TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Rotina à Flexibilidade

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.992 Palavras (20 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional..............................................................4

2.1.1 Os três princípios de Ford na atualidade.............................................................

2.1.2 O fordismo no trabalho informal..........................................................................5

2.2 Comunicação e Linguagem.................................................................................5        

2.2.1 A adaptação do homem dentro trabalho na Sociedade atual.............................5

2.2.2 Estilo de Cultura Organizacional na rede  Mc Donald's......................................6

2.3 Homem, Cultura e Sociedade.............................................................................6

2.3.1 Conceito de Ideologia, e a vinculação entre ideologia e Cultura........................7

2.3.2 Flexibilização.......................................................................................................7

2.4 Comportamento Organizacional.........................................................................8

2.4.1 Tecnologia da Informação e Comunicação nas organizações............................8

2.4.2 Comunicação e Linguagem no mundo tecnológico.............................................9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

4 REFERÊNCIAS        14



  1. INTRODUÇÃO

        Este artigo ressalta a grande importância da Administração Cientifica vista e analisada como ciência, pelos pioneiros da racionalização do trabalho, como por exemplo Henry Ford (1863 – 1947), que tinha como ideia potencializar a produção gastando menos tempo e recursos, e um engenheiro norte-americano chamado Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), que quis aumentar a eficiência industrial transformando uma produção que era classificada como produção em massa, para uma produção flexível. Os dois tiveram como objetivo tornar as organizações mais eficientes, na luta contra o desperdício de tempo e foco na busca pela a eficiência. Deixando um legado de seguidores de suas teorias que se basearam em seus princípios para alcançar êxito na administração da produção das fabricas na época, e que até hoje está sendo desenvolvida, usada e aplicada, nos diversos setores das organizações, como por exemplo na cultura dela, na comunicação, e principalmente no comportamento organizacional. E então por meio desse contexto mostrar o desenvolvimento das fundamentações teóricas e práticas da ciência da Administração.


  1. DESENVOLVIMENTO

        No inicio do século XX, a Administração surge como uma ciência que mudaria a forma de gerenciar e supervisionar uma empresa. Surge então a Administração Cientifica, que teve e tem até nos tempos de hoje, o intuito de aumentar a eficiência industrial e organizacional, usando como ferramenta a observação dos tempos e movimentos onde o trabalho é metodicamente analisado. E ela ganhou status de ciência através de seus criadores: Taylor, Fayol e Ford, homens com a mentalidade voltada para o mercado, produziam carros com todos os seus ingredientes do começo ao fim, antes fabricados artesanalmente de forma demorada e com custo maior. Taylor e Ford foram trabalhando e estudando cada empregado, cada um com suas funções. Logo apareceram resultados cada vez melhores. Os movimentos desnecessários dos operários consumiam tempo, e tempo é dinheiro jogado fora, e então esses movimentos foram sendo eliminados e os movimentos úteis simplificados, para que pudessem chegar ao um tempo padrão, com a finalidade de padronizar o método de trabalho e também o tempo destinado a execução desse trabalho, do passado e do presente, tentando de alguma forma elevar os níveis de produtividade.

2.1 Fundamentos e Teorias Organizacionais

2.1.1         Na teoria científica de Ford, a progressão do processo produtivo é planejada, ordenada e contínua, e as operações são e divididas em seus elementos constituintes. Entre alguns desenvolvimentos e conceitos de Ford, surgiram três princípios, que serviram para ajudar a produtividade e aceleração do trabalho, que foi implantado no século XX, e que até hoje, é usada nas mais diversas organizações. Os princípios são:

O princípio de intensificação: que veio trazendo a diminuição da carga horária de trabalho para no máximo 8 horas diárias, e junto a colocação de equipamentos e de matéria prima, que acabou fazendo o ciclo de finalização do produto diminuir, e ser colocado mais rápido no mercado, o que tornou as organizações bem mais competitivas.

O princípio da economicidade: que hoje também pode ser usado como o termo: just-in-time. Propõe que o produto ou matéria prima, chegue ao local de utilização, somente no momento exato, em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. O conceito desse sistema está muito relacionado ao de “produção por demanda”, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou monta-lo.

E o princípio de produtividade: Que aumenta a capacidade de produção do homem, no mesmo período (produtividade), por meio de especialização da mão-de-obra, e assim tendo uma melhora na eficiência e rendimento da produção pela especialização das atividades, fazendo o funcionário ganhar mais e a empresa ter maior produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (226.7 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com