TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Estrategica - Tecnologia da Informação

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Ações Estratégicas – Minas Móvel

Março/2019

Elaborado por: Caroline Bär

Disciplina: Gestão estratégica da tecnologia da Informação

Turma: ONL018BL-ZOGELD08T1

Tópicos desenvolvidos

Abordagem de ações estratégicas para melhorar os processos desenvolvidos internamente pela empresa Minas Móvel, nas seguintes áreas:

• Produção;

• Distribuição;

• Logística;

• Serviços;

Apresentação e objetivo

O papel da tecnologia da informação na economia atual, é o de auxiliar as empresas a alcançarem os seus objetivos básicos de captarem e envolver clientes, aumentar a produtividade e melhorar a eficiência de suas operações.

O presente trabalho irá apresentar ações estratégicas para auxiliar a empresa Minas Móvel, a qual quer rever seu modelo de negócio para manter-se competitiva no mercado alcançando vantagens competitivas.

Devido ao fato do mercado estar em contínuo crescimento, o departamento de TI da empresa deverá propor atividades para os processos internos da organização, onde será possível definir um posicionamento estratégico adequado, através de ações nos seguintes processos:

 Produção;

 Distribuição;

 Logística;

 Serviços;

Desenvolvimento

Um sistema de informações é um conjunto de componentes inter-relacionados, que efetuam a coleta, fazem o processamento, armazenamento e distribuição das informações de modo a apoiar a tomada de decisões da empresa.

Desde o início do século XX, já conseguimos notar que o mundo está vivenciando um aumento no número de profissionais que produzem valor utilizando tecnologia da informação. (PERINI, 2009, p. 12). O conhecimento e a informação tornaram-se peças chaves para muitos serviços e produtos de praticamente todos os setores. Segundo o mesmo autor, os sistemas de informação são utilizados para otimizar fluxos de informação e conhecimento. Como a produtividade depende da qualidade dos sistemas utilizados, é muito importante para o crescimento da empresa que as decisões da administração nesse setor estejam ajustadas ao planejamento estratégico da empresa.

Para a Minas Móvel continuar competitiva no mercado, sentiu-se a necessidade de uma remodelagem organizacional, com enfoque nos seguintes processos:

Produção

No setor da produção a TI é estrategicamente importante, pois auxilia as empresas na redução dos custos de processos e na tomada de decisões por parte dos gestores.

A empresa poderá utilizar os dispositivos de TI para diferenciar seus produtos e serviços, reduzindo as vantagens de diferenciação dos concorrentes, criar novos produtos, fazer alterações nos processos empresariais, desenvolver novos mercados ou nichos de mercados existentes exclusivos, promover o crescimento, utilizar a TI para administrar a expansão dos negócios da empresa, em nível regional e mundial, diversificar e integrar com novos produtos e serviços.

Através da tecnologia da informação torna-se possível desenvolver alianças e sistemas de TI interorganizacionais conectados pela internet, extranets ou outras redes que apoiem relações estratégicas entre as empresas, clientes, fornecedores, entre outros.

A empresa Minas Móvel terá a opção de implantar o S.I.G, (Sistema de Informação Gerencial) pois ele auxilia na tomada de decisão, beneficiando o sistema de operações com um melhor atendimento e desenvolvimento empresarial, viabilizando uma maior rapidez e cuidado durante os processos a serem executados. O S.I.G é um conjunto de pessoas e softwares, que visa melhorar a eficiência operacional, sendo assim irá auxiliar na organização e na resolução de problemas organizacionais.

Distribuição

A TI supera barreiras geográficas, melhora o atendimento, reduz a demora no preenchimento de pedidos, otimiza o fluxo de caixa e agiliza o envio de pedido aos clientes.

A tecnologia já chegou nos caminhões, sendo que alguns são equipados com sistemas que possibilitam frenagens e câmbio automáticos, possuem radares, gerenciam os próprios sistemas de alimentação e arrefecimento, tornando maior a vida útil do veículo, melhorando a segurança e reduzindo os custos.

No caso da Minas Móvel, seus sistemas de distribuição são diferenciados, pois não possuem uma entrega efetiva, serão disponibilizados de forma on-line, onde os clientes terão orientações de como fazer os acessos e a instalação nos seus servidores. Caso não seja possível ou aconteça algum contratempo, a empresa deverá encaminhar uma pessoa responsável para sanar as dificuldades, porém este atendimento on-line consegue dar uma maior agilidade para a empesa e uma considerável redução dos custos.

Logística

A área de logística passou a ter uma grande importância no planejamento estratégico da empresa.

Uma boa logística consegue entregar o produto correto, da forma adequada, no menor tempo possível e com o menor custo. Quando a empresa alia a logística aos processos de TI, consegue alcançar este objetivo com maior eficiência, pois consegue integrar diversos processos, melhorando a comunicação entre os departamentos, melhorando a linearidade das etapas de logística.

Um sistema de TI consegue concentrar as informações em uma base de dados única, facilitando o monitoramento e o seu acesso. Permitindo uma maior segurança de seus dados.

Alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com