TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tráfico atualmente conta com uma estrutura empresarial

Por:   •  11/1/2018  •  Resenha  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

As armas do crime:

O tráfico atualmente conta com uma estrutura "empresarial" para gerir seus negócios, já que esse esquema movimenta milhões de reais. Geralmente os criminosos se organizam em uma hierarquia, preocupada em garantir duas coisas: o abastecimento constante de cocaína, maconha e outros entorpecentes e o sistema de proteção contra a polícia ou quadrilhas rivais.

Dentro da favela os pontos de tráfico de drogas são conhecidos como "bocas", muitas vezes quem fica responsável pela venda dos entorpecentes são meninos menores de idade que cresceram dentro dessa realidade e acabam aderindo ao mundo do crime. Existem vários sobrecódigos criados para orientar o comércio e a circulação lá dentro.

A maioria dos chefes do tráfico estão dentro de penitenciárias, controlando tudo de lá mesmo, e muitas vezes divididos entre facções, que é bastante comum existirem 2 ou mais dentro da prisão. As guerras entre facções inimigas são muito frequentes, seja pelo controle da droga ou até mesmo uma rivalidade de fora da cadeia, como aconteceu recentemente em Manaus, a disputa entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) por tráfico de drogas e poder, acabou deixando 56 mortos e muitos feridos.

Mas esse esquema complexo do tráfico não se aplica somente a favela, ao pobre, mas também abrange a participação de homens públicos, como políticos, empresários, juízes, e muitos outros. Os mesmos são muitas vezes os usuários dessa droga que é comprada em grandes quantidades, ou financiam esses esquemas 'por baixo dos panos' e apenas recebem os lucros, deixando o "trabalho sujo" para seus funcionários.

Dentro das favelas, os chefes do tráfico são levados muito a sério e existe um enorme respeito por eles, visto que quando a polícia entra na favela (e como ja aconteceu troca tiros com os bandidos e não leva em consideração os moradores -quem é inocente e quem não é-) são esses criminosos quem acabam fazendo a defesa dessas pessoas. É como se fosse um estado dentro da própria favela, onde os grandes chefes do tráfico comandam tudo lá dentro.

Há um grande controle territorial também, cada facção tem o seu espaço e não deve invadir o do outro (embora alguns tenham uma localização mais estratégica no morro), e quando acontece geralmente desencadeia as famosas "guerras" entre facções. O esquema do tráfico é algo muito complexo, pois necessita de alguém para comandar e ter controle da situação, além de pessoas para cada tipo de ação que é feita de maneira totalmente organizada e planejada, onde cada um tem a sua função seja embrulhar a droga, vender, fazer a contabilidade, entre outros.

Como são vários os grupos dentro da favela sempre tem um com a "hierarquia" que possui a maior demanda da droga, quantidade de armas, aliados etc. Mas a posição pode mudar a qualquer momento. E as "ARMAS" como é citado no texto, são vários tipos de crimes que se ligam uns aos outros, e cada um (no caso dos criminosos) têm sua função nesse mundo, onde executam o que "fazem de melhor".

Abolicionismo Penal:

O abolicionismo penal questiona o verdadeiro significado das punições e das instituições, com o objetivo de construir outras formas de liberdade e justiça. Defende a idéia de que o sistema prisional presente hoje em dia, com os indivíduos sendo castigados, martirizados e treinados apenas para obedecer, pode “estragar” ainda mais a pessoa que está nessas condições, propondo então uma justiça mais efetiva e humanizada, pouco mais tolerante. A reforma e reeducação que era pra acontecer dentro do sistema penal acaba sendo efetivada totalmente ao contrario, prejudicando tanto quem está lá dentro quanto a sociedade, que acaba sendo vitima novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com