TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO: A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  15/9/2020  •  Artigo  •  2.944 Palavras (12 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 12

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO: A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

                                                                                                      Fabiane Hola Zilio¹

                                                                                                                Poliana Colhado Marrafão²

                                                                                                            Tutor Externo: Andréa Sócio³

        

RESUMO

O objetivo deste trabalho é apresentar o conceito de diagnóstico estratégico, planejamento organizacional, as etapas para a realização de um diagnóstico, a importância da mesma e como ela contribui para o nosso conhecimento acadêmico. Mostrar o papel transformador do planejamento dentro das empresa e o impacto altamente positivo na formação profissional. Expor os diferentes tipos de métodos. Este trabalho teve um caráter descritivo documental, foram realizados estudos conceituais com base em cientistas sociais, sociólogos em livros, artigos e sites sobre as temáticas; concluiu-se que há diversos tipos de elaboração e estrutura diferentes para a elaboração do diagnostico, pois depende onde a empresa quer chegar. Observamos que o diagnostico precisa ser elaborado, definir quais serão as metas e o que será feito para se chegar onde almeja, isso é importante para materializar a ideia. Este trabalho esboçará este conceito e a importância de segui-lo para ser uma empresa de sucesso, manterem-se competitivas e se diferenciando-se dos demais.

Palavras-chave:  Planejamento; Estratégia; Diagnóstico; Organizacional.

1. INTRODUÇÃO

        Com o mercado cada vez mais competitivo e clientes cada vez mais exigentes, o planejamento estratégico torna-se uma ferramenta indispensável para as organizações que tenha interesse em continuar com suas atividades.

        Planejar é de suma importância porque contribui para o sucesso do negócio e o controle das ações que precisam ser tomadas para o futuro.

Uma empresa moderna deve ter uma representação segura e estar organizada para surpreender sempre o mercado com produtos ou serviços inovadores. Criar estratégias e planejar é um processo continuo, as empresas devem dar continuidade aos seus objetivos, e fazer uma análise dos ambientes internos e externos para um melhor planejamento.

Neste trabalho foi utilizado como fonte de pesquisas sites, web sites, blogs, artigos acadêmicos, científicos e livros, abordaremos algumas definições de planejamento estratégico, diagnóstico estratégico, e as opiniões de alguns autores sobre o tema proposto. Será apresentada no final do trabalho as questões respondido pelo gestor da empresa Supermercado Maringá.

                                

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Vive-se numa época de grandes mudanças. Produtos novos são tidos como ultrapassados em questão de meses. Serviços são aperfeiçoados e personalizados para atender um público cada vez mais exigente. Como explica Cobra e Brezzo (2010, p.50).

De acordo com Sertex, Gundani e Martins (2007, p.13), existem fatores que impulsionam as mudanças nas organizações, que são: ‘‘i) ameaças externas que afetam a sobrevivência da empresa, ii) mudanças ambientais como oportunidade externas e iii) rapidez de resposta ás solicitações do mercado.’’

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento de acordo com Chiavenato (2003, p.9), tem como objetivo proporcionar bases necessárias para manobras que permitam que as organizações naveguem e se perpetuem mesmo dentro de condições mutáveis cada vez mais adversas em seu contexto de negócios.

 O planejamento é dividido em níveis hierárquicos cada uma com funções e atuações importantes e especificas para a empresa.

O planejamento estratégico, ‘‘é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, criado nos Estados Unidos em meados de 1960. Sua principal finalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização” (PALUDO, 2010, p.226).

 Para Maximiano (2006) o processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir.

Já para os autores Chiavenato e Sapiro (2009, p.30) “o planejamento estratégico é um processo de formulação e execução de estratégias organizacionais para buscar a inserção da organização e de sua missão no ambiente onde ela atua’’.

Na visão de Mintzberg (1994), uma das críticas ao planejamento estratégico é que não se pode planejar mudança em ambiente turbulento, mas a maioria das empresa estão em clima organizacional com tal característica. Por isso é importante o desenvolvimento da missão e visão da empresa. Quando se tem definida a missão, a visão e os objetivos estratégicos, fica mais fácil a tarefa de percorrer em ambientes turbulentos, pois “a visão estratégica fornece um quadro em perspectiva de o que somos, o que fazemos e para onde vamos’. Ela não deixa nenhuma dúvida sobre o rumo de longo prazo da organização”. (THOMPSON Jr. E STRICKLAND III, 2000, p. 36).

O diagnóstico estratégico que é o objetivo do estudo, corresponde à primeira fase do planejamento estratégico, e esta fase é dividida em cinco etapas: identificação da visão, identificação dos valores, analise externa, analise interna e a análise de concorrentes.

O diagnóstico estratégico deve ter algumas características básicas tais como, considerar o ambiente da organização e as variáveis pertinentes; identificar as ameaças do mesmo a fim de evitá-las e as oportunidades a fim de usufruí-las; conhecer seus pontos fortes e fracos e agir de forma integrada, contínua e sistêmica (OLIVIERA, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (874.2 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com