TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.243 Palavras (17 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 17

Sumário

Gestão do Conhecimento

INTRODUÇÃO 03

CAPÍTULO 1 04

1.1 RELATÓRIO 07

1.2 ARTIGO NATURA COSMÉTICOS 04

CAPÍTULO 2 09

2.1 CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 09

2.2 DEFINIÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 09

CAPÍTULO 3 (ENTREVISTA) 10

3.1 GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADA NO DIA A DIA 10

3.2 05 CONDIÇÕES QUE FAVORECEM A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO 11

3.3 AS BARREIRAS DO CONHECIMENTO 11

CAPÍTULO 4 12

4.1 DEFINIÇÃO DE CLUSTER 12

4.2 COMO É FEITA A GESTÃO DO CONHECIMENTO 12

4.3 HÁ INCENTIVO PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

Introdução

Muito se fala sobre a importância do conhecimento no mundo de hoje. Dizem que vivemos numa era como nunca vista antes, a Era da Informação. Existe informação disponível sobre tudo e todos a qualquer momento. São blogs, vídeos, artigos, revistas, cursos de todo e qualquer assunto que se possa imaginar e necessitar, é uma realidade da qual não se pode escapar. O cenário mundial cada dia que passa é mais complexo, principalmente no mundo corporativo e na sociedade em geral, onde fenômenos econômicos e sociais são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios. O conhecimento é a maior riqueza que se pode obter, pois com ele é possível conquistar grandes realizações.

É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a Gestão do Conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das organizações. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. Se não atualizarmos constantemente nosso conhecimento, seremos substituídos por aqueles que o fazem. Na verdade, o processo de aprendizado passa a ser contínuo, onde mal terminamos de estudar algo novo e quase sempre temos de atualizar o que aprendemos.

O conhecimento é um bem muito precioso que adquirimos com estudos e experiência de vida. Quanto maior o volume de conhecimentos de alguém, maior sua facilidade de ampliá-lo.

Este trabalho visa a transmitir de forma simplificada informações sobre o que o grupo estudou sobre Gestão do Conhecimento com as leituras solicitadas, transmitindo resumidamente o conhecimento desta extensa, complexa e profunda matéria.

Capítulo 1

1.1 Relatório

Nonaka e Takeuchi (1995) desenvolveram um modelo dinâmico de criação do conhecimento ancorado no pressuposto crítico de que o conhecimento humano é criado e expandido por meio da interação social entre o tácito e o explícito. O Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas, algo pessoal, não é visível, está incorporado às suas vivências, suas experiências, envolvendo valores e crenças pessoais. O Conhecimento explícito é aquele claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizados em textos, publicações, artigos, revistas, livros, documentos, etc.

Eles chamaram essa interação de “conversão do conhecimento” com acentuado destaque para o fato de este ser um processo social que envolve os indivíduos. Existem muitas teorias sobre o tema criação do conhecimento e uma das mais conhecidas é a espiral do conhecimento. As formas de conhecimento se expandem em termos de qualidade e quantidade num processo de conversão do conhecimento. Esse processo se dá a partir de uma espiral do conhecimento baseada no comprometimento pessoal em quatro modos de conversão entre o conhecimento tácito e o explícito, que envolve tanto o indivíduo quanto o grupo, a organização e o ambiente. São eles: (1) de conhecimento tácito em tácito, que é chamado de Socialização; (2) de conhecimento tácito em explícito, chamado de Externalização; (3) de conhecimento explícito para explícito, chamado de Combinação e (4) de conhecimento explícito em tácito ou Internalização. Modos de conversão do conhecimento:

Socialização: Para ele ocorrer é preciso que haja uma interação entre indivíduos que, de alguma forma estimulado, passam a compartilhar seus conhecimentos, ou seja, suas habilidades, experiências, ideias, percepções, etc. Externalização: O indivíduo transmissor expressa o seu conhecimento tácito em uma linguagem escrita ou alguma representação (gráficos, símbolos ou outros recursos) de forma que se consiga passar seu conhecimento a outro indivíduo dito receptor. Combinação: É possível quando os conhecimentos explícitos existentes podem ser combinados para gerar um novo conhecimento. Isto pode acontecer quando indivíduos combinam ou trocam conhecimentos através de e-mails, reuniões, documentos e até em conversas informais. Internalização: Criada através da interpretação dos conhecimentos explícitos que estão em manuais, livros, normas, comunicados e diversos tipos de documentos que estão na empresa. Influencia diretamente a cultura do indivíduo receptor, podendo modificar seu comportamento profissional e até mesmo pessoal.

A gestão do conhecimento surgiu como uma ferramenta essencial para o processo de crescimento, e muitas organizações ainda têm algumas dificuldades para investir nela por não estarem familiarizadas com o seu processo. Empresas interessadas em integrar e capitalizar o conhecimento de seus funcionários passa a gerar riqueza, e suas aplicações produzem efeitos e benefícios intangíveis, que agregam valor dentro das organizações. Algumas maneiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com