TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNOSTICO EMPRESARIAL

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.745 Palavras (27 Páginas)  •  4.668 Visualizações

Página 1 de 27

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: SUBLIART

Jaqueline Colzani

Jessica Schwamberger

Mayara Priscila de Souza Fantoni

Tutora Externa: Nadia de Sousa Leonardo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Processos Gerenciais EMD 0550 – Seminário Interdisciplinar IV

28/11/2016

  1. INTRODUÇÃO

        A empresa SubliArt, que está registrada com a razão social Leandro Fantoni ME, deu seus primeiros passos no início de 2012, inscrita como uma empresa do MEI (Micro Empreendedor Individual), com apenas um funcionário, o proprietário Leandro Fantoni. Entrou no mercado com a intenção de atender as confecções da região, com o fornecimento de transfer sublimático em folhas, instalando-se inicialmente, em uma das salas da casa do proprietário.  

Com o aumento da demanda, sentiu-se a necessidade de investimento em novos equipamentos, mais rápidos e que somassem mais qualidade ao produto oferecido. Percebendo a indispensabilidade de ampliação, em maio de 2013 a empresa mudou-se para suas novas instalações, um galpão de 300 m², na Rua Paulo Berti, 260 – Bairro Bateias – Gaspar – SC, onde está localizada atualmente. Para suprir as demandas da empresa, também foi preciso a contratação de novos funcionários, descaracterizando assim, a situação tributária como MEI, e passando a trabalhar de acordo com o Simples Nacional.

No final de 2014, a SubliArt, além de fornecer as folhas de transfer sublimático, também começou a oferecer a mão de obra de aplicação do transfer em peças, que consiste em, aplicar a folha ao tecido através de uma prensa térmica. Agora em outubro de 2016, a empresa começou a disponibilizar mais uma opção de serviço, a aplicação de transfer na malha em rolo. Tornando-se assim, uma empresa mais completa em seu ramo, e podendo oferecer, cada vez mais, um produto com maior qualidade.  Hoje a empresa conta com seis funcionários, que trabalham no turno geral e exercem as funções de operador de máquina, auxiliar geral e auxiliar administrativo, o proprietário é quem administra toda área de produção e desenvolvimento.

Sua Missão, Visão e Valores, são as seguintes:

  • Missão

Oferecer sublimação de alta qualidade e preço justo, para manter junto aos nossos clientes uma relação de confiança e fidelidade. Procurando sempre nos manter atualizados e trabalhando de forma motivada. E acima de tudo, valorizando e praticando a sustentabilidade que nosso ramo nos proporciona.

  • Visão

Ser uma empresa referência no ramo da sublimação, reconhecida pela agilidade e        modernidade no fornecimento de insumos, e mão de obra especializada.

  • Valores

- Qualidade

- Comprometimento

- Melhoria Contínua

- Trabalho em Equipe

- Ética e Respeito

A organização é pequena, porém, com um grande potencial para expandir, pois está localizada no coração do polo têxtil de Santa Catarina, e isso facilita o contato e as negociações com o seu mercado alvo.

Por ser uma empresa de pequeno porte, a empresa tem apenas um funcionário responsável, conjuntamente, pelas áreas de Recursos Humanos, Marketing e Financeira.

As atividades na área de Recursos Humanos consistem em, organizar as folhas de pagamento, férias e afins, fazer admissão e demissão de funcionários e todos os trâmites necessários para esta ação. Também é de responsabilidade dessa área, o estabelecimento de toda a comunicação relativa aos funcionários da organização.

A área de Marketing hoje, basicamente, tem como suas funções, a publicação de produtos e serviços através das redes sociais, o contato com novos clientes através de telefonemas e e-mails, também a divulgação com anúncios em sites de procura, direcionados ao ramo têxtil.

O controle da parte Financeira da empresa é todo feito manualmente, desde o monitoramento de entradas e saídas, fluxo de caixa, até a emissão de boletos e a administração das contas bancárias. Também é de competência desse setor, a parte de contas a pagar e receber, e a análise de crédito de novos clientes e negociações de prazos e pagamentos.  

O setor de Produção e Logística é administrado, principalmente, pelo proprietário da empresa. É ele quem faz todas as programações de produção, previsão de datas de entrega de produtos, e coletas de mercadoria industrializadas e também é responsável por comunicar aos clientes essas informações.

A área de produção hoje possui quatro funcionários, estes são responsáveis pela industrialização de mercadoria, embalagem e encaixotamento de produtos acabados, e reabastecimento de suprimentos e operação de maquinários. Com uma média de produção de 1.000 peças/dia.

A organização trabalha com produtos exclusivos para cada cliente, por esse motivo mantém apenas estoque de matéria prima, e em pequenas quantidades. Esse por sua vez também é controlado pelo proprietário, que faz as compras conforme a entrada de pedidos, pois considera que assim tem um maior controle do estoque.

RELATÓRIO DESCRITIVO

QUADRO 01: PONTOS A VERIFICAR

  1. ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Pontos fortes:

Verificou-se que mesmo se tratando de uma empresa pequena, tem projetos de melhorias em todas as áreas especialmente na área de Recursos Humanos. (1*)

Percebeu-se também que a empresa preza no cumprimento da CLT e também acordos e convenções sindicais, bem como nos pagamentos por ela impostos. (4 e 5*)

Além de dar aos seus colaboradores a oportunidade de opinião, fazendo assim com que eles se motivem e também faz com que a empresa consiga obter novas ideias para futuros projetos. (6  e 8*)

Pontos fracos:

Notou-se que a empresa não utiliza nenhum meio para recrutamento e seleção. (2*).

 Os colaboradores recém-contratados começam em funções básicas e conforme vão evoluindo com o tempo irão ocupando cargos melhores, sendo assim nenhum deles trás a empresa experiências anteriores. (9*) Os funcionários não possuem o seu desempenho avaliado (12*)

FONTE: ELABORADO PELAS AUTORAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)   pdf (819 Kb)   docx (595.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com