TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Básico do Comportamento Organizacional

Por:   •  15/5/2017  •  Resenha  •  2.912 Palavras (12 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ALUNOS

Assunto:

Modelo Básico do Comportamento Organizacional

Texto o Granjeiro

Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Centro Universitário Carioca, como parte dos requisitos para aprovação na disciplina Psicologia e Comportamento Organizacional.

Aprovada em 08 de junho de 2016.

ORIENTADOR

__________________________________________________________________

Prof. Alexandre Fernandes Ferreira

O texto do granjeiro nos fala sobre um indivíduo, que estudou administração e doutorou-se em formação de galinhas para cuidar de sua granja. Ele achava que as galinhas deveriam produzir como qualquer máquina ou equipamento, esquecendo que eram apenas bichos que poderiam ou não gerar ovos, ou seja, achava que as galinhas eram apenas fornecedoras de mão de obra e trabalho servil. Os resultados eram focados, exclusivamente para a produtividade, buscando resultados para o proprietário.

O granjeiro aprendeu que o mais importante em um negócio era produzir sem se importar com aspectos relevantes entre ele e as suas galinhas. Aprendeu a dirigir seu negócio com os conceitos da Era industrial, (Fábrica – empresa física e tangível, empresa de cimento e concreto, máquinas e equipamentos, estabilidade e permanência, manter o status quo, mão-de-obra-braçal – trabalho muscular, emprego único, tradicional e presencial, trabalho individual, isolado e solitário, gerência tradicional impor ordens e comandos, obediência cega ás regras e aos regulamentos, especialização e foco em uma única atividade). Achava que o importante era a quantidade, e por isso tomou decisões erradas.

Apesar de estudar administração e doutorar-se em criação de galinhas manteve um sistema de trabalho de modelo shareholder, de recursos organizacionais, de redução de custos, eficiência e eficácia, de ordem (controles internos), com regras e regulamentos, rigidez e ordem. Atuando com o tradicional papel gerencial de pensar e de comandar pessoas com um comando autocrático e impositivo e uma obediência cega, em que as mudanças eram lentas e contínuas e se privilegiava a manutenção do status quo

O granjeiro não respeitou vários fatores que são indispensáveis em uma organização, ele precisava aprender conceitos da Era do conhecimento (Mudar e inovar, Conhecimento – trabalho cerebral, atividade compartilhada, engajada e virtual, trabalho em equipe, participativo e solidário, liderança coaching e mentoring, conquistar a colaboração, empreendedorismo e intra-empreendedorismo, flexibilidade e multifuncionalidade.) e sua importância para o sucesso.

Ele não entendeu que havia diferença entre as galinhas e os galos, galos não colocam ovos, mas são importantes e necessários para o processo.

Numa organização há diversidade entre indivíduos como: sexo, raça, religião, necessidades especiais, personalidade e etc.

Cada pessoa faz suas escolhas e tem sua maneira de ser, mas todas são importantes, cada um tem sua diferença dentro da sua empresa.

Notou-se que as galinhas continuaram a colocar ovos, mas de certa forma ocorreram alguns problemas por falta de uma organização. Dessa forma a solução para os problemas do Granjeiro seria utilizar os Conceitos Básicos de Gestão, (Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico.) pois toda Organização precisa ter objetivos, estrutura e pessoas, podendo ser elas formais e informais. Pois as organizações existem por razões sociais, materiais e efeito sinergístico. No caso das empresas elas se distinguem das demais organizações, uma vez atuam na lógica das leis do mercado e são condicionadas por variáveis ambientais que interagem com seu desenvolvimento e não procuram apenas a satisfação das necessidades de seus clientes, mas também a de seus trabalhadores, administradores, Estado e fornecedores, necessitando gerar excedente ou lucro que permita remunerar os seus proprietários ou acionistas, bem como investir na sua auto-sustentação.

As suas atitudes com as galinhas foram autoritárias, utilitaristas, racionalistas, uma visão tradicional.

O administrador do Granjeiro deveria trabalhar coordenando e dirigindo as atividades de outras pessoas, tendo a responsabilidade de ajudar os trabalhadores operacionais a alcançar os objetivos da organização e podem ser classificados pelo nível que ocupa na organização e pelo âmbito das atividades pelas quais são responsáveis. Esses níveis organizacionais podem ser Estratégico (atuação estratégica abrangendo toda a organização), Tático (atuação tática, com foco em uma unidade ou área funcional) e Operacional (atuação operacional, específica de uma operação ou tarefa).

Se ele quebrasse esse paradigma e tivesse novas atitudes como, não transformar as galinhas que não produziam a quantidade estipulada que ele queria seriam transformados em cubinhos de caldo de galinha, eles trabalhariam, mas satisfeitos, com confiança e com mais disposição e haveria mais qualidade nos ovos.

A Era industrial só visava a quantidade e não se preocupava com qualidade que vem juntamente com a satisfação dos trabalhadores. Chiavenato (2000) acredita que as pessoas acham que existe e que está acontecendo no ambiente da organização em determinado momento. Ele é uma medida da percepção que os empregados têm sobre o grau de satisfação em relação a determinadas características do ambiente de trabalho onde atuam. A satisfação no trabalho, de uma maneira ampla, é a atitude geral de um indivíduo em relação ao seu trabalho, porém o trabalho de uma pessoa é muito mais do que as simples tarefas do dia-a-dia.

Um bom administrador participa do processo de administração executando cada uma das funções que são: Planejar – Consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitam alcança-los, e no desenvolvimento de planos que integrem e coordenam as atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com