TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico Empresarial

Por:   •  17/5/2020  •  Artigo  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

DIAGNOSTICO EMPRESARIAL DA EMPRESA CONECTAR ENGENHARIA LTDA 

Indiamara Pereira¹
Karen Janine Lima dos Santos,
Patricia Arns dos Santos,
Priscila Copetti,
Eduardo Freccia²

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnólogo em Processos Gerenciais (EMD1067) - Seminário Interdisciplinar: Diagnóstico Empresarial

25/11/2019

RESUMO

O presente paper tem por objetivo principal mediante pesquisa bibliográfica e entrevista não-dirigida apresentar a análise realizada quanto ao diagnóstico estratégico empresarial.  O diagnóstico empresarial representa uma ferramenta de apoio à tomada de decisões. Neste estudo a ênfase é identificar a situação da empresa Conectar Engenharia nos ambientes internos e externos.
Os objetivos principais deste trabalho são: a) buscar incentivos e identificar como o diagnóstico estratégico pode ser exercido na prática; b) verificar o diagnostico estratégico em uma empresa do município de Palhoça/SC. Observa-se a extrema relevância do referido diagnóstico, tendo em vista que quando realizado é possível obter informações da funcionalidade da empresa bem como, as dificuldades e potencialidades da empresa. O presente trabalho foi estruturado em duas etapas principais, sendo estas: a fundamentação teórica, a qual foi realizada através de pesquisa bibliográfica, e a segunda etapa, uma entrevista com o administrador da empresa Conectar Engenharia. Na fundamentação teórica abordou-se a conceituação de diagnóstico estratégico, e ainda, apresentou de que forma esta análise é realizada. Já com a entrevista obteve-se a apresentação da empresa ora entrevistada, esclarecendo duas forças e fraquezas.

Palavras – chave: Informações; Analise; Decisões.

  1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho iremos abordar o tema Diagnostico Estratégico de uma organização, onde também, temos como finalidade analisar a presente empresa para assim, identificar seus pontos positivos e negativos, analisar seu ambiente interno e externo, definir sua missão, visão e valores.

A elaboração do diagnóstico empresarial por meio das principais técnicas de análise financeira é essencial ao empresário, facilitando a obtenção de informações para suas tomadas de decisões, tanto frente ao mercado quanto internamente, pois, são técnicas mundialmente reconhecidas e aplicadas.

Além de uma boa gestão, poderá contribuir para a possibilidade de crescimento das organizações, mantendo-as ativas em um cenário de alta competitividade, atuando mediante custos compatíveis, a fim de enfrentar a concorrência e obter lucros suficientes para reinvestir e conquistar novos clientes a nível de mercado atual, ou seja, globalizado.

No presente trabalho abordar-se-á inicialmente sobre o Diagnóstico Estratégico da empresa, num segundo momento, tratar-se-a da coleta de informações através de uma entrevista realizada com o gestor da empresa escolhida.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No presente trabalho iremos abordar o tema Diagnostico estratégico de uma organização. Onde também, temos como finalidade analisar a presente empresa para assim, identificar seus pontos fortes e fracos, analisar seu ambiente interno e externo e definir a sua missão, visão e valores.

Diagnóstico empresarial nada mais é do que uma avaliação interna dos processos na empresa em todos os aspectos que envolvem o controle de estoque, vendas, parte operacional, marketing, controle financeiro, gestão de pessoas, dentre outras importantes questões no cotidiano do empreendimento.

A realização de um diagnóstico empresarial visa identificar possíveis fraquezas do negócio, como por exemplo: falta de lucratividade na empresa apesar do alto faturamento, um atendimento pós-vendas ineficaz, gastos maiores do que as despesas, desorganização no controle de estoque, estratégias de marketing ineficientes, dentre outros aspectos.

Essa identificação se dará a partir de uma série de levantamentos objetivos sobre a situação interna do negócio. Realizar este processo faz com que você possa planejar soluções para a sua empresa a partir de situações que realmente estão comprometendo o negócio, sem perder tempo com questões de pouca importância.

A partir de um diagnóstico empresarial você possui um melhor entendimento dos processos internos de sua empresa e recebe um direcionamento a ser seguido na implementação de novas ações estratégicas para corrigir os problemas e tornar seu negócio mais forte no mercado.

O diagnóstico estratégico é a primeira fase de um planejamento estratégico, e ele é importante pois é onde verificamos a real situação da empresa tanto no ambiente interno como externo.  Ao ser realizado esse diagnostico o mesmo deve ser o mais claro possível, pois é a partir dele que serão realizadas as tomadas de decisões. E uma decisão equivocada nessa fase, poderá prejudicar o resto de processo de desenvolvimento de uma empresa.

Quando uma empresa não tem uma estratégia definida “a tomada de consciência de um problema, normalmente, é experimentada de forma traumática, como, por exemplo, drástica queda de vendas ou lucros, colapso de um produto ou serviço causado por um concorrente”. E isso pode ser decorrente de problemas internos ou influência externa. (OLIVEIRA, p. 63).

O ideal é que a análise completa seja feita no momento da montagem do plano de negócios ou quando a marca está sendo idealizada. Portanto, se você pulou esta etapa ao abrir a empresa, é importante que a retome.

De acordo com, Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira (2009, p.63):

A decisão de planejar decorre da percepção de que os eventos futuros poderão não estar de acordo com o desejável, se nada for feito. O ponto de partida, para essa percepção é a disponibilidade de diagnósticos, de analises e projeções da empresa, portanto é fundamental que a empresa tenha um otimizado sistema de informações externas e internas.

 Afirma ainda o autor, que as projeções completam o diagnóstico, sendo este interno ou externo a empresa, na combinação de ambos, obtém-se a projeção-base, esta decorrente de uma situação atual, que corresponde a uma estimativa futura. (OLIVEIRA, 2009, p. 64).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (233.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com