TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Gestão de Pessoas

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.867 Palavras (20 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 20

CAMPANHA NACIONAL DAS ESCOLAS DA COMUNIDADE – CNEC

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO - UNICNEC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LARISSA BITTENCOURT MENDES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR l:

Um estudo de caso na empresa Repall – Comércio de Máquinas e Equipamentos LTDA.

Osório

2018


LARISSA BITTENCOURT MENDES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR I:

Um estudo de caso na Empresa Repall – Comércio de Máquinas e Equipamentos LTDA.

Relatório de Estágio l apresentado ao curso de Administração do Centro Universitário Cenecista de Osório UNICNEC, como Requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Curricular l.

Orientadora: Prof.ª Ms. Fabiana Pereira Rosa

Osório

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO        5

3 MÉTODO        7

4 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL        9

4.1 Microambiente        9

4.1.1 Estrutura organizacional        9

4.1.2 Gestão de pessoas        9

4.1.3 Matriz Swot – Análise dos pontos fortes e fracos        11

4.2 Proposição de melhorias        12

REFERÊNCIAS        16

APÊNDICE A- ROTEIRO DE ENTREVISTA        18

APÊNDICE B- DECLARAÇÃO DE CARGA HORÁRIA............................................22

APÊNDICE C- DECLARAÇÃO DE CARGA HORÁRIA REALIZADA NA EMPRESA..................................................................................................................23

ANEXO A - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE ESCLARECIDO (TCLE) .........24

ANEXO B - RELATÓRIO ANTIPLÁGIO....................................................................26 

1 INTRODUÇÃO

A administração é um processo evolutivo e interativo, no sentido de que tudo o que acontece hoje, em administração, está relacionado a acontecimentos passados, de forma direta ou indireta, e todos os assuntos estão, de alguma forma, interligados (OLIVEIRA, 2010).

A capacidade de gerir uma organização pode ser comparada a forma como o ser humano cuida da sua saúde. Do mesmo modo, é preciso cuidar-se num todo, ao passo que, no humano, qualquer doença pode se espalhar por todo o corpo, tendo seu início em apenas uma área, e, na organização, funciona da mesma forma, ao passo que, se determinado departamento possuí um problema não resolvido e que, com o tempo é agravado, a empresa é afetada num todo (SEBRAE, 2004).

Por isso, a gestão empresarial é vital para a continuidade e sucesso da organização, já que visa fazer com que a mesma caminhe corretamente em todas as suas áreas e atividades, visando o crescimento empresarial e o atingimento do objetivo principal da organização (SEBRAE, 2004).

O presente relatório de estágio do Curso de Administração foi realizado no segundo semestre de 2018, na empresa Repall – Comércio de Máquinas e Equipamentos LTDA, uma empresa de pequeno porte, localizada em Santo Antônio da Patrulha, no ramo de comércio varejista de ferragem e ferramentas, e reparação e manutenção de equipamentos elétricos e agrícolas, presente há dois anos no mercado. A organização conta com apenas uma unidade, com cinco colaboradores, atendendo agricultores, indústrias, jardineiros, pessoas relacionadas à construção civil, entre outras.

Ao longo do relatório, apresenta-se a caracterização da organização no segundo capítulo, os métodos utilizados no terceiro capítulo e, no quarto capítulo, o diagnóstico organizacional da empresa.


2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A organização escolhida para o desenvolvimento deste estudo é uma empresa de nome fantasia Repall, no ramo de comércio varejista de ferragem e ferramentas, e reparação e manutenção de equipamentos elétricos e agrícolas. Fundada por Ricardo Peixoto e Marizete Peixoto, em agosto de 2016, completa em 2018, dois anos do início de uma história.

Nos primeiros meses, a Repall iniciou de maneira informal, atendendo seus clientes de forma direta, indo até eles. A partir do mês de outubro de 2017, o proprietário Ricardo, que já trabalhava há 12 anos na área, foi procurado por algumas marcas para representá-las devido ao seu conhecimento, como Stihl e Karcher, uma grande conquista, pois se tratava de duas marcas líderes no mercado internacional. A partir deste momento, foi inaugurado o estabelecimento, facilitando o atendimento, contando com apenas três colaboradores, os proprietários e um técnico na oficina.

Mesmo estando há pouco tempo no mercado, no decorrer do tempo, houve algumas ocorrências que impactaram os resultados. Um acontecimento positivo foi em outubro de 2017, sendo a parceria com as marcas que hoje a empresa representa, Stihl e Karcher. Como ocorrências negativas, pode-se citar a greve dos caminhoneiros, quando a Repall ficou sem receber máquinas através das transportadoras durante o período, o que impactou no resultado daquele mês. Recentemente, ocorreram algumas semanas de chuva que atrapalharam a venda de alguns itens, como as roçadeiras. Já em setembro de 2018, a empresa passou por algo positivo, uma nova representação, agora da marca Makita, conhecida em vários países.

Hoje, a organização conta com apenas uma unidade, localizada na cidade de Santo Antônio da Patrulha, na Avenida Coronel Victor Vila Verde, n.1371. Os fundadores escolheram esta localização estrategicamente, por ser próxima de outros comércios do mesmo seguimento, facilitando a visualização da Repall perante os clientes.

Devido ao seu desenvolvimento, nestes dois anos, hoje a organização conta com cinco colaboradores, dois vendedores e três técnicos na oficina. A grande maioria de seus clientes são agricultores, pessoas relacionadas à construção civil, indústrias e jardineiros. A Repall possui um número significativo de clientes em outras cidades, os quais confiam no seu trabalho e se deslocam a Santo Antônio da Patrulha para ter o atendimento prestado pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (242.1 Kb)   docx (65 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com