TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao estrategica

Por:   •  22/4/2016  •  Monografia  •  10.753 Palavras (44 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 44

Meu Trabalho de Monografia

TEMA: Relato de Experiências Missionárias na Cidade de Currais no Sul do Piauí.

2. Conceito de Missões:

         A palavra “missão” origina-se do verbo latino militere, mito ,que significa “enviar com uma responsabilidade, com uma tarefa. No Novo Testamento, aparece o termo grego apostello, com o mesmo significado da palavra latina. Em português, dependendo do contexto em que está sendo empregada a palavra pode assumir diferentes significados:

Função ou autoridade delegada a alguém para executar uma tarefa; pode ser um grupo de autoridades representantes do governo de uma nação (missão diplomática); Obrigação, dever, responsabilidade, encargo de uma pessoa, física ou jurídica;

Entende-se como uma Instituição religiosa para pregação da fé cristã, tomemos o exemplo dos servos do Senhor Jesus, chamados para uma missão especial; pastores, missionários e Apóstolos, todo aquele obedece a palavra e entende o ide de Jesus. Como o exemplo do Apóstolo Paulo chamado e escolhido pelo próprio Deus. Rm.1.1 “Paulo, servo de Cristo Jesus, separado para o evangelho de Deus.” È uma responsabilidade que Deus confia a seus servos.

“Gramaticalmente significa ação de mudar, comissão, encargo incumbência, comissão diplomática, ordem divina, conferida num propósito espiritual.” Missões é a incumbência que Jesus 0rdenou a sua igreja, sendo ordem divina, deu este privilegio aos  homens com propósito espiritual para mudar o destino de todos aqueles que escutar a mensagem de salvação.

2.1 Missões em Geral

No contexto bíblico a ideia de missões está ligada a igreja, pois se refere ao trabalho da pregação do evangelho e de formação de novas igrejas.

Israel de Araújo declara que: “Todos os povos, no decorrer da história, conscientemente ou não, deram a sua parcela de contribuição á pregação do evangelho e á expansão do Reino de Deus na terra. No entanto a contribuição mais expressiva indubitavelmente veio dos romanos, dos gregos, e dos judeus.” (História de missões) P.96 Graças a esses povos que se dispuseram em obedecer ao ide de Jesus, alguns até sacrificando sua própria vida, para que esta palavra chegasse até nós.

A Enciclopédia livre diz que: “missões são iniciativas religiosas destinadas a propagarem os princípios do cristianismo entre povos não cristãos. Basea-se em princípios da teologia cristã em imitação do ministério de Jesus Cristo e em cumprimento do mandamento que deu aos seus apóstolos para pregarem o Evangelho pelo mundo.”

“Mas, além de serem simples ministério da palavra, as missões se estruturam ou inserem em comunidades estáveis e procuram integrar, com maior ou menor sucesso, os princípios cristãos com a realidade de vida dos povos em que se implantam. Dessa forma, ultrapassam a esfera religiosa e assumem uma dimensão social, econômica, educativa, assistencial e, muitas vezes, também artística e cultural.”

( Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

         Podemos afirmar que missões foi algo grandioso que Deus criou para que o homem fosse alcançado de forma extraordinária pelo poder do evangelho. Somente um Deus tão amoroso, pôde fazer algo tão sublime pela humanidade perdida, quando demostrou o seu amor incondicional, enviando o seu único Filho para resgate de todo aquele que crer. Em João 3.16 está escrito: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mais tenha a vida eterna.”

Por causa da desobediência do homem, ouve uma ruptura do elo que ligava Deus e o homem, então Deus enviou seu Filho ao mundo para restaurar este elo; ou, seja á aliança.

         A missão de Jesus ao mundo foi salvar o homem perdido, sendo Ele o maior missionário que este mundo jamais viu. È impossível compreender a vida e o ministério de Jesus fora do contexto missiológico. Foi o seu amor pelo mundo perdido que o trouxe do lar da glória a este mundo, onde deu a sua vida na cruz do calvário para a redenção de todas as tribos, línguas, povos e nações.

O Apostolo Paulo nos exorta a que tenhamos o mesmo sentimento, a mesma atitude que Jesus teve. Deus deu uma dádiva valiosa para alguém que não merece, sem impor receber nada em troca.

A EMAD (escola de missões das Assembleias Deus) define missões como: “Uma tarefa dada por Deus á igreja para que, seguindo o exemplo de Cristo, proclame por palavras e ações o reino dos Céus, chamando todos ao arrependimento e a ter fé em Cristo, ensinando-os a serem seus discípulos.” P13 (guia prático de missões, obra produzida pela EMAD. Casa publicadora das Assembleias de Deus, R.J 1ª EDIÇÃO 2005).

Realmente esta tarefa é sublime que o Senhor Jesus confiou a nós que somos seus discípulos, este privilegio poderia ter dado aos anjos, mas preferiu incumbir aos homens seus servos.

Jaime Nunes interpreta missões no Antigo Testamento como: “Uma ordem recebida de Deus para levar sua mensagem a uma pessoa ou uma nação.” No Novo Testamento, refere-se á tarefa que Deus delegou a Cristo que por sua vez incumbiu aos apóstolos. (Jaime Nunes Mendes).paixaopormissoes.blogspot.com.br/

Podemos encontrar no Velho Testamento a missão que foi delegada a Moisés Deus o escolheu para uma tarefa especial da qual ela se achava incapaz, sempre que somos chamados, não temos capacidade de nós mesmo, mas o Senhor nos capacita para a boa obra.    

2.2  Base Bíblica de Missões

Encontramos em toda bíblia textos que nos exortam a importância de fazer missões, ou de levar a mensagem de Boas-Novas de salvação ao mundo perdido sem Deus e sem luz.

No século 16, aos nossos dias a palavra “missões” significa a igreja sendo enviada ao mundo. E o próprio Deus foi quem primeiro enviou. Quando enviou seu Filho amado, com a missão de resgatar o homem da escravidão do pecado.

         Marcos 16.15 “E Disse-lhes: Vai pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” (Bíblia IVN) A ordem do mestre para a igreja é pregar o evangelho a todas as pessoas sem exceção.

O objetivo é alcançar o mundo inteiro, é resgatar pessoas, não importa o lugar onde se encontram, a ordem de Jesus é levar o evangelho libertador a essas pessoas que estão escravizadas pelo pecado.

De todas as idades, nível social e cultural, para Deus não importa a forma como estão, como podem ser encontradas.

         Em Atos 10.11 “viu o céu aberto e algo semelhante a um grande lençol que descia á terra, preso pelas quatro pontas,” (bíblia NVI)

A visão que Jesus dar a Pedro, ensina-o a não ter acepção de pessoas, porque havia em Cesaréia um homem chamado Cornélio de nacionalidade Italiano, que necessitava de salvação ele e toda a sua casa. Para Jesus o que importava era aquela família que precisava ser salva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.9 Kb)   pdf (286.4 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com