TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional a gravadora

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.053 Palavras (13 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 13

DESAFIO PROFICIONAL                                                                                                                      CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

                                                                                                                                                                       TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO

ORGANIZACIONAL

1 Introdução

2 Mapeamento do perfil das partes envolvidas na negociação. 2

2.1 Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro 2

2.2 Perfil do Negociador – Jorge Andrade 2

3 Habilidades dos negociadores segundo Modelo de Jung. 2

3.1 Modelo de Jung para Jorge Andrade, representante da gravadora na negociação: 3

3.2 Modelo de Jung para Carlos Henrique, representante da associação dos moradores: 3

4 Pontos Principais a serem negociados e estratégia a ser adotada na negociação 3

4.1 Análise da situação 3

4.2 Planejamento estratégico da negociação 4

5 Variáveis que poderão interferir no clima organizacional em caso de fracasso na

negociação 5

6 Resultado da primeira reunião de negociação 6

7 Planejamento das partes envolvidas e o resultado final da negociação 7

7.1 Planejamento da negociação 7

7.2 Resultado final da negociação 7

8 Considerações Finais 7

9 Referências Bibliográficas 8

                                                                                                                                                                 Neste desafio profissional iremos apresentar uma proposta de negociação entre um bairro típico e uma gravadora de grande porte, levando em consideração o comportamento da organização perante as possíveis situações de dificuldade, e o comportamento do bairro frente as mudanças que serão propostas. Sendo que todas as partes envolvidas se beneficiem com as mudanças e melhorias.

2 Mapeamento do perfil das partes envolvidas na negociação.

2.1 Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do BairroA Associação de moradores é composta por pessoas conservadoras e questionadoras, que preza tranquilidade e tem em sua maioria pessoas da 3ª idade. Tem como líder o sr. Carlos Henrique que é formado em administração e é bastante conservador, ardiloso, introvertido, confiável, intuitivo, emocional, sensato, metódico e analítico

2.2 Perfil do Negociador – Jorge Andrade

Uma pessoa visionária, inovadora, racional, simpática, extrovertida, julgadora, decidida, perceptiva, controladora, é especialista em estratégias de negócios e tem experiência em negociar em meio a conflitos, tendo facilidade para negociar com pessoas confrontadoras.

3 Habilidades dos negociadores segundo Modelo de Jung.

O Modelo de Jung foi desenvolvido pelo psicólogo Carl Jung e tem como objetivo classificar os indivíduos de acordo com um conjunto de suposições, o estilo do negociador é dado pela combinação de quatro estilos primários, são eles: controle, desconsideração, deferência e confiança. Esses combinados passam a formar os quatro estilos básicos do modelo que são o Restritivo, Ardiloso, Amigável e Confrontador.Para iniciar o planejamento da negociação, foi aplicado o Modelo de Jung para as duas partes da negociação, como segue abaixo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

3.1  Modelo de Jung para Jorge Andrade, representante da gravadora.

Estilo Característica TáticaA negociação é sempre com base em regras e procedimentos   Controlador, confiante e estrategista. Procura de qualquer maneira chegar a um acordo 3.2 Modelo de Jung para Carlos Henrique, representante da associação dos Estilo Características Táticas Não cooperativo. Visa a obtenção de ganhos independentemente do resultado para a outra parte. Procura a equidade e contesta as questões enquanto procura chegar a um acordo sólido.

4 Pontos Principais a serem negociados e estratégia a ser adotada.

 4.1 Análise da situação Os moradores do bairro apontam que o barulho será um dos incômodos que afetará a tranquilidade do bairro, devido à propagação do som que virá da gravadora.Outro fato que incomoda os moradores é em relação ao trânsito, tendo em vista que, alumentará consideravelmente o fluxo de veículos nas vias internas do bairro e também ocupará grande parte das vagas de estacionamento público, que, aliás, já são bastante escassas.Em relação a segurança do bairro, os moradores se preocupam com o possível surgimento de sequestros relâmpagos e assaltos, devido ao aumento do fluxo de pessoas estranhas e pessoas do meio artístico.

4.2 Planejamento estratégico da negociação.

A gravadora tem o objetivo de conseguir a regularização de todo o processo e documentos necessários para a liberação da obra e resolver o impasse envolvendo a associação de moradores do bairro, para que suas novas instalações sejam implantadas, gerando benefícios a todos envolvidos. Já o objetivo da associação é a proibição da construção da gravadora no bairro, fato que dificultará a negociação.Para iniciar a negociação com a associação, Jorge Andrade fará uma breve apresentação sobre a gravadora, mostrando o desenvolvimento histórico da mesma e algumas fotos de suas instalações. Logo em seguida, mostrará ao Sr. Carlos Henrique como funciona o sistema de isolamento acústico, citando os equipamentos e materiais de ultima geração para Após ouvir a réplica do representante da associação, Jorge fará um adendo, convidando Carlos, juntamente a outros moradores do bairro para fazerem uma visita na gravadora para provar como a tecnologia de isolamento acústico realmente funciona.  Logo em seguida iniciará sua proposta em relação ao trânsito, mostrando a planta da futura construção, que segundo ele, ficará em local estratégico próximo a rodovia estadual. Jorge mostrará interesse em acionar as autoridades locais, utilizando-se da influência política da gravadora, para pressionar as obras no trânsito do local. Irá propor o retorno próximo à futura instalação da gravadora, assim, os colaboradores, clientes e visitantes da mesma não precisarão utilizar as vias internas do bairro, além do mais, em relação a estacionamento, provará que o estacionamento privativo da gravadora atenderá toda demanda. A gravadora cobrará também a instalação de semáforos, novas placas de sinalização, faixas de pedestres e redutores de velocidade.Após novamente ouvir a opinião de Carlos em relação ao assunto, Jorge explicará mais alguns detalhes do projeto que logo começará sua apresentação sobre as propostas em relação à segurança. Jorge irá mostrar que já tem uma minuta de ofício pronta para encaminhar para a Secretária de Segurança, pedindo aumento de ronda policial no local. Também tem o planejamento para instalação de várias câmeras por toda parte externa do complexo da gravadora, sendo que essas tem um grande alcance de gravação, o que intimidará possíveis assaltantes e sequestradores. Por último ainda tem a contratação de seguranças particulares que farão ronda nas proximidades da gravadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com