TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO: A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  24/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  4.558 Visualizações

Página 1 de 7

“DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO: A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL”.

Caroline Battisti dos Reis

Caroline da Silva

Professora: Anelise

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O objetivo deste trabalho é destacar a importância do planejamento estratégico na gestão de pequenas empresas, tendo em vista as constantes mudanças que o país está vivenciando, tais como crise econômica, o aumento da inflação e do desemprego, as quais acarretaram na estagnação do crescimento desta classe de empresas. Diante deste cenário de constante transformação empresarial, o planejamento estratégico é fundamental para uma visão futura da empresa frente às mudanças do mercado.

O diagnóstico empresarial apresenta uma metodologia de avaliação de empresas que possibilita uma análise aprofundada das principais áreas de gestão de um negócio. A partir do entendimento mais específico sobre a organização em avaliação, é possível solucionar problemas de maneira prática e direcionada para o que realmente importa e sem perder tempo com itens pouco relevantes. Com o diagnóstico empresarial é possível avaliar as cinco principais áreas que toda instituição empresarial possui: estratégia, finanças, marketing, recursos humanos e operações.

Todas as áreas de uma empresa procuram a eficácia de uma organização como um todo e para que isso aconteça é necessário que a estratégia esteja presente em todas as áreas e não apenas na administração, é necessário que esteja em áreas de apoio, como a área de recursos humanos (ALMEIDA; TEIXEIRA; MARTINELLI, 1993).

Para isso, buscamos avaliar inicialmente o pilar de Recursos Humanos, analisando os aspectos característicos da empresa nas relações com o ambiente externo e em seu ambiente interno, visando reconhecer os problemas e as oportunidades para a intervenção da consultoria.

Segundo Nogueira (2005), as empresas dependem impreterivelmente das pessoas para produzir seus produtos, atender bem sua clientela, competir no mercado de trabalho, conseguindo assim atingir seus objetivos como: produtividade, crescimento, qualidade em seus produtos e consequentemente bons lucros.

Para fazermos um diagnóstico da empresa , com o objetivo de verificar o seu desempenho foi necessário realizar uma entrevista com seu atual gestor, onde verificamos o patrimônio mais importante de uma empresa, as pessoas que dela fazem parte.

“A organização é uma atividade básica da administração, serve para agrupar e estruturar todos os  recursos, sejam humanos ou não-humanos – para atingir os objetivos predeterminados. De todos os recursos, o elemento humano é o mais importante, pois através da organização as pessoas são agrupadas para melhor realizarem as tarefas inter-relacionadas e para melhor poderem trabalhar efetivamente em conjunto.” (Chiavenato apud, Chiavenato, 1994, p.330)

        

Desta forma, segundo CHIAVENATO (1994), para a empresa atingir seu objetivo de bens ou serviços, ela necessita de recursos, que podem ser classificados em: recursos materiais ou físicos, recursos financeiros, recursos humanos, recursos mercadológicos e recursos administrativos, não esquecendo ainda do recurso informação primordial para que cada um destes funcione.

Recursos Humanos, assunto primordial a ser exposto neste artigo, refere-se, segundo Dessler (2003), às políticas e práticas imprescindíveis para gerir os aspectos  relacionados às pessoas no trabalho de gerenciamento, especificamente a contratação, ao treinamento, a avaliação, remuneração e ao oferecimento de um ambiente agradável e seguro aos colaboradores da empresa. Lacombe (2005), complementa dizendo que selecionar, formar, integrar e aperfeiçoar um grupo de pessoas para trabalhar numa organização como uma verdadeira equipe, com objetivos determinados, fazendo com que cada componente conheça seu papel, coopere com os demais e realmente “vista a camisa” para a obtenção de resultados, é a mais importante realidade dos administradores.

Quando o cenário descrito anteriormente não se faz presente de forma eficiente e/ou eficaz nas instituições, as mesmas têm a opção de fechar contratos com consultorias externas para realizar o mapeamento dos problemas e indicar as devidas soluções. Segundo Orlickas (1999), a consultoria, de modo geral, é o fornecimento de certa prestação de serviço, normalmente por um profissional com muitas qualificações e conhecedor do tema, de maneira remunerada, podendo ser por hora ou projeto de acordo com a necessidade específica do cliente.

A partir disso, Kajita (2004) conceitua que o diagnóstico empresarial é uma ferramenta de grande importância e valor, além de ser um apoio para a tomada de decisão, podendo ser a partir deste estudo que se obtenha os dados para definir as decisões.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

O presente artigo trata sobre o diagnóstico estratégico de uma micro empresa de esquadrias, real e atuante, chamada Alucel Esquadrias de Alumínio Eireli Me, localizada na Avenida Souza Mello, 12, Bairro Sarandi, Porto Alegre/RS. A empresa conta com uma equipe de vinte colaboradores, distribuídos em várias funções, organizados em uma gestão familiar e já é atuante no mercado há 7 anos na fabricação e instalação de esquadrias de alumínio e estruturas metálicas.

Como metodologia do estudo, foi utilizado uma pesquisa bibliográfica com artigos e autores renomados referente as estratégia e pequenas empresas e para uma melhor visualização do estudo  foi utilizado o enfoque técnico, uma vez que retrata um diagnóstico empresarial, através de um questionário investigativo na empresa descrita. A natureza da pesquisa é descritiva, pois há análises interpretativas de dados obtidos através de entrevista e observatório, sendo utilizado o método dedutivo.

A Alucel, como empresa empreendedora, tem como seu objetivo específico manter um comportamento que possibilite o contínuo posicionamento das suas relações com o mercado em estado de equilíbrio sustentável, isto é, mantendo sua receita, ter suas despesas controlados e ter recursos necessários para dar sustentação e crescimento ao empreendimento e seus colaboradores.

A importância da gestão de pessoas em uma organização é indiscutível nos dias de hoje, cada vez mais o fator humano é relevante para a obtenção de sucesso na mesma. Porém, administrar pessoas é dividido em fases fáceis e fases difíceis ao mesmo tempo. A área de gestão de pessoas faz a interação entre a organização e o empregado, e principalmente auxilia a organização a alcançar seus objetivos. Entre as funções dos gestores de pessoas, consiste em dar andamento na atividade de provisão, que tem a responsabilidade de planejar, munir e selecionar os recursos humanos necessários para atender à demanda da organização, segundo as suas estratégias e seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com