TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL.

Por:   •  16/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.572 Palavras (23 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

RESUMO

 

Este trabalho se refere a um processo de analisar os pontos fortes e fracos da empresa que permite definir o melhor caminho a ser seguido para atingir um ou mais objetivos. E para um bom planejamento precisa-se de um processo participativo, contando com o engajamento de todos, começando com o líder da organização. O alinhamento entre as pessoas que fazem parte da organização é uma dos principais fatores para o sucesso.

Palavras-chave

Planejamento estratégico, diagnóstico empresarial, objetivos. 

  1. INTRODUÇÃO

                O objetivo dessa pesquisa é realizar o diagnóstico empresarial com pesquisas e informações referentes às áreas de gestão de marketing, gestão financeira, gestão de produção e logística focada na empresa Pão Caseiro da Márcia.

                O diagnóstico empresarial tem como um ponto principal que é analisar uma empresa, a fim de descobrir seus pontos fortes e fracos, assim também como possíveis oportunidades e ameaças, ou seja, são aplicadas ações para ajustes com o objetivo de aumentar o potencial e um bom desenvolvimento da mesma. Que é, portanto, uma ferramenta que possibilita um melhor conhecimento do ambiente interno e externo.

                O diagnóstico estratégico é a primeira fase do planejamento, pois é através dele que a empresa irá juntar todas as informações para um direcionamento estratégico. Compara-se o diagnóstico estratégico a uma empresa de pães que sempre está procurando melhorar em seus serviços para ter um bom resultado com os seus clientes e tem como um objetivo identificar plenamente as variáveis competitivas que podem afetar a empresa. Sendo assim, com base no diagnóstico estratégico a organização poderá se antecipar com as mudanças constantes e preparar-se para atuar em seus ambientes internos e externos.

                Outro ponto que destacamos neste trabalho é como demostrar através do diagnóstico estratégico que a empresa pode atingir bons resultados, estabelecer metas e conhecer claramente os ambientes internos e externos.

                A importância desse paper é mostrar a necessidade e a importância do planejamento para as empresas que desejam atuar de forma organizada e com expectativas, afinal sem um bom planejamento as coisas são realizadas de maneiras desorganizada e as chances de alcançar os objetivos e as metas serão mínimas.

                Esse paper abordará que a organização consegue ótimos resultados através de planejamento organizacional, mais eficiente com o diagnóstico estratégico, principalmente quando se está atento a fatores que conduzem a mudar. Afinal tudo pode chegar a um bom resultado quando se tem muito esforço e dedicação.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2. Planejamento Estratégico

                O planejamento não tem a capacidade de “prever o futuro”, mas se torna capaz de minimizar erros e aumentar acertos e ainda obter melhores resultados para a organizações e para todos que fazem parte delas. Tem sido notado que uma das grandes forças das organizações são as antecipações do futuro e trata-la de forma estratégica, pois é necessário as empresas estarem preparadas para que o mercado tenha a oferecer de novo, diferentes e ainda as vezes de surpresa. As empresas estão cada vez mais se planejando e estando mais preparada para o futuro, agindo de acordo com o que se pode vira acontecer. Percebe-se que as empresas que agem estrategicamente estão sempre na frente e com bons resultados, pois elas conseguem traças ações programadas a fim de sair de uma situação atual em busca de uma situação desejada. A pesquisa desenvolvida contribui para o conhecimento existente e nos mostrando e quão vantajoso é planejar, traçar estratégias e analisar as variáveis que o mercado nos mostra, observando e nos perguntando de qual forma podemos agir? Quais são nossos riscos? E se nós não fizermos quais serão os nossos resultados? Com o diagnostico estratégicos essas perguntas são respondidas e juntamente os riscos que as empresas apresentarem serão reduzidos.

2.1 Conceituando o planejamento

                  Os primeiros conceitos de planejamento surgem desde a pré-história, onde mulheres e homens deveriam achar o momento certo para buscarem comidas e pequenos pedaços de árvores e prepararem suas refeições. Tendo como uma forma de se prepararem e formularem um plano de ação para conseguirem o que precisavam para a sua sobrevivência.

Segundo Hindle (2002, p.142) os primeiros conceitos de planejamento devem ter surgido na pré-história, entre as “donas-de-casa” que não tinham espaço nem tecnologia para conservar alimentos e, por isso, tinham que programar o momento certo de buscar gravetos e preparar a refeição.

 

                O planejamento foi de grande importância dentro das sociedades, pois havia a necessidade das realizações de tarefas, organizar recursos disponíveis. Onde segundo o Autor segue como exemplo de civilizações antigas como pessoas importantes onde administravam e planejavam grandes obras de construções e propriedades assim com bens materiais.

Silva (2001, p.89) o planejamento, é a parte fundamental da administração, e tem suas origens nas mais remotas civilizações, desde o momento em que o homem precisou realizar tarefas e organizar recursos disponíveis. Em sua obra Teorias da Administração, o autor descreve civilizações como os Sumérios, os Egípcios, os Babilônios e Chineses entre outros.

                   

                Com o passar dos tempos o planejamento vem sendo de grande importância nas organizações empresariais, e com isso vem enfrentando vários processos de mudanças. Hoje o planejamento estratégico vem sendo de grande ajuda, para alcançar os objetivos deve-se ter um bom plano e uma boa estratégica. Diante disso ficou de responsabilidade a parte administrativa que determinara e direcionara todo o planejamento. “Planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar o desejado” (LACOMBE; HEILBORN, p.162).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (327.5 Kb)   docx (156.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com