégico e tem visão de mercado sabendo valorizar seus funcionários.


O interesse reflete-se na vida cotidiana, as empresas passam a entender que o investimento dedicado as pessoas que fazem parte do quadro estrutural, aquelas que criam, produzem, aprimoram produtos, são as mesmas que atendem e servem os clientes, e por isso ao invés de chamar de pessoas tornaram-se colaboradores. Sendo assim hoje se fala em Gestão de Pessoas e não mais em Recursos Humanos não somente por ser um sistema de gestão mais eficaz, o que se nota é que a globalização enxerga o capital humano como sendo parceiros mais ativos e participativos no sucesso organizacional.


Com a transformação mundial, veio também um forte impacto na qualidade e na produtividade nas organizações, que acabou ocasionando a reconfiguração dos aspectos

conceituais e intangíveis do capital intelectual, que fez com que as organizações fossem buscar novas formas de gestão com o intuito de aperfeiçoar o desempenho, alcançar os resultados e atingir a missão organizacional para o atendimento das necessidades dos clientes, exigindo inovação, mobilidade, como também uma estrutura flexível e totalmente descentralizada.

 
O trabalho preenche um espaço significativo no dia a dia por que é através dele que há sobrevivência, de outro lado as organizações dependem das pessoas para alcançar sua produção e qualidade competitiva. Assim essas relações entre organização e colaborador e refletem na transformação da área de Gestão de Pessoas.
Saber lidar com pessoas é uma tarefa complexa, mas as organizações dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Com isso devem-se levar em considerações as características individuais de cada membro da organização, suas habilidades e competências profissionais, buscando sempre destacar a visão sistêmica voltada para o trabalho em equipe, a relação interpessoal por meio da  iniciativa e gestão empreendedora.

Passo2

A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES



A Gestão de Pessoas também pede que o profissional compreenda as burocracias de contratação, por exemplo, como também a disseminação da cultura organizacional.


O gestor precisa administrar as pessoas de maneira que elas mantenham o bom desempenho dentro da empresa. Afinal, são elas que trarão os resultados que influenciam nos lucros. Assim, parte da área de Gestão de Pessoas encontrar novos líderes, contribuir para a capacitação daqueles que já estão há anos no empreendimento e proporcionar dinâmicas que os ensinem a se relacionar com os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com