TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Nissan

Por:   •  23/3/2016  •  Resenha  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  1.133 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DO PARÁ – FAP

Daianna Risuenho

Elissandra Melo

Jéssica Duarte

Karla Imbiriba

Thiago Barros

Thiago Dantas

Estudo de Caso: “NISSAN, O FORASTEIRO”

Belém/PA

2010

Daianna Risuenho

Elissandra Melo

Jéssica Duarte

Karla Imbiriba

Thiago Barros

Thiago Dantas

Estudo de Caso: “NISSAN, O FORASTEIRO”

Estudo de Caso apresentado como requisito de avaliação da Disciplina Projeto Integrado, orientado pelo Professor Loris Neves.

Belém/PA

2010

  • Análise do Caso:

Segundo, o estudo de caso “Nissan: O forasteiro”, que envolve a trajetória de um brasileiro chamado Carlos Ghosn que tinha a missão de resolver problemas de prejuízo e globalizar a empresa Nissan. Percebeu-se a utilização do downsizing, que tem como objetivo reduzir custos da organização, através da otimização de níveis hierárquicos (organograma), pode-se encontrar na p.3 do estudo de caso “Fechou cinco fábricas da Nissan e iniciou um processo de ‘enxugamento’ da empresa que vai eliminar 21.000 postos de trabalho (14% do total de empregados) em três anos”.

Observou-se também, a utilização de outras técnicas, tais como: brain storm, empowerment e gestão da organização por processos. Foi dada toda liberdade para os funcionários estimulando-os a sugerir idéias à diretoria visando despertar o interesse dos colaboradores para agregar novos pensamentos em prol da melhoria contínua dos processos internos da organização.

Decretou-se o fim dos feudos e “vacas sagradas”, que eram os funcionários que se consideravam vitalícios na empresa e em contrapartida foram selecionados 1.000 executivos, os quais já faziam parte do corpo empresarial, delegando aos mesmos o poder de decisão (empowerment).

De acordo com o texto, observou-se: “1. Corte de 30% na capacidade de produção e fim do Keiretsu (teia de participações acionárias nos fornecedores); 2. Mudanças nos carros, em especial designs.” “Economia na compra de peças e componentes (que correspondem a 60% dos custos totais da empresa). Os fornecedores foram solicitados a reduzir os custos em 20% em 03 anos sem perda de qualidade.” Que caracterizam a gestão da organização por processos, que visa à redução de custos e alta lucratividade, melhorando a cadeia de processos.

Assim como Carlos Ghosn, que revolucionou a Nissan, Lee Iaccoca tem uma história parecida, nos anos sessenta, na empresa Ford, pois, Iaccoca mudou o futuro da Ford, porém usou o caminho inverso, enquanto Ghosn escolheu como principal ponto a redução de custos, Iaccoca iniciou pelo mercado, criando o Maverick, que foi a sensação do mercado americano na sua época, foi um novo conceito de carros esportivos, sucesso imediato o que alavancou as mudanças que Lee Iaccoca desenvolveu na empresa.

Os impactos criados na empresa Nissan devido à intervenção de Ghosn em termos “culturais” abalaram os empregados de maior poder, sócios mais velhos e dirigentes de certos setores da empresa que detinham o controle de decisão por consenso “nemawashi As decisões só eram tomadas por consenso geral.

Certa vez, para fechar uma fábrica, levaram 26 meses. “A casta mais poderosa era a dos engenheiros, que desenvolviam modelos que nunca eram produzidos.” Desta forma, houve incredulidade e desconfiança, causando certo mal estar entre os funcionários do alto escalão e que começaram a fazer corpo mole diante das decisões mais descentralizadas. Para piorar as coisas a adoção de uma língua estrangeira oficial como o inglês, causou ainda mais insatisfação na mudança cultural da empresa.          

Na condição de empreendedores assim como Ghosn, mesmo tendo que enfrentar as dificuldades financeiras, problemas culturais e “caciques” da empresa como os engenheiros em que os projetos não saiam do papel, além das decisões já tomadas, adotariam:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com