TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Recursos Humanos

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.639 Palavras (23 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 23

                                                      [pic 1]

Curso Bacharelado em Administração

                      Ana Caroline Carvalho Milcke        3839732879

                        Bruno H. Fiamoncini                           4523865877

                      Carlos Alberto Kinelt Mascke          4322794898

                      Daiane das Dores                            3821669370

                      Débora Luiza Camargo                   4315775649

                      Manoel Luis Lima Tavares             4300068126

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Administração de Recurso Humano

Jaraguá do sul / SC

Novembro / 2014

                      Ana Caroline Carvalho Milcke         3839732879

                        Bruno H. Fiamoncini                             4523865877

                      Carlos Alberto Kinelt Mascke           4322794898

Daiane das Dores                              3821669370

Débora Luiza Camargo                     4315775649

Manoel Luis Lima Tavares               4300068126

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

                

        Administração de Recurso Humano

 

Trabalho apresentado a disciplina de Administração de

Sistemas de Informações Gerenciais da Universidade Anhanguera- UNIDERP.

Professor EAD: Raquel de Oliveira Henrique

Tutor Presencial: Jeane Clesia C. C. Muniz Siqueira

Tutor EAD: Antonino Salvatierra

Jaraguá do sul / SC

Novembro / 2014

INTRODUÇÃO

          No mundo de hoje, globalizado existe muita competitividade, os seus produtos precisam ser de boa qualidade. E para que isso aconteça, precisamos ter uma boa estratégia desde o recrutamento de funcionários, geração do produto e entrega do mesmo em nossos clientes. A administração de recursos humanos é aplicada a todos os tipos de empresas, produzindo informações precisas para os diversos níveis gerenciais da empresa com auxílio no planejamento e no controle das operações e tomadas de decisão.

Tem como objetivo prático a programação e organização dos colaboradores dentro da organização, desde as contratações, transferência, promoção e até uma possível demissão dentro da empesa.

Nessa ATPS aplicaremos o que aprendemos nas tele aulas. Iremos apresentar o planejamento da empresa WEG Equipamentos Elétricos S.A.

Abordaremos sobre os métodos existentes na área de Recursos Humanos para analisar a organização de pessoas dentro dessa grande empresa, como mesma proceder em cada situação, de reorganização pessoal, e conhecer os tipos de avaliação individual. Esses importantes conceitos, vistos na matéria de Administração de Recursos Humanos, acompanhará as atividades dos profissionais em administração, pois são informações de grande valia no mundo do Administrador de Empresas.

 GESTÃO DE PESSOAS

Conceitos

A Gestão de Pessoas é de vital importância para qualquer empresa, pois a gestão de pessoas não é mais um departamento da empresa. Segundo Chiavenato (1999), a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada organização, as características do contexto ambiental, o negócio da empresa, os processos internos e outras variáveis importantes.

A Gestão de Pessoas deve tratar os funcionários como parceiros da empresa, assim como trata os fornecedores, os acionistas, os clientes entre outros. Os empregados tem um papel fundamental para a empresa, pois são eles que contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização.

Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas são o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. E a gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados. Como podemos verificar a Gestão de Pessoas não fica limitada apenas ao processo de recrutamento e seleção de pessoas ou somente ao treinamento de funcionário.

O Planejamento de Recursos Humanos é importante para a empresa, pois é através dele que conseguimos prever as necessidades futuras de mão de obra e consequentemente a realização de recrutamento e seleção de candidatos, além de estabelecer metas e objetivos a serem alcançados na área de RH. O Planejamento de R.H estará agregado ao planejamento estratégico da empresa, assim como o planejamento financeiro, o planejamento de marketing e outras áreas.

Podemos definir o Planejamento de R.H como o processo de gestão que identifica as necessidades de recursos humanos na empresa e consequentemente realiza o desenvolvimento de programas, políticas e sistemas que satisfaçam essas necessidades. O RH exerce várias atividades na empresa, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH entre outros. Na organização o diretor, o gerente e o supervisor desempenham as quatros funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo Chiavenato (1999), o RH está relacionado a todas essas funções do administrador. Ele afirma que a Administração de Recursos Humanos refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (254.8 Kb)   docx (96 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com