TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico Empresarial

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.222 Palavras (13 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 13

D[pic 1]

Acadêmicos:

Otavio Augusto da Silva Gonçalves

José Gaia Rodrigues Junior

Roger Emmanuel da Silva Barbosa

Tutor Externo:

Anderson Amorim

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Administração ( ADG – 0749 ) – Seminário Interdisciplinar VII –

20/06/2019

SUMARIO

  1. Introdução
  1. Procedimento Metodológico

2.1 Delineamento da Pesquisa

3.   Planejamento Estratégico

3.1 Modelo de Planejamento Estratégico de (Estrada, 2007)

  1. Diagnóstico Organizacional
  1. Modelo de Barti (2001)

5.1 Modelo da Fundação Nacional de Qualidade (2009)

  1. Metodologia
  1. Resultados        

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um diagnóstico empresarial, cujo apresentará uma avaliação do estado atual que o supermercado “São José” um comercio varejista de pequeno para médio porte localizado na cidade de Mocajuba-PA, com ajuda e os estudos feitos pelo nosso grupo analisamos os processos do dia a dia da organização e detectamos os problemas e deficiências que podem gerar em curto e médio prazo um grave problema a instituição, visto dentro da organização que analisamos colocamos em cheque a importância da organização para o crescimento das organizações. Assim executando uma analise tanto estrutural como funcional da empresa em questão, dessa forma desenvolvendo uma melhor estratégia de gestão, utilizamos uma questionário de perguntas sobre como a empresa se incorpora no conceito tanto social como financeiro da realidade atual de mercado para se te um ponto de partida e um direcionamento quanto ao estado físico da empresa.

[pic 2]

Palavras-chave: 

1. INTRODUÇÃO

Nosso presente trabalho tem como objetivo adotar uma nova mentalidade empresarial, baseada na analise dos aspectos tanto internos como externos da empresa São José de comercio varejista. O presente supermercado de pequeno para médio porte que se localiza na cidade de Mocajuba-PA e tem como pilar os seus familiares onde se concentram todas as decisões e investimentos que são empregados no empreendimento.

Tentaremos desenvolver a partir dos nossos estudos e de coletas de informações dos especialistas, estudiosos e autoridades do ramo empresarial ao abordar quais áreas precisam de maior auxilio dentro da empresa. Nesse sentido Kaufmman, Browne e Watkins (2003) afirmam:

 “é necessário verificar a prontidão da empresa para essa prática. Os autores referem-se à necessidade de possuir dados confiáveis a respeito de práticas, cultura, poder e resultados na empresa, a fim de transformá-los em informação, minimizando os impactos ou predizendo como a resistência à mudança deverá ser tratada”.

Toda essa base de dados e informação necessita de um proposito a se seguir para se ter uma finalidade ao nosso projeto que o diagnostico estratégico além de ser nosso diferencial competitivo e sustentável, para pode se almejar uma situação desejada ao curto, médio e longo prazo. Afim, essa nova organização estratégica foi desenvolvida para possibilitar esse diagnostico, Estrada e Almeida (2007) nesse sentido propõem um modelo de Planejamento estratégico que vai além da simples formalização do pensamento financeiro.

2. PROCEDIMENTOS METODÓLOGICOS

          Por volta dos anos 50 se teve um crescimento considerado no setor industrial, nessa perspectiva de maiores lucros e maior produtividade o setor de gestão buscou maior eficiência para sua tomada de decisões. No contexto geral o desenvolvimento se introduziu na forma de abordagem especifica de cada processo. Desta mesma maneira Chiavenato (2006, p. 438), afirma que:

 "Diagnóstico organizacional: da análise dos dados colhidos, passa-se a sua interpretação e diagnóstico: procura-se identificar preocupações e problemas, suas consequências, estabelecer prioridades e estabelecer os alvos e objetivos". Finalidade do diagnóstico organizacional é o estabelecimento de uma compreensão amplamente partilhada e de um sistema baseado nessa compreensão para determinar se a mudança é desejável.

      A partir de analise do diagnóstico empresarial da empresa conseguimos fazer uma radiografia da situação que a empresa se encontra atualmente. Trabalhamos através da forma de gestão que e empregada na organização e dessa forma tivemos relatos de como são as formas de se administrar o negocio e quais pontos são mais críticos. Isso nos me permitiu uma universalização das informações em um contexto de integração de resultados que permita atribuir mais agilidade na obtenção de resultados e melhor direcionamento de capital e investimentos.

2.1 DELINEAMENTOS DA PESQUISA

      Nosso presente estudo tem como objetivo conhecer a área de trabalho de uma pequena empresa de varejo, Tais como: área mercadológica, financeira, planejamento, gestão de recursos e Rh. Os métodos utilizados foram de cunho de uma entrevista com o responsável legal da organização onde foram perguntados sobre quais aspectos presentes e futuros ele almeja para seu investimento. Segundo Dencker (2000), as entrevistas podem ser estruturadas, constituídas de perguntas definidas; ou semiestruturadas, permitindo uma maior liberdade ao pesquisador.

3. PLANEJAMENTO ESTRÁTEGICO

          Pôs os anos de 1960, onde se viu a necessidade de uma organização que voltasse sua produção para aspectos mais externos como: taxas, tarifas, inflação e mercado consumidor etc..., os administradores perceberam que passaram a ter uma complexidade maior de problemas. O avanço tecnológico, aumento da renda da sociedade, diminuição de fronteiras e necessidades de customização de produtos com mais exigências a seu uso e preço incrementou ainda mais a competitividade das empresas.

         O supermercado São José e uma empresa de médio pra pequeno poste, que tem como público alvo as pessoas de seu bairro na cidade de Mocajuba, atende pessoas que vem do interior, pois sua localização fica mais fora do centro da cidade. Historicamente o comercial foi introduzido no cunho de baiuca onde se vendia pouco e com pouca variedade, oriundo de uma empresa familiar até os dias de hoje os investimentos são sempre bancados por seus próprios donos.

        Após um período de crescimento social do bairro, o comercial começou a se desenvolver mais, Com ajuda dos filhos e pais os donos ampliaram o negocio e desenvolveram o supermercado para atender e ampliar seus clientes. Sua consolidação veio amparada com um sentindo mais voltado a família que está tocando o investimento a passos largos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (648.9 Kb)   docx (505.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com