TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de pessoas no setor publico

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 8

Disciplina: Gestão de Pessoas no setor Público.

Nome da Atividade: AD1 – Unidade 1.

1)(1 ponto) A Unidade I apresentou a história da gestão de pessoas nas organizações. Após a leitura do conceito “patrimonialista liberal clássico”, apresentado nesta unidade, pesquise este conceito em outros materiais e faça um resumo de suas características com suas próprias palavras

O patrimonialismo Liberal Clássico tem como principal característica a não separação entre o que é um bem publico e o que é o bem privado, por parte dos governantes. Assim sendo, o governante, age com o Estado como se este fosse seu bem e o Estado controla, de forma monopolizada, toda a atividade produtiva.

Neste sentido o Estado é um patrimônio de seu governante. O governante usa o dinheiro, o bem público, para fazer desde compras pessoais como roupas, móveis para sua casa, até para a construção de uma estrada, por exemplo.

Max Weber associava a ideia de patrimonialismo as ideias patriarcalistas, onde o poder concentrava-se nas mãos do patriarca.

Neste modelo há uma fragmentação social e no grupo social há favorecidos e desfavorecidos de acordo com as mudanças de governo. Os cargos públicos são preenchidos não por pessoas com competência para tal mas sim por pessoas da família ou relação dos governantes e que sejam de seu agrado.

2)(1 ponto) A experiência de Hawthorne, em Chicago, desenvolvida pelo psicólogo americano Elton Mayo foi fundamental na evolução da Gestão de Pessoas nas organizações. Após pesquisa, apresente de forma resumida e sistematizada o que consistiu esta experiência e seus principais achados.

A experiência de Hawthorne foi realizada em 1927 em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne com finalidade de determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida através da produção. A direção da empresa contratou uma equipe de Harvard para conduzir tal experimento porém seu objetivo não era o aumento da produção e sim um maior conhecimento dos funcionários uma vez que tal fábrica valorizava o bem-estar de seus empregados.

O experimento foi dividido em quatro fases:

1ª fase: o objetivo era verificar o efeito da luminosidade na produtividade dos operários. Foram separados dois grupos de funcionários com mesmas condições de trabalho, porém em salas distintas uma com iluminação variável e outra com iluminação contínua.

Nesta fase observou – se que o fator luz não alterava a produção porém fatores psicológicos geravam tal alteração uma vez que o grupo que trabalhava sob luz intensa julgava necessário produzir mais e o grupo de trabalho sob luz variável também o fazia.

2ª fase: o objetivo era observar as variações de rendimentos decorrentes das inovações a que eram submetidos os operários de um grupo.

Nesta fase um grupo de moças fora separado do restante dos operários apenas por uma divisória de madeira e foram dadas a estas condições diferenciadas de tempo de descanso, aumento salarial, redução da jornada de trabalho.

Aqui observou – se pouca diferença na produtividade deste grupo em relação a do restante dos operários porém, neste grupo diferenciado, as relações interpessoais melhoraram, não havia o medo perante a figura do supervisor, o grupo mostrou – se menos ansioso, trabalhando num ambiente sem pressões e com objetivo comum.

3ª fase: nesta fase, a empresa, objetivava conhecer melhor os sentimentos e atitudes de seus operários bem como obter dos mesmos sugestões que pudessem ser aproveitadas. Para isto iniciou – se um programa de entrevistas

Este programa de entrevistas foi fruto dos resultados da fase anterior, quando o foco deixou de ser melhores condições físicas de trabalho e passou a ser as relações humanas. Devido a boa aceitação do programa, foi criada a Divisão de Pesquisas Industriais para absorver e ampliar o programa de pesquisa

Nesta fase observou – se uma tendência dos trabalhadores a se proteger de atitudes que os mesmos pudessem julgar ser ameaças administrativas ao seu bem-estar.

4ª fase: tinha o objetivo analisar a organização informal dos operários aqui os operários foram divididos em grupos e os salários individuais eram baseados na produção do grupo. Nesta fase observou – se que quando os operários atingiam uma produção que consideravam a ideal, reduziam o ritmo9 de trabalho. Basicamente o excesso de trabalho de um dia compensava a baixa produtividade do outro e vice-versa.

Conclusão: apesar das pesquisas serem interrompidas no ano de 1932, devido a crise de 1929, os pesquisadores chegaram a algumas considerações.

Segundo a pesquisa o nível de produção é determinado pela integração social e não pela capacidade física dos operários.

O comportamento de um indivíduo apoia – se totalmente no grupo, isto é, um indivíduo age como parte do grupo. O comportamento dos trabalhadores está condicionado a normas e padrões sociais, ou seja, eles agem de modo a obter recompensas sociais ou a não obter sanções sociais.

A empresa passou a ser vista como um conjunto de grupos sociais informai cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal.

A existência de grupos sociais que se mantém em constante interação social dentro da empresa.

O moral do trabalhador é influenciado pelo conteúdo e pela natureza do trabalho.

Os elementos emocionais e mesmo ir racionais passam a merecer uma maior atenção.

3)(2 pontos) Na década de 1930, mais especificamente a partir de 1937, tem início o primeiro grande esforço de inovação do sistema público do País. De acordo com Ferreira et al. (2005) nesse período tem início o Estado intervencionista e que, após a Constituição de 1934, predominou o modelo clássico baseado em uma burocracia que Marcelino (2003) chama de modelo weberiano, em alusão a Weber.

Nesse período foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que foi fundamental para o processo de modernização da Gestão de Pessoas no setor pública Brasileiro. Após pesquisa, apresente de forma resumida e sistematizada quais eram os principais objetivos do DASP e a transformação que ele iniciou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com