TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  13/11/2020  •  Artigo  •  4.138 Palavras (17 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 17

“DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL”.

Anailza Alves Santana Conceiçao

Ivonildes Lima De Jesus Santos

Michele Lima Almeida

Tiala  De Araujo Dantas

Valdir Duarte Dias

        Tutor Externo Maila Machado

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELV

RESUMO

 O presente trabalho interdisciplinar tem por objetivo oferecer resultados obtidos através do Diagnóstico Estratégico realizado na empresa Clínica Santa Maria, que atua na área de prestação de serviço em saúde. Tendo como objetivo estratégico a finalidade principal analisar a empresa, a fim de descobrir seus pontos fortes e fracos, bem como possíveis oportunidades e ameaças, para que sejam aplicadas ações para ajustes com o objetivo de maximizar o potencial e o desenvolvimento da mesma.

O método utilizado para o levantamento dos dados foi a entrevista presencial na empresa em questão, por intermédio da Administradora Sra. Maíla Machado. Dentro dessa entrevista foi discutido e analisados os seguintes temas que influenciam para o desenvolvimento de qualquer organização: QUESTÕES GERAIS E ESTRATÉGIAS DA EMPRESA, GESTÃO HOSPITALAR, RECURSOS HUMANOS. O intuito foi coletar o máximo de informações possíveis, com a máxima fidelidade, para a elaboração de um futuro Planejamento Estratégica a ser apresentado à empresa.

Atualmente a empresa está sediada no bairro Centro na cidade de Alagoinhas-Ba. Destacam-se no mercado de atuação da saúde ou de outros segmentos, as empresas que faz uso deste diagnostico que têm como seu princípio o planejamento estratégico como eixo norteador.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico, Organização, Gestão Hospitalar

1. INTRODUÇÃO

A Clinica Santa Maria, é uma organização prestadora de serviços na área de saúde, tem como foco o segmento de Médicos Especializados Em Clinica Geral, o modelo proposto neste estudo possibilita um melhor direcionamento para diversas áreas. De acordo com os dados obtidos através de entrevista utilizamos uma ferramenta em função da realização de relatório de questionamento, onde o gestor listou algumas forças, fraquezas, ameaça e oportunidade que conseguiu identificar na empresa, informa em relação aos trabalhos em cima dos pontos fortes e fracos da organização e conseqüentemente a motivação da equipe de trabalho onde também tem papel importante neste processo organizacional para conseguir chegar aos objetivos comuns da organização. A empresa investe na capacitação de seus colaboradores parcialmente, com treinamentos para cada departamento, sendo um diferencial muito importante, pois esse treinamento é feito periodicamente, tendo como objetivo identificar possíveis falhas e se tornar mais competitivo diante da concorrência, fazendo com que os clientes que utilizam dos serviços oferecidos se sintam a vontade de permanecer explorando de todas as áreas a ser preenchida com tal necessidade.  A organização está dentro do leque de concorrência, por ter uma variedade muito grande em especializações nas áreas que compõem o quadro de profissionais no ramo de saúde, utiliza dessa elaboração com diagnostico estratégico para crescerem e desenvolverem. O cenário interno e, principalmente, o externo estão em mudanças constantes, e não se atentar a isso é um risco muito alto, tendo isso constatado trabalhamos com objetivo de fazer a diferença entre outras prestadoras de serviço no mesmo ramo, analisamos a necessidade de um bom atendimento pessoal e familiar, pois a cada cliente satisfeito estaremos fazendo o nosso cartão de visita ser divulgado. Para enfrentar mudanças, as formas organizacionais devem ser flexíveis e adaptativos as necessidades, é importante que todas as organizações elaborem processos formais porem flexíveis de planejamento estratégico para melhor gerenciarem o processo administrativo gerando resultado pra toda a instituição.

 Em uma visão em longo prazo, verifica-se que a contínua necessidade do planejamento estratégico é um grande desafio para uma organização. Na empresa estudada foi confirmada que a utilização desse diagnóstico é extremamente importante para a tomada de decisões, pois é a partir dele que o gestor consegue entender o cenário em que a empresa se encontra e definir seus objetivos e estratégias de maneira acertada. É, portanto, uma ferramenta que possibilita um melhor conhecimento do ambiente interno e externo da empresa e possibilita ações que visam a sustentabilidade e a longevidade da organização no mercado.

Esse planejamento deve ser realizado através de ações e metas futuras e com auxílio de instrumentos organizacionais. O diagnóstico estratégico é indicado a todos os tipos de empresa, independentemente do porte e do segmento no qual desenvolve suas atividades. Afinal, essas ações refletem no planejamento que é a peça chave para o sucesso de qualquer negócio, por menor que ele seja. A empresa busca desenvolver suas atividades com base em tendências no mercado das organizações nas áreas de saúde ou de outro ramo de atuação, algumas não se desenvolvem e não crescem devido à falta de elaboração de um presente diagnostico, para gerar um futuro planejado, pois não dão a devida importância a esse processo de gestão. Estamos dentro da maioria das organizações que trabalham com saúde na cidade, pois estamos sempre incorporando e implementando estratégias para necessidades imediatas da população na qual sente falta em outras organizações. Até mesmo porque nos dias de hoje é vital que a organização tenha definido sua forma de gestão para o administrador da sua empresa e isso se dá também através da implantação do planejamento estratégico.

O administrador faz papel principal da cúpula estratégica das organizações esse profissional é um dos responsáveis pelo planejamento da organização. Quando se aborda o assunto planejar é importante fazer alguns questionamentos como: O que fazer? Com relação ao que fazer as organizações devem se questionar sobre aonde à organização quer chegar e de que maneira irão fazer para solucionar os problemas organizacionais. Como fazer? O como fazer está relacionada com quais estratégias a organização irá utilizar para obter resultados. Quando fazer? A relação sobre quando fizer, a empresa deve saber qual o momento é mais apropriado para colocar em prática as estratégias. Quanto vai custar? Esse aspecto diz respeito de quando a empresa gastará para implementação das estratégias. Quem executará? Neste aspecto a organização deve verificar quais pessoas e setores serão selecionados para execução das atividades. Para quem? Essa pergunta também é importante porque ela especifica para quem será feita as estratégias, ou seja, para quais e quais tipos de clientes. Diante do estudo realizado em dados obtidos no questionário aplicado a recolher informações da empresa em questão, nos mostra de certa forma que a empresa trabalha em cima dessa afirmativa que através do diagnóstico estratégico a organização pode a tingir bons resultados, estabelecer metas e conhecer claramente os ambientes internos e externos.  Onde tem tal importância em evidenciar a necessidade e a importância do planejamento às organizações que desejam atuar de forma organizada e de acordo com suas expectativas, afinal, sem um bom planejamento as ações são realizadas de maneira desorientada e as chances de alcançar os objetivos e as metas serão mínimas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (403 Kb)   docx (238.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com