TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTRATEGICA

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DISCIPLINA: GESTÃO ESTRATÉGICA

PROFESSORA: LUCIANA FREIRE DE LIMA MARINHO

TUTORES A DISTÂNCIA E PRESENCIAL: MARCOS ANTÔNIO SEIXAS DE MELO E FLÁVIO CÉSAR VIDAL COUTO

EQUIPE: JOSÉ WELLINGTON CRUZ ANDRADE MAT: 1140737

MARIA ANNISLAINE GONÇALVES GINUINO MAT: 1140919

LUZIMAR SANTOS DE LIMA MAT: 1140790

ATIVIDADES 3, 4 E AVALIAÇÃO FINAL DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

  1. Diante do assunto discutido nossa equipe posiciona o IJF para o público em geral na diferenciação no atendimento aos seus pacientes e no enfoque do seu propósito, cumprindo com suas obrigações organizacionais na redução dos custos operacionais.

Esta unidade hospitalar tem como seus parceiros o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) inserido pelo S.O. S emergência que tem como responsabilidade verificar o diagnostico e propor melhorias de curto, médio e longo prazo para programar ações na solução das dificuldades em atender no pronto- socorro; estabelecer parcerias com as instituições privadas com o intuito de diminuir a superlotação.  Outro parceiro é o Pronto Socorro dos Acidentados, um contrato contando com 30 leitos sendo transferidos do IJF para este lugar 150 pacientes traumatológicos. E contado também com a parceria do hospital Fernando Távora com 20 leitos.  

O Instituto José frota conhecido como IJF, é referencia em atender as fraturas físicas (traumas) e foi fundado em outubro de 1971, sendo considerado um pronto-socorro especializado  e sua gestão é municipal sediado na região metropolitana de Fortaleza.  Apresenta uma história de superlotação causada pelo pacientes vindos do interior do Estado do Ceará totalizando 50% dos atendimentos.

As principais atividades de alta complexidade da organização são: nefrologia, queimados, terapia nutricional e trauma ortopedia. Além de outros serviços quais seja realização de raios-X, ultrassom e tomografia computadorizada, emergências adulta, pediátrica e traumatológica, cirurgias, enfermagem, hemodiálise, otorrinolaringologia de urgência e se destacando como o maior doador de órgãos e tecidos do estado do Ceará.

A proposta de valor que o IJF irá oferecera comunidade em geral é usar padrões de desempenho para avaliar os seus resultados. Na medida em que vão se adotando estratégias para diminuir o numero de atendimento, transferindo os pacientes para os frotinhas, tendo a meta de atender a sua real especialidade. E ver na satisfação dos seus clientes a sua maior conquista desejando alcançar os 80% nessa área em 2016.

Os recursos materiais deste hospital são utilizados nos diferentes exames, centros cirúrgicos, UTI’s e também nos consultórios médicos com ferramentas que os auxiliam com os principais instrumentos; E os recursos  humanos são: os 2.191 funcionários  divididos entre gerentes, médicos e demais funcionários que trabalham  empenhados em levar um serviço digno e humano a quem necessita.

        O seu tipo de relacionamento tanto com o ambiente interno quanto com o externo está sustentado nas relações de qualidade uns com os outros, pois somente agindo assim de forma sadia é que a unidade hospital ira ter um atendimento eficaz. Vendo nos pacientes e colaboradores o sucesso acontecer fazendo tudo com dedicação, respeito e oferecendo os melhores serviços e produtos.

        As fontes das receitas do Instituto José Frota serão a verba do ministério da saúde que libera dinheiro para a compra de 13 tipos de equipamentos importantes para o seu funcionamento; a Prefeitura Municipal de Fortaleza entrará com complementos financeiros e também do Governo estadual de quem recebe mensalmente.  Tudo isso é muito bem aplicado e os resultados a própria sociedade sente quando suas necessidades são realmente atendidas.

  1. Sim, porque nosso posicionamento mostra que a missão e visão do IJF e procurar sempre o bem estar físico e mental de seus pacientes tratando como clientes, e mostra que tudo vem sendo realizado de acordo com as normas da instituição.

OPORTUNIDADE

AMEAÇA

Visão de futuro 

Melhores decisões  

Falta de planejamento  

  Falta de percepção o dos problemas

PONTO FORTE

 Tudo que e planejado, e colocado em prática

 Com essas ações é possível prever o que irá acontecer dentro do IJF?R- sim, uma vez que tudo tem de acontecer conforme as ações planejadas pela gerência hospitalar.

 Diante das informações que possui pode pensar em melhorar o atendimento através das ações planejadas? R- na medida em que se conhece a situação da organização cria-se um diagnostico.

De que maneira o ponto forte influencia na solução dessa ameaça?R- o planejamento será fundamentado para manter a estratégia da organização.

De que maneira o ponto forte influencia na razão das decisões? R- o gestor deve vê no planejamento a razão das suas ações.

Aplica bem os recursos

De que maneira o ponto forte influencia na razão das decisões? R- o gestor deve vê no planejamento a razão das suas ações.

 Diante das informações que possui para pensar em melhorias, como os recursos serão aplicados? R- com as informações que o IJF possui faz-se uma previsão de quais recursos necessitam e da maneira como tomam –se as decisões melhores.

De  que maneira o ponto forte influencia na solução dessa ameaça? R- todos os recursos aplicados no hospital devem atender as suas próprias carências.

De  que maneira o ponto forte influencia na solução dessa ameaça? R- todos os recursos aplicados no hospital devem atender as suas próprias carências.

E PONTO FRACO

Falta de infraestrutura

Com a oportunidade como vencer esse ponto fraco? R- o IJF deve ampliar a sua estrutura para comportar os leitos suficientes.

 Com a oportunidade como pode solucionar esse problema? R- a solução da falta de leito é levar os pacientes para os frotinhas e atender precisamente seu público alvo.

De que maneira irá fazer para eliminar esse ponto fraco? R- será considerada correta a maneira que mostre a falta de leitos e diante disso a curta permanência dos pacientes no hospital.  

De que maneira irá fazer para encarar esse ponto fraco? R- o jeito de encarar o problema é manter sempre divididos os pacientes em leitos menores e maiores de acordo com as necessidades de cada um.  

Super lotação

Com a oportunidade que tem em vista como descartar o ponto fraco? R- o IJF poderá descartar a superlotação se transferir cada paciente para o hospital certo que os atendam.

Tendo a oportunidade ao seu redor como eliminar o ponto fraco e focar na sua missão? R- o Instituto José Frota eliminará a superlotação com a abertura de novos postos de saúde próximos a ele.

Qual a maneira a ser utilizada para resolver este problema?  R- o ponto fraco demonstra que a superlotação pode diminuir na proporção em que forem atendidas as doenças físicas mais graves.

Tendo a oportunidade ao seu redor como eliminar o ponto fraco e focar na sua missão? R- o Instituto José Frota eliminará a superlotação com a abertura de novos postos de saúde próximos a ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (233.6 Kb)   docx (53.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com