TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Logistica

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas brasileiras têm sido desafiadas a buscar maior inserção no mercado internacional, seja através de exportações ou obtenção de ativos no exterior.

Esses desafios de se estabelecerem no mercado internacional podem ser gerados pela necessidade de crescer e expandir, quanto pela saturação do mercado interno e, sobretudo pela busca de novas oportunidades negócios de baixar custos que envolvem infra-estrutura logística que encarece os custos de transportes e movimentação, as deficiências do sistema tributário e a falta de reconhecimento internacional do Brasil e das suas principais marcas.

Nesse contexto, a empresa Marcopolo sendo uma das maiores fabricantes de ônibus do mundo, diante do cenário econômico mais competitivo desafiada a reformular suas estratégias de internacionalização e produzir peças antes exportadas pela matriz brasileira hoje em dia são produzidas no exterior por parceiros estratégicos.

Com essa reformulação a empresa tem a pretensão de descentralizar o processo de fabricação e com isso espera diminuir de forma considerável os custos e impor um novo ritmo de crescimento para que a empresa ganhe um novo fôlego e aumente sua valorização no mercado.

Portanto, o presente estudo tem como objetivo trazer a experiência da empresa Marcopolo no processo de internacionalização de sua fabricação analisando suas estratégias logísticas.

O presente estudo é de grande relevância para os acadêmicos do curso de administração visando que o estudo de caso da empresa Marcopolo traz elementos a serem analisadas pertinentes as disciplinas estudadas ao longo do curso.

DESENVOLVIMENTO

1. As estratégias da empresa Marcopolo na distribuição física

Segundo BALLOU (1993), a distribuição física é o ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais de uma empresa.

A Marcopolo utilizou como estratégias para sua distribuição física a descentralização da fabricação antes feita no Brasil e começou a produzir localmente em países parceiros escolhidos de forma estratégica (Índia e Rússia) agora a empresa elimina o imposto de importação, visto que as taxas de quem fabricam no país é muito menor.

No entanto, a empresa precisara fazer investimentos consideráveis como treinamentos de pessoal (engenheiros e técnicos) além de captar novos fornecedores locais e controladores de softwares de gestão.

Segundo Porter (1999), na criação da estratégia competitiva, a estratégia global deve integrar os papéis da localidade e da rede global de atividades. Toda estratégia global começa com algum tipo de vantagem da localidade, que se reflete na posição competitiva da empresa, e permite à empresa ingressar nos mercados internacionais.

2. Cadeia de suprimentos da empresa Marcopolo

Segundo Miguel e Brito (2010) a cadeia de suprimento pode ser definida como um grupo de firmas interligadas por vários processos, e assim obter o produto final.

A empresa possui atualmente 13 unidades produtivas instaladas em territórios internacionais em países como Argentina, Colômbia, México, Egito, África do Sul, China, Índia e Rússia, produzindo internamente cerca de 80% dos componentes necessários para montagem de um ônibus, e estabelecendo parcerias importantes com fornecedores estratégicos visando o compartilhamento de riscos além de proporcionar sinergias relevantes para sua cadeia de valor (CNI, 2013).

Portanto, observa-se que cadeia de suprimentos da empresa Marcopolo anteriormente estava toda interligada com a matriz no Brasil depois do processo de descentralização para expansão da internacionalização da empresa com estratégia de produção local concentrou-se na fabricação e distribuição nas empresas parceiras da Índia e Rússia, visando que o abastecimento local é essencial para as empresas que querem ganhar escalas fora do Brasil

3. Cenário se desenha para a cadeia internacional da Marcopolo

Devido à grande competitividade e as oscilações cambiais é necessário que a empresa nesse cenário cada vez mais globalizado reformule seu modo de atuação no mercado.

Portanto, através da expansão da cadeia internacional a Marcopolo tem a pretensão de diminuir custo e ganhar novos mercados e consequentemente se manter competitiva. O cenário que se desenha visando a parceria firmada com as empresas da Rússia e da Índia é a reconquista do mercado do Oriente Médio que é de extrema relevância para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com