TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  2/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

ANDREY DE MOURA CAVALCANTE

OLIVETE DE FREITAS BARROS

PATRÍCIA ARAÚJO MEDEIROS DIAS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

MOSSORÓ/RN

2016

ANDREY DE MOURA CAVALCANTE

OLIVETE DE FREITAS BARROS

PATRÍCIA ARAÚJO MEDEIROS DIAS

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró, como requisito parcial da disciplina de Comportamento Organizacional.

Orientador: Prof. Thiago Loureiro

MOSSORÓ/RN

2016

1 INTRODUÇÃO

A organização pode ser compreendida sob duas dimensões diferentes, a saber: a estrutura formal e a estrutura informal. A estrutura formal é aquela verificada nos manuais, organogramas e demais documentos oficiais que descrevem a estrutura e o funcionamento da instituição. Por outro lado, a estrutura informal tem um significado bem mais empírico, pois é baseada nas atitudes, crenças, valores que surgem de forma espontânea do relacionamento entre as pessoas.

Assim, cada indivíduo, ao mesmo tempo recebe e provoca influência sobre os demais integrantes do ambiente de trabalho. Essas características pessoais certamente poderão impactar interiormente na organização, seja por sua ousadia ou inovação, bem como criam novas tendências de modelo e transformam as referências vigentes.

Entretanto, os comportamentos desejados pela instituição também afetam diretamente o bem-estar e estilo de vida de seus funcionários, como também de todas as pessoas que têm alguma relação com essas instituições, sejam clientes, profissionais terceirizados e até mesmo os familiares dos funcionários.

Para GOLDSCHMIDT (2002, p. 37):

As organizações raramente são estabelecidas como fins em si mesmas. Elas são instrumentos criados para alcançar outros fins. A palavra "organização" deriva da palavra grega organon, que significa ferramenta ou instrumento. Não é de se surpreender que ideias sobre tarefas, metas, propósitos e objetivos tenham-se tornado conceitos organizacionais tão fundamentais, uma vez que ferramentas e instrumentos são dispositivos mecânicos inventados e desenvolvidos para ajudar a realização de alguma atividade voltada para alguma meta.

.Conforme Goldschmid explica, a organização foi um instrumento criado como meio de induzir de forma organizada e sistêmica a realização de tarefas, o cumprimento de metas, de propósitos e objetivos para ajudar a realização de alguma atividade voltada para uma finalidade específica. Sendo assim, percebe-se que o adequado funcionamento da empresa e o alcance dos objetivos organizacionais só é possível por meio comportamento direcionado para a realização das atividades que compõem os diversos processos da organização.

A partir dos fundamentos apresentados, o presente estudo tem como objetivo geral: analisar o comportamento organizacional e a sua importância para os gestores, instituições e servidores, considerando os níveis de análise comportamental.

2 DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Para Bergue (2012, p. 11), “De forma ampla, o comportamento organizacional pode ser compreendido como um campo de estudo que objetiva prever, explicar e compreender o comportamento humano nas organizações”.

Esse conjunto de comportamentos e atitudes apresentadas pelos indivíduos que compõe as empresas resultam dos costumes e criam impactos diretos no andamento e desenvolvimento da organização. Dessa forma o comportamento organizacional influencia diretamente os resultados da corporação, pois as ações realizadas podem otimizar ou prejudicar o desempenho organizacional.

Assim, o Comportamento Organizacional é visto como um campo de estudos que tem como propósito melhorar a eficácia organizacional através do comportamento humano, focando nas ações e atitudes dos indivíduos, seja individualmente ou nos diversos grupos que convivem no ambiente das organizações. Portanto, a análise e a gestão do comportamento organizacional possuem o intuito de alcançar melhoria produtividade, reduzir a baixa frequência e a rotatividade, além de impactar positivamente no relacionamento entre os grupos.

A partir desses pontos, pode-se afirmar que o comportamento organizacional estuda três determinantes, quais sejam: os indivíduos, os grupos e a estrutura institucional, com o objetivo de que as organizações possam desenvolver diferenciais competitivos. Nessas áreas de estudo estão incluídas a motivação, o comportamento, o potencial da liderança, a comunicação interpessoal, a estrutura e processos de grupos, o aprendizado, o desenvolvimento de atitudes e percepção, os processos de mudança, os conflitos, o planejamento do trabalho e o estresse no trabalho.

Segundo Bergue (2012, pg. 11), essa abordagem analisa a seguintes formas:

 focaliza os comportamentos observáveis em membros de uma organização e também as ações interiores que eles realizam, como pensar, perceber e decidir;

 estuda o comportamento das pessoas como indivíduos e como membros de grupos e organizações; e

 analisa o comportamento das unidades sociais mais, como grupos e organizações, pois estes não se comportam da mesma maneira que os indivíduos.

Portanto, o comportamento organizacional analisa de forma sistêmica o comportamento, já que as pessoas podem apresentar comportamentos diferentes quando inseridas em um determinado grupo. Por isso, a análise do comportamento organizacional é realizada considerando diferentes cenários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com