TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Administração de Empresa

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

1- Quais foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas?

A São Paulo Alpargatas enfrentava diversas dificuldades, financeiras e estruturais. A empresa amargava prejuízos, estagnação no mercado, funcionários desmotivados e uma estrutura antiquada que não evoluiu com o passar dos anos. A centralização das decisões era acentuada, o que gerava uma comunicação falha, e dificultava inovações. Sua nomeação foi vista com desconfiança, o que poderia vir a ser um empecilho a mais na implementação do seu modelo de gestão.

2- Quais foram os fatores que contribuíram para a falta de motivação entre os trabalhadores?

Devido à centralização excessiva na tomada de decisão, o reflexo se dava na motivação dos funcionários, pois os mesmos não tinham liberdade criativa (setor de marketing), a comunicação entre os setores era falha, suscitando conflitos. A burocracia era excessiva e o nível de formalização exagerado, o que gerava desunião das equipes.

3- Quais as características dos grupos de trabalho que Fernando Tigre encontrou quando assumiu a presidência da Alpargatas? Qual foi o seu impacto no ambiente de trabalho?

Os funcionários estavam desmotivados – pelos fatores já citados – sendo necessário modificar o modelo de gestão, reduzindo a formalização e burocracia excessiva. Tigre encontrou colaboradores resistentes devido ao modo arcaico de operação. Diante dessa nova realidade os colaboradores mais antigos, e principalmente do alto escalão, se opuseram às mudanças e se desligaram da empresa posteriormente. Fernando reduziu o número de funcionários a fim de reduzir custos e diminuir a resistência às mudanças. Inicialmente pode parecer uma medida austera e impositiva, no entanto seu desejo era permanecer com colaboradores comprometidos com a proposta de gestão.

4- Quais foram as medidas tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?

Fernando Tigre identificou que um ambiente de excessiva formalização e burocracia, onde amizades e interesses compartilhados eram postos de lado, tornava-se pesado e mais propenso a conflitos. Com um modelo descentralizado houve uma motivação para os colaboradores que puderam mostrar o seu potencial. As decisões eram tomadas mais rapidamente e a criatividade dos funcionários auxiliava o processo. Com esse modelo aumentou a motivação dos funcionários pela a proximidade ao poder e complexidade do desafio. A Alpargatas também instituiu programas de participação nos resultados, aumentando a satisfação e comprometimento dos colaboradores.

5- Distinga, entre várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas higiênicos e fatores motivacionais, segundo Herzberg.

No caso da São Paulo Alpargatas, pode-se notar alguns elementos que são relatados na Teoria dos dois fatores de Herzberg, que embora seja criticada por simplificar as relações entre satisfação e produtividade, possui pontos interessantes. Observou-se que os funcionários da Alpargatas estavam desmotivados por diversos fatores: centralização nas decisões, falha na comunicação, gestão altamente burocrática, etc. Nesse contexto os fatores motivacionais e higiênicos estão presentes. A falta de comunicação entre setores, conflito entre supervisores e subordinados (relacionamentos interpessoais), eram resultado de políticas da empresa e se enquadram nos fatores higiênicos. Remover esses fatores não necessariamente, segundo a teoria, traria satisfação, porque é necessário gerar fatores motivacionais para conduzir os colaboradores à satisfação. A flexibilização da gestão, com a divisão dos setores de produção e mais autonomia para os mesmos gerou reconhecimento, realização, possibilidade de crescimento e aprendizagem. No caso da Alpargatas, a mudança na gestão conseguiu remover as condições que desmotivavam os funcionários e motivá-los ao oferecer valorização profissional.

6- Quais das abordagens teóricas de motivação melhor ajudam a compreender o caso?

Há diversas teorias que podem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com