TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico Empresarial

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.885 Palavras (16 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 16

INTERVENÇÃO EMPRESARIAL

HAR TÊXTIL MALHAS E CONFECÇÕES

Evandro Carlos Gevaerd

Gilvan Sales Santos

Irani Varela

Marco Soares da Silva

Tutora externa: Denise da Rocha Imhof

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Administração (ADG0491) – PráticaMódulo VIII

14/06/2017

1 INTRODUÇÃO

Será objeto do presente diagnóstico a empresa Har Têxtil Malhas e Confecções Ltda, empresa de pequeno porte, familiar, localizada à Rua São Pedro, 1470 - São Luiz, Brusque - SC, 88351-404 - Brusque-SC. A Har Têxtil foi criada pelo seu proprietário, Alvanir Holz em 2004, quando alugou um Galpão de 1.000 m² no atual endereço e iniciou as atividades de confecção de vestuário. Com o passar dos anos e o sucesso dos negócios, a empresa ampliou o seu parque fabril, arrendado mais quatro galpões anexos, somando uma área total de 6.000 m², e já existe projeto e terreno para construção de uma planta industrial própria, porém não há previsão de início das obras.

Atualmente a empresa possui 65 colaboradores sendo 6 na área administrativa e 59 na área operacional/produção. Seu ramo de atividade é no setor Têxtil, confecções de peças do vestuário, estamparia e texturização em fios e vendas no atacado e varejo de acessórios e artigos do vestuário, com foco na linha promocional e institucional.

2 PONTOS FORTES E FRACOS

No mês de junho do presente ano, após verificação documental disponibilizada pela empresa intervencionada, bem como relato verbal do proprietário, identificamos os pontos fortes e fracos da da empresa, dos quais escolhemos cinco situações negativas, consideradas pontos fracos, de cada setor, ou seja: recursos humanos, marketing, financeiro e produção, a fim de apontar sugestões para otimizar recursos, salvaguardar a empresa e melhorar desempenho, os quais apresentamos abaixo:

2

1 ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Pontos Fortes:

Por ser uma empresa de pequeno porte, a relação patrão e funcionários é de certa proximidade na medida do possível (1*).

O recrutamento e seleção são feitos pela empresa, o que possibilita um maior atendimento às exigências da função (2*).

Os direitos trabalhistas vêm sendo seguidos pela empresa e sua administração é dada pelo funcionário da empresa encarregado do RH juntamente com a contabilidade (4*).

Sendo uma empresa de confecções, tem um acordo coletivo de trabalho junto ao Sintrivest de Brusque (5*).

A empresa tem um bom clima organizacional, em todos os setores, na busca de alcançar os objetivos da empresa (7*).

Pontos fracos:

O Recrutamento de pessoal acontece dentro da empresa, e alguns aspectos pessoais do candidato podem passar despercebidos ou nem serem consultados. Antecedentes criminais, por exemplo (2*).

Não há planos de cargos e salários na empresa. Os salários são de acordo com o mercado, e os aumentos anuais são definidos pelo reajuste sindical (3*).

Há registro no atraso de repasses do FGTS, porém estão sendo colocados em dia no corrente exercício (4*).

A cultura organizacional já deveria ser apresentada no dia da contratação do funcionário (6*).

A liderança, dependendo do setor, é um pouco relapsa ou frouxa demais em algumas situações, já em outros é extremamente rígida e radical, o que gera conflitos e descontentamentos e perda de rendimento/motivação (8*).

3

2 MARKETING

Pontos Fortes:

As metas de marketing definidas são a apresentação do produto a novos clientes e a manutenção dos clientes já existentes por meio da elaboração de novos produtos (1.4*).

Como a empresa não possui um departamento de marketing propriamente dito, essa comunicação fica restrita ao dono da empresa, seu filho que coordena a área comercial e entre os representantes, onde buscam o feedback dos mesmos, do que lhes é passado pelos clientes e quais a suas necessidades e do mercado (3.1*) (3.2*).

A empresa procura interagir com o cliente da melhor forma possível. Procura se antecipar às necessidades dos clientes e chegar sempre com objetividade e clareza nos negócios. Dependendo do cliente, por volume de compra, estrutura de vendas são disponibilizadas amostras físicas para apreciação e qualificação do produto da empresa (4.3*).

No momento, o mercado alvo da empresa necessita de um produto de qualidade, que atenda às classes B, C e D, dependendo ao que se destina o uso dos produtos e isso é entregue (5.1*).

No momento não se prevê uma mudança nas necessidades do mercado alvo, porém novos produtos estão sendo desenvolvidos (5.2*).

Pontos Fracos:

Por ser uma empresa que pequeno porte, ainda não se viu a necessidade de formação de um departamento de marketing (1*).

A empresa não tem colaboradores específicos para a área de marketing (1.1*).

Atualmente, o departamento de marketing da empresa está restrito ao dono da empresa e um de seus filhos que trabalha no departamento comercial (1.2*).

Na empresa, não há quem responda especificamente pelo marketing (1.3*).

No momento não há ações de marketing a fim de promover resultados a médio e longo prazo (1.5*).

4

3 FINANCEIRO

Pontos Fortes:

A estrutura organizacional da área financeira é bem enxuta, o dono é quem dita o caminho a seguir, há um funcionário encarregado do setor que controla as cobranças e acertos com clientes, faz análise de crédito, libera os pedidos, controla o fluxo de caixa de acordo com a necessidade da empresa, há também um auxiliar, na área de contas a pagar, no fechamento dos relatórios de contas a pagar aos terceirizados, e há uma secretária que auxilia no lançamento dos pedidos faturados no banco de dados, externo ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com