TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  20/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA

RECRUTAMENTO - A IMPORTÂNCIA DE UM PROCESSO BEM FEITO

Glauce Queiroz Borges e Ariene Goudinho

Tutor Externo Carlos Flores

RESUMO
 

Hoje em dia quando disputamos uma vaga no mercado de trabalho não significa ter um bom Curriculum vitae. Para quem deseja ter êxito e sucesso, deve possuir experiência profissional qualificada, que seja capaz de aumentar o capital da empresa. O presente trabalho tem por objetivo relatar um pouco sobre Profissão, recrutamento, seleção, profissionalismo. O assunto abordado desde a infância quando nos é questionado.

- O que você quer ser quando crescer?

E ao qual começamos a pensar antes mesmo do encerramento de uma das primeiras fases de nossas vidas que é a conclusão do Ensino Médio.

Palavras-chave: Recrutamento e Seleção, Profissão, Profissionalismo, Ética, Ética Profissional, Ocupação, Carreira, Cargo.

1. INTRODUÇÃO

A Profissão é um dos muitos temas que é abordado desde a nossa infância e que nos acompanham por toda vida.

Pensando em sua importância, este trabalho ira abordar alguns assuntos relacionados a profissão, o que é profissionalismo, o porquê temos que ter um recrutamento e seleção bem feito, e quais são os significados de algumas palavras chaves utilizadas em nosso cotidiano que são muito utilizados em nosso ambiente profissional.

2. PROFISSÃO

No dicionário Aurélio informa que a palavra profissão é:

 [...] atividade ou ocupação especializada, e que supõe determinado preparo; atividade ou ocupação especializada que encerra certo prestígio pelo caráter social ou intelectual.

[pic 1]

Fonte: Sítio: “As imagens”. Disponível em: . Acesso em: 21 de ago. 2013.

Sendo assim entende-se que profissão, nada mais é, que o trabalho desempenhado profissionalmente por uma pessoa. Há profissões que requerem ter um certo conhecimento especializado em uma escola técnica ou em uma faculdade pode citar diversos cursos oferecidos pelas universidades (sejam técnicos, tecnólogos, licenciaturas ou bacharelados), como por exemplo, psicologia, jornalismo, arquitetura, enfermagem etc.

3. PROFISSIONALISMO

O termo profissionalismo é um conjunto de características, comportamentos e práticas que formam um profissional.

O profissionalismo sem dúvidas é uma das características mais procuradas na hora de arrumar um emprego, evidentemente, a alguns atributos que podemos identificar no momento do recrutamento, responsabilidade, honestidade, ético, respeitoso, habilidade, competência, organização, sensatez, educado, criativo, disposto, justo, atualizado, eficiente, dinâmico, humilde, zeloso, etc.

 Ser profissional é cumprir com as necessidades e habilidades que a profissão exige e que foram assumidas no inicio do trabalho.

3.1. OCUPAÇÃO, CARREIRA E CARGO.

Costumamos usar essas palavras como adjetivas, porém existem algumas características que as diferenciam. 

Ocupação é o cargo exercido, ou seja, o que o profissional se ocupa ou tomar posse de algo, em outras palavras pode ser definida como função ou cargo exercido.

Carreira nada mais é que um caminho ou estrada a ser seguido, bem como o estilo de vida e o tipo de atuação do sonho.

Segundo SAVIOLI, 1999:

"Carreira é o autoconhecimento de como as experiências pessoais e profissionais relacionam-se com seu trabalho atual e futuro para maximizar suas habilidades e comportamentos e atingir seus objetivos de vida". (pg. 14)

cargo é uma responsabilidade, compromisso, função pública ou particular ocupada em uma instituição, exemplificando, pode-se dizer que uma diarista é um cargo e um chofer particular é uma função.

3.2. O QUE É ÉTICA

Segundo Vásquez (2003),

“A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens     em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano”. (pg. 23)

Ética então, nada mais é, que o modo de ser, comportamento ou a conduta de uma pessoa na sociedade. Ser ético é agir direito, proceder bem sem prejudicar a quem.

3.3. ÉTICA PROFISSIONAL    

   

Ética profissional é um dos critérios mais valorizados no mercado de trabalho. O profissional deve ter conduta tanto dentro dos padrões convencionais, quanto dentro do regimento interno da organização.

Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa “propriedade do caráter”.

Segundo Oliveira (2012):

Sabe-se que a ética profissional e indispensável em qualquer profissão, pois é no fazer e agir da ação humana que estão interligados”,

Cada profissão ou empresa possui seu próprio código de ética, que podem variar da área de atuação. Mas, no entanto, qualquer atividade necessita de um profissional como a honestidade, responsabilidade, competência e etc. A ética contribui para um ambiente favorável para o crescimento da empresa e bom relacionamento com os colegas. 

A Ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, "o agir" da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: "o que é" o homem e "para que vive", logo toda capacitação científica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da Ética. (MOTTA, 1984, p. 69)

Cadamuro (2012), ainda salienta que:

Toda profissão possui seu conjunto de regras e normas de conduta. Nós podemos chamá-lo de ética profissional.  A ética profissional tem por base nos comportamentos obrigatórios para que o profissional desenvolva um trabalho de qualidade, abrangendo o bom relacionamento entre os membros da equipe, o respeito pela sociedade e a integridade nas atitudes diárias. (pg. 66)

3.4. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISIONAL

Sabe-se que toda empresa, organização, instituição possui um acordo que estabelece os direitos, deveres e comportamento no exercício profissional. O Código de Ética Profissional é o conjunto de normas, elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (222.4 Kb)   docx (245.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com