TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ler o Livro e Desenvolver a Seguinte Atividade

Por:   •  9/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 6

Ler o livro e desenvolver a seguinte atividade:

a) Relacionar os conteúdos da nossa ementa com os conteúdos abordados no livro. Quais as relações possíveis entre o conteúdo abordado em Gestão de Produção e o livro A Meta?

O primeiro ato de destaque no livro é quando Alex Rogo (gerente da filial da empresa Unico na sua cidade natal) recebe a visita de Bill Peach (vice-presidente e seu chefe direto) em uma manhã para cobrá-lo sobre alguns pedidos atrasados, ele lhe dá um ultimato afirmando que se o mesmo não melhorasse a situação atual da filial, que ia de mal a pior, em até 3 (três) meses a empresa seria fechada. Aqui já há uma questão que pode ser assimilada à matéria: 5w2h, no qual Alex tem como objetivo não deixar a empresa ser fechada, deste modo, ele pensa em uma maneira de evitar tal acontecimento, o sujeito que deve evitar este incidente é ele mesmo, e o local seria a própria filial, respeitando o exato tempo de 3 (três) meses que lhe foi dado, a razão seria os atrasos nas entregas e o método é o de melhoria continua criado por ele e sua equipe no decorrer do livro. No decorrer da trama Alex começa a pensar como irá resolver essa situação e lembra-se de

um encontro que teve com um velho professor no aeroporto, onde ele explicou o que estava acontecendo na empresa, fala dos robôs que foram implementados na fábrica para melhorar a produtividade mas que não era o que estava acontecendo. O professor fez alguns questionamentos a Alex, usando uma ferramenta vista em nossa disciplina chamada: Cinco porquês; “esta ferramenta busca realizar a análise do problema a fim de identificar suas causas”. Jonah pergunta quais eram as metas da empresa de Alex e que ele teria que fazer algumas perguntas a si mesmo para descobri o que seria feito para conseguir solucionar o problema. Com isso, Alex vai a fabrica e conversa com sua equipa sobre os procedimentos que estavam sendo feitos e começa, a partir disso, a descobrir alguns conceitos de Gestão da Produção.

Um dos principais conceitos descoberto por Alex no livro, através do passeio do filho, onde Alex viu que a criança mais lenta carregava muito peso e atrasavam todas as outras, foi o de gargalos, também estudado em sala de aula; a partir dessa experiência ele pôde entender que se o peso fosse distribuído para os outros alunos o fluxo seria melhor. No dia seguinte passou a experiência que viveu para sua equipe na pratica, através do pedido de Hilton.

Em alguns dias Alex e sua equipe conseguiram descobrir os gargalos da empresa assim como perceberam que um deles não estava sendo “explorado” ao seu máximo, pois quando Jonah chega até fábrica nota que a máquina gargalo estava parada por que seu operador estava em horário de intervalo exigido pelo sindicado; Jonah os explica que um gargalo não deve ter intervalos, que pode ser complementado com o que se encontra no material de estudo em Gerenciamento de Gargalo “define os ritmos de trabalho e o tempo esperado das operações que precisam ser balanceadas. Caso a distribuição atual das tarefas não suportem esse tempo de ciclo projetado algumas alternativas podem ser implementadas”, uma das alternativas de Alex foi uma reunião com o sindicato com a sugestão de novos horários para os operadores, obtendo resposta positiva. Desta forma, Alex aplicou demais melhorias sugeridas por Jonah; passou o Controle de Qualidade (C.Q) para ao lado da maquina gargalo, para que peças com defeito sejam detectadas antes de chegarem aos gargalos e trouxeram uma maquina antiga de volta para ajudar à atual. Nessa ação de modificação do espaço é possível identificar o conceito de Layout, estudado na matéria.

No que se refere às peças, que foram separadas por cores (reprovadas e aprovadas em termos de prioridade), é possível encaixá-las em uma das famílias de peças estudadas, se adequando mais ao conceito de codificação, uma vez que as cores de etiquetas podem ser vistas como códigos.

Outro gargalo encontrado pela equipe foi no tratamento térmico, porém perceberam que no turno da noite havia uma eficiência maior de produtividade do que o turno do dia, devido a uma nova atividade de preparação de peças proposta pela encarregado do tratamento término daquele turno, pode-se observar que a melhoria da produtividade pelo encarregado se deu conforme o Ciclo da Produtividade, contido no material de estudo.

Após essas melhorias a equipe obteve recorde de faturamento naquela filial, porém não demorou muito para encontrarem o próximo gargalo: As máquinas não trabalhavam juntas, não havia sincronia, causando excesso de inventário. Pôde-se observar algumas das Sete Perdas Fundamentais mencionadas nos slides de Gestão da Produção, sendo elas: Perda por superprodução (quantidade e antecipada), perda por espera e perdas por estoque. A partir disso, Alex criou, com ajuda de seus filhos, através de uma brincadeira, a técnica da combinação da produção denominada tambor-pulmão-corda que forma um ritmo a toda linha de produção.

• O tambor – principal recurso restritivo, dita o ritmo da produção.

• O pulmão – os estoques temporários colocados estrategicamente para o abastecimento ser contínuo.

• A corda – obriga os demais componentes do sistema a manter o ritmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com