TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso atps gestao de pessoas

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 5

Com base no estudo de caso da ‘’Gráfica Impress’’, identificamos os seguintes fatores negativos:

  • Terceirização do Departamento Pessoal;
  • Falta de planejamento e eficácia no Recrutamento e Seleção;
  • Contratação por indicação e grau familiar;
  • Rotatividade de funcionários da produção e vendedores;
  • Falta de um Plano de Carreira;
  • Poucos Benefícios;
  • ‘’Descaso’’ com o espaço livre disponível no local da empresa;
  • Falta de um programa de Qualidade de Vida com os funcionários;
  • Funcionários levam a própria alimentação de casa;
  • Distribuição de tarefas e funções feitas de forma inadequada;
  • Falta de padronização e formalização com os procedimentos internos da empresa;
  • Problemas com a logística e com os prazos de entrega.

Baseados nessas problemáticas, elaboramos um plano de melhoria que se faz eficaz para o bom andamento da empresa do Sr. Pedro.

Para um bom relacionamento entre empresa e funcionários o departamento de Recursos Humanos é de suma importância, pois ele atua também como ‘’Porta Voz’’ da empresa e como ‘’Defensor’’ dos assuntos relacionados à empresa e aos funcionários.

A Gráfica Impress ainda não possui um Departamento Pessoal próprio, uma contabilidade terceiriza essa função.

O ideal seria criar um setor de RH dentro da empresa, utilizando uma sala no prédio destinado à administração para rotinas de Departamento Pessoal e uma outra sala para Recrutamento e Seleção, para isso se faz necessária a contratação de dois funcionários, um ficará responsável por tudo o que envolve:

Recrutamento e Seleção: Com isso o proprietário não realizará mais os processos seletivos. O funcionário de RH irá executar a requisição de contratação traçando o perfil da vaga, divulgando a vaga em aberto, recrutando candidatos (de forma interna ou externa, de acordo com cada vaga), realizando os processos seletivos e por fim a aprovação do candidato com o melhor perfil para a vaga.

Treinamento e Desenvolvimento: Elaborar um programa de treinamento interno com os colaboradores, identificando possíveis talentos e os desenvolvendo. Realizará também o planejamento de retenção para constatar possíveis fatores de desmotivação e descontentamento, diminuindo assim a rotatividade dentro da empresa. Desenvolverá com os colaboradores um programa de Qualidade de Vida, utilizando a área aberta da empresa para realizar atividades de descompressão e Ginástica Laboral.

O outro funcionário do RH ficará responsável pela rotina de Departamento Pessoal, como:

Controle de ponto, Folha de pagamento, Cargos e salários e Vale Transporte. Além de administrar os benefícios à serem oferecidos aos funcionários, como: Assistência médica, Cesta básica (por mérito) e convênio com instituições de ensino para incentivar os colaboradores a se especializarem.

Atualmente os colaboradores levam sua própria comida, a sugestão que oferecemos seria a Terceirização de uma empresa especializada em servir alimentação adequada, ela servirá as refeições no próprio refeitório da Gráfica, acreditamos que isso contribuirá com diversos fatores como: Demonstrar a preocupação com a saúde dos funcionários, não ter a necessidade de oferecer Vale Refeição o que contribuiria com a certeza de que todos estão consumindo uma comida balanceada e saudável dentro da empresa e o evitaria uso indevido de tal benefício.

Verificamos em nosso estudo de caso que o processo de informação e repasse das tarefas é feito de forma informal pelo Sr. Pedro, o correto seria padronizar os procedimentos internos e formalizar a forma de fazer os comunicados. Um sistema interno de informação seria muito útil, o mesmo serviço pode ser feito também via e-mails, o que reduziria os custos de um sistema e seria de fácil visualização à todos, em curto tempo, considerando que todos os funcionários da administração, vendedores, designers, diretores, e gestores tenham acesso à uma conta de e-mail da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com