TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.341 Palavras (10 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP MARQUES

MATUTINO

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

ABIGAIL E. T. NARVAEZ         RA: N198DH-1

CINTIA R. O. BORGES           RA: T2149C-4

CRISTIANE M. ABREU          RA: D50ICB-5

DEBORAH                            RA: T1780C-2

EDINEIA E. R. MORAES           RA: D36697-1

FERNANDA G. S. SOUSA  RA: D2869G-7

MIRIAM S. CAMARGO        RA: D1775A-5

PAULA H. DA SILVA        RA: T3479G-7

ROSEMERI B. SIEDE        RA: T3511F-8

VITÓRIA MORAES         RA: N1488H-7

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos

SÃO PAULO

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        
  1. SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
  1. SENTIDOS
  2. PROCESSOS TOP-DOWN E BOTTOM-UP
  3. ATENÇÃO SELETIVA
  4. FIGURA E FUNDO
  5. PERCEPÇÃO SOBRE FORMA, PADRÕES E CORES
  6. INFLUÊNCIA DO CONTEXTO NO PROCESSO DE

                SENSAÇÃO/PERCEPÇÃO

  1. PROBLEMA
  2. OBJETIVO
  3. HIPÓTESES
  1. MÉTODO
  2. CONCLUSÃO
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         
  4. ANEXOS                                        

  1. INTRODUÇÃO
  1.          SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

1.1.1         SENSAÇÃO

Segundo Myers no livro Psicologia A partir do relatado por Myers (2006), podemos considerar a sensação como o processo que compreende a captação dos estímulos externos pelos nossos órgãos sensoriais e o envio destas informações até o nosso cérebro e sistema nervoso central.

1.1.2        SENTIDOS

Para que este processo ocorra de maneira eficiente, o corpo dispõe de O corpo de cada indivíduo é construído por cinco sentidos principais: confere à seguir: o olfato, a audição, o paladar, a visão e o tato que fazem parte do sistema sensorial, eles são responsáveis por enviarem as informações obtidas para o sistema nervoso central, que por sua vez, analisa e processa a informação recebida.

O olfato é o órgão responsável por captar ou sentir o cheiro e odor das coisas. Dessa maneira, o nariz capta os odores e envia a mensagem para o cérebro, que processa as informações.

A audição, ou seja, os ouvidos são os órgãos que detectam os sons, ruídos e barulhos do exterior, e enviam essas mensagens para o cérebro que as interpreta.

O paladar que é a nossa língua é o órgão encarregado pelo sentido do paladar, uma vez que capta e distingui o sabor dos alimentos (salgado, doce, azedo, amargo), além das sensações de quente e frio.

A visão é incubada pelo sentido dos olhos, uma vez que visualizam o objeto e mandam as mensagens para o cérebro que faz a decodificação, interpretando-a.

E por último, o tato, que é caracterizado pela sensação do toque e, por isso, está associado com o contato com a pele. Embora esteja muitas vezes relacionada com as mãos, esse sentido humano envolve qualquer tipo de sensação experimentada pela pele, seja pelos pés, barriga, pernas, dentre outros.

Essas capacidades são pertencentes as partes do corpo humano e harmonizam-se com às percepções dos homens no mundo, sucedem-se por meio do processo de tradução, análise e processamento das informações sensoriais, o que inúmeras vezes, determinou a sobrevivência dos seres humanos no universo.

Sem nossos próprios sentidos do tato, da posição e do movimento corporais, do paladar e do olfato, nós humanos também ficaríamos em séria desvantagem, e nossa capacidade de desfrutar o mundo seria diminuída de modo devastador.  (MYERS 2006, p.191)

David Myers disse em seu livro (Psicologia 2006), sem nossos próprios sentidos, ficaríamos em séria desvantagem, e nossa eficácia de desfrutar o mundo seria diminuída de movo devastador.

1.1.3         PROCESSAMENTO TOP-DOWN E BOTTOM-UP

        Como já exposto acima, a Sensação está no nível de entrada (estímulo externo) através dos sentidos. Esta análise sensorial é denominado BOTTOM-UP, ou seja, processamento de baixo para cima.  A partir do processo de recebimento das informações pelos receptores sensoriais e no sistema nervoso central, realiza-se a Percepção (aprofundaremos o tema adiante), na qual ocorre o processo de organização e interpretação dessas informações denominado TOP-DOWN, ou seja, de cima para baixo.

        É importante salientar que apesar de estudarmos este fenômeno separadamente, ambas acontecem em um processo contínuo e em milésimos de segundos.

1.1.4          ATENÇÃO SELETIVA

Para que todo esse processo de Sensação e Recepção se realize de um modo a obter um sentido ao indivíduo, o organismo trabalha com a Atenção Seletiva, que pode ser definida como a habilidade do individuo em dirigir o foco de atenção à um ponto particular na figura, atuando no processo de codificação relacionadas às tarefas e como controladora do processo que mantem informações relevantes na memória de curta duração. É um mecanismo que atua na retenção ou descarte de informações.

Segundo Myers (1999), a atenção seletiva  significa que em qualquer momento focalizamos nossa percepção em apenas um aspecto limitado de tudo o que somos capazes de experimentar,  sempre filtrando informações sensoriais, inferindo percepções da maneiras que fazem sentido para nós (p.200).

1.1.5         FIGURA E FUNDO

Frente a figura ambígua apresentada (anexo1), teriam os músicos maior facilidade de identificar o cantor/músico mexicano presente na imagem, comparada a outras pessoas que não fazem parte deste meio artístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (173.1 Kb)   docx (397.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com