TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  3/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.454 Palavras (14 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 14

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Na busca de fatores diferenciais para a sobrevivência dessas empresas, destaca-se o planejamento estratégico como um ponto determinante em sua continuidade, surgindo assim, como um interessante ponto de estudo, pois sem esse planejamento as chances de uma empresa prosperar e permanecer no mercado diminui drasticamente. O Planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial que proporciona suporte e direcionamento para os gestores seguirem e tomarem decisões, buscando assim uma melhor otimização nos resultados da empresa, no pequeno, médio e longo prazo. Ele diz respeito à formulação de metas e objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e seu crescimento esperado. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. O planejamento estratégico direcionado ao mercado cumpre exatamente esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantém um compromisso com o lucro e o crescimento. Deve levar todos ambientes em consideração, inclusive os ambientes externos, que muitas vezes é esquecido pelos líderes das empresas. Os fatores externos são muito importantes para determinação de metas e para o planejamento em si, pois o ambiente externo está em contínua mudança. Para se planejar é necessário acrescentar que se planeja hoje visando o amanhã que pode ser completamente diferente em vários aspectos e conceitos.

O presente trabalho tem como objetivo de abordar o tema Diagnostico Empresarial. O objetivo

Nesse sentido, a Triplo X Bicicletas, empresa de artigos esportivos, com foco maior em venda de bicicletas, com ampla linha

 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

Diagnóstico Estratégico Proporciona as organizações, informações básicas para começar a usufruir das vantagens do planejamento estratégico, através do tratamento adequado dos pontos fortes, fracos e neutros da empresa, bem como das oportunidades, as ameaças do ambiente externo. O Diagnóstico Estratégico é a primeira fase do processo de planejamento estratégico, tem por objetivo mostrar qual a situação real da organização, conforme os aspectos externos e internos, fornecendo um embasamento teórico, com informações consideradas relevantes para tomadas de decisões.

Para Oliveira (2009), o planejamento é o conjunto previamente ordenado de ações com o fim de alcançarem-se posições futuras desejadas. É uma mediação entre o conhecimento e a ação, refere-se a uma estimativa de impacto no futuro das ações adotadas no presente.

Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos (PADILHA, 2001, p. 30).

A administração estratégica surgiu a partir dos anos 80, devido ao destaque do planejamento estratégico. (OLIVEIRA, 2003).  A inda para Oliveira (2003, p.47- 48):  

 O planejamento   estratégico é o procedimento administrativo que proporciona sustentação metodológica para se constituir a melhor direção a ser adotada pela   empresa, visando aperfeiçoar o grau de influência com o ambiente e desenvolvendo ações de maneira inovadoras e diferenciada.

Em um mercado de permanentes transformações, no qual a tecnologia e a economia em constantes atualizações, influenciam o comportamento do consumidor e com consequência do mercado em um todo, exigindo das empresas maior qualidade. O Planejamento Estratégico, mais que um documento estático, deve ser visto como um instrumento dinâmico de gestão, que contém decisões antecipadas sobre a linha de atuação a ser seguida pela organização no cumprimento de sua missão. O planejamento estratégico manifestou-se quando as organizações tiveram que ficar atentas as mudanças de cenário e melhorar os processos de gestão.  De acordo com Christensen e Rocha (1995, p.291), as origens do termo estratégia encontram-se na teoria militar, de onde foi adotado, relacionando-se a utilização do combate para atingir a finalidade da guerra. Pois dentro de uma organização, a estratégia consiste a capacidade de se trabalhar de forma contínua e sistemática no ajuste das organizações às condições em constantes mudanças ambientais, tendo sempre em mente a visão do futuro da organização.

Segundo Cobra (1992),  

 “[...] tudo começa como uma auto avaliação acerca do negócio da organização em que o negócio está e em qual deveria estar.  É nesse ponto, portanto, que tem início a primeira fase do planejamento estratégico, que deve ter enfoque no momento atual, bem como no próximo desafio, a fim de constituir na dimensão.  

É preciso planejar, o planejamento é algo que todos concordam, muitos fazem, alguns fazem da mesma maneira e poucos fazem adequadamente.  O planejamento nasce a partir dos   grandes objetivos que a organização quer atingir, demandando a reavaliação constante e   sólido trabalho em equipe, pois é fundamental que todas as peças estejam devidamente encaixadas, girando no mesmo sentindo. O objetivo maior do Planejamento Estratégico é desenvolver estratégias que guiarão a organização a obter um melhor desempenho e, consequentemente, um melhor resultado.  Existem vários modelos que são altamente eficazes.  O ponto da questão é a organização encontrar qual o modelo que melhor se adapta a sua realidade.  O planejamento deve ter o seu início com o levantamento de dados para conhecimento do ambiente de atuação.  Depois devem ser determinados os objetivos, definidas as ações a serem desenvolvidas.  É necessário acompanhamento e avaliação contínua por meio de um sistema de informações gerenciais eficaz, uma estrutura de organização bem delineada e aceita por todos, “todos falando a mesma língua” dentro da equipe.  Portanto, no início do trabalho compreende uma fase de diagnóstico da aplicação destes conceitos, ou seja, até que ponto a concepção do negócio da empresa está clara para seus líderes principais.  Além disso, deve ficar também evidente a vantagem competitiva que ela produz.  Uma vez uniformizado este conhecimento, passamos para uma fase de construção de cenários futuros que estruturem as incertezas que as mudanças estão provocando nos negócios. Finalmente, o conceito atual de negócios é aplicado perante os cenários futuros objetivando verificar a necessidade de se promoverem ajustes nas competências que mantenham a vantagem competitiva desejada.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com