TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO: A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  24/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.658 Palavras (11 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 11

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO: A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Brenda Keller Lemos¹
Ellen Diane Vieira do Amaral¹
Lucimara Varella Camargo²

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo, exemplificar e apresentar de uma forma simples e clara a funcionalidade do diagnóstico  estratégico; nosso objetivo é mostrar de uma forma fácil a  funcionalidade por trás de um negócio de sucesso, apresentando e abordando temas como estratégias de marketing, investimentos de longo prazo e conceitos de responsabilidade social-empresarial demonstrando isso através de pesquisa de campo.Em prática foi feita contatada  Empresa Toque Final, onde foi realizada uma entrevista com a responsável legal, e foi possível através dessa entrevista realizar a análise Swot que é uma ferramenta muito utilizada no diagnóstico estratégico onde é capaz de evidenciar as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. Sendo assim o objetivo geral do trabalho é compreender com mais clareza a importância de planejar e de realizar um diagnóstico estratégico mostrando sua eficácia, fazendo com que a empresa obtenha bons resultados e se antecipe as mudanças.

Palavras-chave

Estratégias; Responsabilidade social-empresarial; Clientes e Vendas; Diagnóstico Empresarial; Matriz Swot.

  1. INTRODUÇÃO

          No decorrer desse trabalho será possível compreender a importância de um planejamento e de um diagnóstico estratégico dentro de uma organização.

          O planejamento estratégico é essencial para uma empresa, pois proporciona uma análisesobre o presente e reflete sobre como as ações hoje irão impactar no futuro. Então, antes de abrir umnegócio ou mesmo quando já existe é de grande importância realizar um diagnóstico.

          O diagnóstico é realizado através de dados e informações que se referem ao ambienteinterno e externo da empresa, tendo o objetivo de proporcionar uma análise completa do cenário emque a empresa se encontra, fazendo com que se perguntem a onde pretendem chegar e como fazerpara alcançar seus objetivos de uma maneira mais assertiva.
         Apresentadas essas perguntas, vamos investigar o quão é importante o uso dodiagnóstico estratégico e da ferramenta mais utilizada para realizarmos: a análise SWOT.

            A análise SWOT é uma dessas ferramentas que proporcionam ao gestor ou até mesmo o

pequeno empresário de como está sua empresa perante seus concorrentes fazendo assim que

conheça e estude o seu comportamento.

[...] A elaboração inclui a identificação das oportunidades e ameaças no ambiente

da empresa e a adoção de estimativas de risco para as alternativas estabelecidas.

Antes de escolher entre essas alternativas, o executivo deve identificar e avaliar os

pontos fortes e os pontos fracos da empresa e sua capacidade real e potencial de

tirar vantagens das oportunidades percebidas no ambiente, bem como de enfrentar

as ameaças. O executivo deve considerar, também, a explicitação dos objetivos e

das metas a serem alcançados pela empresa, incluindo as maneiras de desenvolver

as estratégias e ações necessárias à concretização do processo, respeitando

determinadas políticas ou orientações de atuação. (OLIVEIRA, 2007,p. 39)

          Os principais aspectos a serem diagnosticados são suas forças e fraquezas, as oportunidades

e ameaças, a fim de apresentar sugestões que melhorem o desenvolvimento e crescimento da empresa.
         Para poder realizar esse diagnóstico foi feita uma entrevista com a responsável legal daempresa que prontamente se disponibilizou a fornecer as informações necessárias para a realizaçãodesse diagnóstico. Já em relação a teoria, foi utilizado de pesquisa em  artigos  e na internet paracompreender mais sobre o assunto.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

          Hoje em dia nosso meio empresarial está ficando bastante concorrido, com  empresas bastante preparadas e voltadas para suprir o máximo de mercado possível.

          De modo geral, nesta situação em que o país se encontra neste momento, um dos fatores para podermos ter uma empresa saudável é necessário uma complexa administração, onde envolve diferentes tipos de análises e principalmente análises em relação a custos.

          Com o diagnostico empresarial é possível ter uma boa avaliação da situação geral da empresa, onde conseguimos identificar o que e como acontece na parte interna da empresa.

          Fazer um diagnóstico empresarial é muito importante para a análise do desempenho da sua empresa nos mais variados aspectos. (BLOG EGESTOR, 2018).

          Quando fazemos esse diagnóstico empresarial, temos uma base mais sólida de como está nossa empresa, e com isso podemos fazer planejamentos futuros, ou seja, para um aumento de produção ou uma otimização nos gastos!

          Com a identificação de problemas e pontos positivos nos processos internos da empresa, é possível traçar um caminho a ser seguido no seu planejamento estratégico, de forma a tornar o empreendimento mais forte e mais preparado para as exigências do público, assim comotomar decisões baseadas em dados mais precisos. (BLOG EGESTOR, 2018). O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as empresas, pois serve como principio para todas as ações que uma empresa realizará ao longo de um período para chegar em seu objetivo.

           “O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma pró-ativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem”. (ANDION E FAVA, 2002, p.36).

Para OLIVEIRA (2007, p.17):

Planejamento Estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação

metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando aootimizado grau de interação com os fatores externos – não controláveis – e atuando deforma inovadora e diferenciada. O Planejamento Estratégico é, normalmente deresponsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação deobjetos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para a sua consecução,levando conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada.Tambémconsidera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que oprocesso estratégico tenha coerência e sustentação decisória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (565 Kb)   docx (418.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com