TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS E PRINCIPIOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  27/2/2016  •  Monografia  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  1.555 Visualizações

Página 1 de 6

1. CONCEITOS E PRINCIPIOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo Karla Sampaio, comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano que tem como base as atitudes dos indivíduos e grupos no ambiente das organizações. A importância de utilizar esse conhecimento é de alcançar a produtividade e qualidade dos produtos da empresa, melhoria das habilidades humanas ( motivação, liderança, treinamento e satisfação com o trabalho ), ensinar a trabalhar com diferentes tipos de pessoa, estimulando a inovação e as mudanças, conhecimentos de habilidades, melhoria de convívio dentro das empresas e promover satisfação aos seus clientes. Essa atitude mostra ao funcionário que as empresas não estão interessadas apenas no seu próprio crescimento e sim na satisfação de seus funcionários por um trabalho bem reconhecido e a importância de cada um dentro dos grupos e a contribuição para o crescimento de todos.

Os autores Wagner & Hollenbeck, citam três considerações que se explicam a visão de como deve se aplicar o comportamento organizacional dentro de uma empresa :

Focaliza comportamentos das pessoas tais como : conversar com os colegas de trabalho, utilizar equipamentos e preparar relatórios. Também como lidar com ações internas, pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.

Estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidade sociais maiores.

Também analisa “comportamento” grupos e organizações. Nem os grupos e nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto, certos eventos de unidade sócias maiores não podem ser explicados somente como resultado do comportamento individual. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.

Também cita que o comportamento organizacional definido nesses termos tem suas origens no final dos anos 1940, quando os pesquisadores de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências procuravam definir uma estrutura única de organização comportamental. Atualmente, encontra- se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: microorganizacional, mesoorganizacional e macroorganizacional.

Segue um quadro informativo demonstrando de como eram e são os sistemas das empresas, uma empresa quando não aplica o Comportamento Organizacional corre grandes riscos de ter funcionários prejudicando a empresa.

Sistemas Fechados Sistemas Abertos

Empregados isolados nos cargos Colaboradores agrupados em equipes

Colaboradores agrupados em equipes Metas negociadas e compartilhadas

Preocupação com normas e regras Preocupação com resultados

Subordinação ao chefe Atendimento e satisfação do cliente

Fidelidade à organização Vinculação à missão e à visão

Dependência da chefia Interdependência - colegas e equipes

Alienação em relação à organização Participação e comprometimento

Ênfase na especialização Ênfase na ética e na responsabilidade

Executoras de tarefas Fornecedoras de atividades

Ênfase nas destrezas manuais Ênfase no conhecimento

Mão- de- obra Inteligência e talento

2. INOVAÇAO ORGANIZACIONAL

A inovação agrega vários fatores nas organizações e vem sempre trazendo muitos pontos positivos do que negativos, pois toda inovação se torna benéfica para as organizações , visto que abrangem vários segmentos : uma companhia cria um produto ou serviço cujo o custo e beneficio baixo e isso traz bastante lucro a essa companhia, principalmente sendo bem aceito por clientes ou fornecedores.

A inovação pode também ser aplicada nos profissionais dessas organizações dando um treinamento para os colaboradores para que os mesmos tenham e possam ter um atendimento diferenciado aos clientes e fornecedores e assim conquistando cada vez mais espaço no mercado e mantendo sua marca e produto, logo percebemos o quanto é necessário a inovação nas organizações, trazendo competitividade entre as organizações.

Para que tudo possa dar certo precisamos de muito esforço mantendo um contato direto com os profissionais, e sempre ouvindo suas ideias e até mesmo testar novos produtos, mesmo sendo um ponto novo, para poder falar sobre a inovação temos que colocar em andamento para manter o sucesso no mercado.

3. TRABALHO EM EQUIPE, UMA VANTAGEM COMPETITIVA

No contexto atual que vivemos, no âmbito profissional, podemos afirmar que o trabalho em equipe é indispensável para que os objetivos sejam alcançados de forma a atender as expectativas e necessidades de uma empresa. A primeira vista parece ser simples, porém ao analisarmos com mais prioridade, constatamos a necessidade de um planejamento inicial onde todos estejam focados e bem orientados para a realização deste trabalho.

Preliminarmente, devemos entender que todos da equipe precisam ter um mesmo objetivo, porém, não podemos negar que esta equipe é composta por indivíduos diferentes em sua essência, no modo de viver, agir, de crer e de se expressar. Como fazer para que as pessoas tão diferentes se adaptem umas as outras e possuam unir seus conhecimentos em equipe?

Vale lembrar que apesar de similares, as palavras grupo e equipe podem ter significados diferentes. Quando falamos em grupo, podemos dizer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com