TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Super Mercado Supra

Por:   •  19/5/2016  •  Resenha  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

     

[pic 1]        [pic 2]

QUESTIONÁRIO SUPRA

  1. SERVIÇO
  1. Qual a estratégia de compra e venda do SUPRA? Existe diferença por categoria?

Para as compras, o SUPRA possui três profissionais diretos, um para atender as grandes indústrias, um para os atacadistas de acordo com as cotações semanais e o terceiro para atender os fornecedores de produtos perecíveis.

Os departamentos de lanchonete e padaria possuem um gerente que realiza as compras de matéria prima e insumos diretamente com os fornecedores.

A freqüência das compras tem relação direta com as visitas das indústrias e com o giro dos produtos, de acordo com suas categorias (setor, grupo, famílias).

Com relação as vendas, o maior desafio da empresa é vender a um preço justo, que seja atrativo e que gere rentabilidade. A precificação por categorias, através da avaliação do giro e das marcas predominantes é um dos focos da empresa, além disso,  aliar um bom mix de produtos, onde o cliente consiga encontrar o que procura com a venda de “serviços” é fundamental. A venda e o faturamento da organização estão diretamente ligados a atendimento de qualidade.

  1. MIX
  1. Qual estratégia para estabelecer o MIX?

Demanda e quantidade ofertada tem relação direta, se um produto é muito procurado, é necessário atender toda a quantidade de clientes que deseja esse produto. O espaço das marcas líderes, as quais fazem grande divulgação na mídia, deve estar garantido.  O SUPRA, por ser uma empresa que acredita na força de sua marca, aposta na inovação em marcas de qualidade mesmo que ainda desconhecidas. Além disso, utiliza as grandes negociações da empresa como oportunidade de crescimento conjunto, seja em mix ou em marketing institucional.

 

  1. Como é definida a margem de contribuição (categoria ou produto)?

Primeiramente considera-se a categoria do produto, avaliando seu giro e sua sazonalidade.  Realmente a precificação da concorrência tem impacto, porém, o custo do produto é muito respeitado, avaliando em discrepâncias substanciais as marcas similares e as maiores negociações a fim de manter margem de contribuição.

  1. Qual o estudo para se definir o que estocar?

- negociações que garantam maior rentabilidade.

 - um produto sazonal com base da demanda.

 - inserção de um produto em grande quantidade, a fim de quem o preço seja atrativo independente da marca.

 - parceria comercial que viabilize a flexibilidade de pagamentos

 - promoções e ofertas especiais que atendam a um maior número de clientes  do que procura a divulgação do Marketing

        

  1. SUPRA – PRODUTO

  1. Missão

Procurar, muito mais que vender produtos, oferecer serviços que agreguem a satisfação do cliente, podendo inclusive antecipar sua perspectiva de necessidade de consumo. 

  1. Objetivos

Estabelecer um vínculo com o cliente, de forma que ele naturalmente eleja o Supra como uma empresa que o respeite e valorize. Assim, ele próprio irá se tornar um divulgador do nosso atendimento.

  1. Visão

Manter o foco na preocupação com o atendimento para que, concomitantemente com a busca de oportunidades comerciais com fornecedores, mantenha o Supra como referência em Ituiutaba e região.

  1. Planejamento

  1. Orçamento – Como é definido o orçamento de compra, marketing?

No orçamento de compras, o trabalho é feito acompanhando  o  giro  dos  produtos,  dando atenção aos setores de reposição e estocagem para que não haja ruptura de estoque. Ao mesmo tempo, busca-se o equilíbrio do fluxo de caixa (pagamento das compras X recebimentos das Vendas). 

No orçamento de marketing, se estabelece um plano de divulgação da marca e das ofertas, são feitas campanhas  com  contratos  de  médio  e  longo  prazo  com a mídia. A verba para essa ações é definida sobre o faturamento, somado a outras verbas que agreguem valor a campanhas promocionais. 

  1. Margem de Contribuição

Obedecendo rigorosamente a fórmula do Preço Mínimo de Venda ao Consumidor (PMVC) para dar segurança a rentabilidade da empresa, observa-se o custo fixo da loja (despesas média dos últimos três meses X faturamento do mesmo período) adicionando as regras fiscais, e avalia-se o giro da categoria, pormenorizando produtos específicos com margens diferenciadas. 

  1. OBSERVAÇÕES ADICIONAIS:

Acredita-se  que  a  prática  comercial,  o  feeling  da  empresa  está  relacionado com inúmeras variáveis, especialmente a estrutura interna do Departamento de Compras, e a liberdade oferecida  aos  gestores por parte da Diretoria.  O Marketing institucional muito bem elaborado ao longo dos anos valida um trabalho, hoje, no Marketing Promocional de ofertas e de preços, ou seja, compartilha a responsabilidade da empresa em reforçar diariamente por seu RH a importância do cliente, e também a importância do colaborador em representar as necessidades da Diretoria: crescimento conjunto, a empresa e aqueles que a movem (clientes, colaboradores e fornecedores). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com