TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmica de Grupo e Jogos Vivenciais

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.905 Palavras (12 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Treinamento e Desenvolvimento _        

2.1.1 Dinamica de grupo e  Jogos Vivenciais _        

2.1.1.1  Saúde e Segurança do Trabalho _        

2.1.1.1.1 Gerência, Motivação e Liderança _        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este documento vem de certa forma tentar esclarecer alguns pontos importante dentro de uma organização que tenha como objetivo um crescimento maior através de ações que possam contribuir em suas responsabilidades sociais com cada colaborador e o ambiente de trabalho onde ele opera, assim se integram a programas de desenvolvimentos organizacionais, tais como, saúde e segurança no trabalho, qualidade de vida no trabalho, treinamentos, programas de motivação, relacionamento interpessoais, crescimento profissional e pessoal, melhorar cada colaborador com ações que possam fazê-lo pensar em seu modo de vida tanto fora com dentro da organização. A gestão pessoal tem como papel cuidar de uma organização como um todo, verificando cada ponta solta para que não venham ocasionar problemas futuros no desenvolvimento da empresa.


  1. DESENVOLVIMENTO

Atualmente as organizações vive um momento de mudanças constante, a cada minuto surge novas práticas, novos processos e novas tecnologias, tudo para o melhor desenvolvimento e crescimento quando pensamos em gestão de pessoas e organizações com colaboradores de qualidade. Assim as empresas estão investindo mais em seu material humanos agregando-se em programas de treinamento e desenvolvimento ou o T&D.

  1. O QUE É TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

 Treinamento é “o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho “(CARVALHO, 1999, P. 125). Ou seja o treinamento serve para aumentar o conhecimento e a pratica de um colaborador ao desenvolver uma tarefa que a ele foi atribuída, tanto uma nova atividade ou aprimorar aquela que já vinha desenvolvendo que por sua vez estará realizando com mais destreza e confiança devido a um treinamento mais aperfeiçoado. Assim a empresa exigira que ao investir no aprimoramento de tal tarefa poderá exigir mais de seu colaborador que por sua vez fara com que o retorno seja de maiores lucro e resultados mais satisfatórios para a organização. Não esquecendo também da satisfação pessoal do colaborador que por meio desse treinamento estará se autodesenvolvendo, adquirindo novos conhecimento e novas maneiras de comportamento tanto profissional como o pessoal.

Desenvolvimento é um conceito utilizado para aumentar a capacidade dos colaboradores com o incentivo maior de desenvolver mais responsabilidades nas tomadas de decisões, está relacionado com o desenvolver pessoal de cada colaborador, aumentar a sua capacidade naquilo que ele se acha melhor para crescer e tornar-se cada vez mais forte e seguro nas suas decisões, ajudando também no aprimoramento das relações interpessoais dentro das organizações. Sendo assim o treinamento e desenvolvimento prepara melhor cada colaborador para suas realizações dentro da empresa e fora dela, para um futuro de constante mudanças organizacionais. Para sabermos quando uma organização precisa de novos treinamentos e desenvolvimentos devemos começar com um planejamento, este planejamento começa da seguinte forma:

  1. Quantificar o treinamento necessário;
  2. Definir data ideal para o treinamento;
  3. Verificar as necessidades quanto ao conteúdo;
  4. Selecionar a metodologia para cada necessidade de T&D;
  5. Documentar os eventos de treinamento;
  6. Programar os eventos;
  7. Identificar os recursos internos e externos a serem mobilizados;
  8. Fazer o orçamento dos investimentos; e
  9. Apresentar o plano de treinamento e assim obter a aprovação.

Os tipos de treinamento são divididos com concordância com o local de treinamento, os autores dividem os treinamentos em on the job que é utilizado mais para cargos não gerenciais sendo desenvolvido dentro do ambiente de trabalho permite mais praticidade sob as condições de trabalho e ajuda a construir uma melhoria nos relacionamentos interpessoais com os colaboradores, possui algumas variações sendo elas:

  1. Treinamento introdutório- capacita o empregado para aa ocupação de outros cargos dentro da empresa no mesmo nível hierárquico.
  2. Programas de estágio e trainee- finalidade para a complementação nas atividades de ensino, com conhecimentos técnicos mais específicos e não possui vinculo empregatício com a empresa. O trainee é destinado para recém-graduados com o objetivo de prepara-los para todos os processos dentro da empresa com bom desempenho poderá ocupar um cargo na gestão da empresa.

Já o treinamento out the job que é o treinamento realizado fora do ambiente de trabalho é considerado mais formal permitindo assim o desempenho total de cada colaborador nos aprendizados. Isso trará mais benefícios a empresa. As variações deste treinamento são:  

  1.  Palestras – com a presença de instrutores habilitados onde irão estimulas os indivíduos participantes do grupo a sua automotivação.
  2.  Seminários e conferencias-servem para a comunicação de novas ideias, políticas ou procedimentos com o objetivo de estimular mudanças de atitudes em cada treinando.
  3.  Simulações-  simulam experiências com situações reais na qual o colaborador participara de sua ação durante a execução de seu trabalho Ex: simuladores de voos.
  4.  Dramatizações- os colaboradores contracenam com outros colaboradores papeis ou personagens, focando-se nos objetivos do treinamento realizando uma dramatização sobre uma venda desejável ou indesejável para a organização em pauta. Desta forma os colaboradores estão trabalhando no relacionamento direto como cliente assim melhorando seu atendimento.
  5. Estudos de caso –apresenta-se um texto para cada participante onde se descreve uma situação real, para que cada um analise e apresente possíveis alternativas para a solução do caso, este treinamento permite que cada treinando esteja capacitado na tomada de decisões dentro da empresa onde trabalham.
  6. Jogos de empresa- se dá a tarefa para ada treinando de tomar decisões que afetam a empresa, exemplo que podemos dar, seria o Desafio Sebrae, em objetivo de capacitar universitários pra a tomada de decisões empresariais e para o empreendedorismo.

2.11 DINAMICAS DE GRUPO E JOGOS VIVENCIAS

                                        Dinâmica de grupo é o estudo de um grupo ou melhor dizendo processo de grupo, pode-se considerar grupo a junção de duas ou mais pessoas que reúne-se mutuamente para algum relacionamento social. Este grupo reunisse para interagirem e influenciarem-se entre si, desenvolvendo vários processos dinâmicos, Estes processos incluem normas, papéis sociais, relações, desenvolvimento, necessidade de pertencer, influência social e efeitos sobre o comportamento. O campo da dinâmica de grupo preocupa-se fundamentalmente com o comportamento de pequenos grupos. Grupos podem ser classificados como agregados, primáriossecundários e grupos de categoria, também aplicado em testes para admissão em empregos. A dinâmica de grupo forma a base da terapia de grupo, frequentemente com abordagem terapêutica, como na terapia familiar e na terapia expressivaPolíticos e vendedores podem lançar mão do conhecimento de princípios de dinâmica de grupo para seu próprio benefício. É muito utilizada pelos setores de Recursos Humanos na seleção de candidatos a emprego. Além disso, tem despertado interesse crescente por conta da interação social online viabilizada pela internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (208.6 Kb)   docx (767.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com