TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Empresarial

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.867 Palavras (16 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 16

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

EMPRESA SPEED SPETO

Nomes¹ Filipe Araújo
           Flavia Paulino
          Jefferson Dias
          Luciene Salomão
          Thalita Rayanne

          Ramon Peres²

  1. INTRODUÇÃO

Segundo Mirian Mota blogueira do site Guia da Carreira na década de 90 teve uma grande queda no modelo de administração empresarial, não eram as empresas que construíram o mercado mais sim o consumidor que daria forma ao mercado, fazendo com que as empresas produzissem de acordo com o gosto do consumidor, a empresa que produzisse o que o consumidor queria iria ter sucesso no mercado.

Como exemplo deste novo programa de administração de empresas temos o Ipod fabricado pela Aplle, para supri a grande popularização do MP3 e da internet, nessa época havia uma demanda grande por equipamento para que se pudesse ouvir musicas em um aparelho com aquelas características.

Após seu lançamento o Ipod foi um sucesso de vendas, a empresa por sua vez não lançou outro produto torcendo para ser aceito. A empresa visualizou uma possibilidade lançando o que o consumidor queria naquele momento.

Estudos realizados nas décadas de 1990 e 2000, nas diversas áreas da Administração, concluíram que a produção no Brasil era pouco original e reproduzia, com atraso, o que se fazia em centros mais desenvolvidos, especialmente os Estados Unidos (Vergara e Carvalho JR, 1995).

Além disso, muitos desses estudos mostraram que a produção havia crescido, e que apresentava fragilidades teóricas e metodológicas (BERTERO, CALDAS, WOOD JR, 2005).

A partir desta fragilidade muitas empresas viram que deveriam procurar uma consultoria para que pudesse auxiliar nos problemas mantendo assim sua permanência no mercado

O objetivo da consultoria empresarial é estabelecer uma administração mais ágil e competitiva, em sintonia com a realidade atual, sem interferir diretamente

na cultura da organização, para que se possa melhorar a qualidade, a produtividade e principalmente o aumento da lucratividade.

Segundo o site Métodos de Consultoria a grande dificuldade encontrada, em grande parte das empresas brasileiras, é justamente o excesso de informações, sendo estas, muitas vezes, mais operacionais do que estratégicas, fazendo com que o empresário tenha de tomar grande parte de suas decisões, embasados mais em sua experiência de mercado, do que em Informações e Indicadores que apontem o melhor caminho a ser seguido ou que permitam traçar estratégias comerciais, mercadológicas, de preços, de custos, enfim, que possam aliar sua experiência no negócio às ferramentas de gestão desenvolvidas especialmente para a classe empresarial (donos, dirigentes e executivos).

De acordo com Massuno disse ao site adminitradores diagnostico empresarial é uma análise imparcial e pratica de uma empresa. É uma forma de obter informações importantes sobre o funcionamento dos negócios para encontrar as áreas que precisam de atenção.

Ainda de acordo com Massuno é recomendado que todas as empresas façam um diagnostico independentemente do ramo em que atuam.

Massuno ainda confirma que um diagnóstico empresarial permite para qualquer empresa, uma revisão abrangente do seu sistema de gestão empresarial para identificar as oportunidades de melhoria, definem a posição de mercado e estabelecem metas gerando crescimento da empresa.

Com base na escolha da empresa abordamos a segmentação do mercado alimentício, mercado este que possui uma grande complexidade de variáveis para serem analisadas.

Segundo pesquisas realizadas pelo Brasil food Trends o mercado de Food Service no Brasil se movimenta em torno de 130 bilhões ao ano. Em 2012 cerca de 32% da população brasileira fizeram refeições fora de casa. Trata – se de um mercado em constante crescimento.

A opção de comida a quilo durante a semana aumentou de 23% em 2010 para 48% em 2012. Destacado por ser o mercado mais promissor no Brasil, o ramo de alimentação cresce hoje três vezes mais que o PIB nacional. Dados da empresa Enzo Food Service, consultoria especializada na área, apontam que as redes de comidas rápidas são as que mais continuarão a crescer. O aumento, para este ano, deve ser em torno de 18%. No ano passado, o índice variou entre 14% e 16%, devido ao aumento do valor do tíquete médio que atraiu um bom fluxo de consumidores, incluindo os das classes C e D.

Tendo em vista as considerações até aqui colocadas, esta pesquisa propõe como questão central a ser respondida: Quais melhorias devem ser implementadas na organização a partir da análise do diagnóstico empresarial na empresa Speed Speto?

  1. - OBJETIVO GERAL

Diagnosticar as possíveis causas dos problemas empresariais apresentados na empresa Speed Speto

  1. - OBJETIVOS ESPECIFICOS

  1. Levantar informações sobre o atual estado do sistema da organização;
  2. Entrevistar os gestores dos departamentos funcionais da organização;
  3. Apresentar as causas dos problemas diagnosticados

2 – AMBIÊNCIA

Iniciando-se sua vida empresarial por volta de 1980, Maria do Carmo Pereira, mudou radicalmente seu destino como empresaria. Vindo do ramo de roupas, logo avistou uma grande chance do sucesso no ramo alimentício, e decidiu por abrir um Restaurante em uma região promissora, no mesmo local em que se residia sua loja de roupas Localizada no Bairro Eldorado em Contagem.

 Com a “falência” da loja que possuía, Maria abriu o seu restaurante com ajuda do BB (Banco do Brasil), adquirindo-se todos os materiais necessários para ingressar neste ramo, segundo ela, este era um grande sonho que se arrastava durante décadas e seu conhecimento perante a região lhe ajudou a ingressar no negócio.

O restaurante foi criado com os seguintes dados que permanecem ate os dias de hoje com comprometimento de dedicação de todos os funcionários

  • Valor: qualidade de atendimento e produto
  • Missão: atingir um número maior de clientela prezando sempre o melhor atendimento
  • Visão: Ser sinônimo de qualidade no ramo alimentício, reconhecido pela excelência dos serviços prestados com responsabilidade social e ambiental.
  • Slogan: A carne no ponto certo

Maria não esperava que o sucesso fosse tão rápido e estava certa de que estava no ramo que sempre deveria ter pertencido, a demanda era imensa e a cada período que se passada era necessário contratar novos funcionários, que para Maria era uma imensa satisfação, neste local Maria chegou a contar com 15 funcionários e servir uma média de 800 refeições diariamente elevando seu lucro consideravelmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (214.5 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com