TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Estratégico

Por:   •  12/11/2017  •  Seminário  •  3.093 Palavras (13 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 13


[pic 1]

FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO

COLEGIADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALINE CERQUEIRA

DÉBORA BARBOSA

MARIA EMÍLIA SANTOS

VINÍCIUS PAOLILLO

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

Docente: Washinghton Santos.

Alagoinhas-2017

ALINE CERQUEIRA

DÉBORA BARBOSA

MARIA EMÍLIA SANTOS

VINÍCIUS PAOLILLO

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

Trabalho acadêmico de análise e Pesquisa, apresentado como avaliação Parcial da Disciplina: Planejamento Estratégico do Curso de Administração da Faculdade Santíssimo Sacramento, a pedido do  Professor: Washinghton Santos.

Alagoinhas – 2017

INTRODUÇÃO

O processo de diagnostico estratégico é muito importante para qualquer empresa e está relacionado a análise do contexto ambiental  no que tange os fatores internos e externos, é a partir da interpretação dessa analise que a cúpula da organização terá suporte para a elaboração do planejamento estratégico, este então seria o primeiro passo para a estruturação mais coesa do mesmo.

De acordo com a visão de Rojo  (2006)  Planejamento estratégico  é  um  processo  iniciado  no topo      da      estrutura      hierárquica organizacional,     visa     através     do planejamento e da coordenação da execução  dos  planos,  alcançar  os  objetivos  estratégicos. É importante destacar  que  o  planejamento  estratégico  mesmo  sendo  um  processo elaborado no nível estratégico  deve  integrar  os  demais níveis tático e operacional.

 O planejamento  que   envolve estratégias   é relacionado a um  sistema  aberto,  pois pode  ser  reelaborado  ou  modificado  no decorrer  da  execução  de  suas  etapas, conforme  o  ambiente  exigir, pois o ambiente é extremamente mutável e se renova constantemente de forma favorável ou desfavorável a organização.

Para que seja possível efetuar um planejamento  estratégico,  adequado  e  assertivo, é necessário devida atenção à execução de cada uma de suas fases.  Oliveira  (2004)  define  diagnóstico estratégico  como a primeira  fase  de  um  processo de  planejamento  estratégico; Fase  esta  que  será abordada  neste  trabalho.

 É o levantamento, a auditoria, a análise e a verificação das realidades interna e externa da organização que o diagnóstico  estratégico compreende; Com  base  na  identificação  da  visão  e  missão,  da  análise  externa  do  ambiente  direto  e  indireto;  da  análise  interna  e  da  análise  dos concorrentes, determina-se como a organização  está, isto é, graças a aplicação do diagnóstico estratégico.

A finalidade do diagnóstico estratégico é principalmente fornecer uma fotografia da empresa e seu ambiente em determinado momento, o que serve para ampliar a visão dos gestores de acordo com a realidade da empresa e fornecer uma base para a formulação de um planejamento mais adequado a realidade da empresa e de acordo com o potencial da mesma, o que minimizará os riscos no curto, médio e no longo prazo.

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

ANÁLISE INTERNA

A análise interna tem o objetivo de evidenciar as deficiências e qualidades da empresa, ou as suas forças ou fraquezas. Os seus pontos fortes ou fracos deverão ser determinados diante da sua atual posição produto versus mercado.  Maximiano (2006) acrescenta que a análise interna que é “a identificação de pontos fortes e fracos dentro da organização anda em paralelo com a análise do ambiente”.

Para que sejam de fato, identificados os pontos fortes e fracos da organização é necessário realizar uma análise de alguns aspectos, são eles, as áreas funcionais (produção, marketing, recursos humanos e finanças), Aspectos organizacionais, Abrangência dos processos, Níveis de controle e avaliação, Critérios de avaliação e obtenção das informações.

Após ter feito a análise, comparar o resultado ao desempenho de outras empresas de destaque fará com que encontremos possibilidades de melhoria nos processos e nos produtos. A essa comparação de resultados chamamos Benchmarking que segundo (MAXIMINIANO, 2006) é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra.
Saber fazer a análise de maneira correta garantirá resultados capazes de causar transformações na organização. Dessa forma trataremos dos aspectos de análise de maneira mais detalhada.

  1. Áreas funcionais:  refere-se à análise das macros funções de uma empresa, ou seja, marketing, finanças, produção e recursos humanos.

Na área de marketing deve-se diagnosticar o desempenho do sistema de distribuição, desenvolvimento de novos produtos, marca, força de vendas, promoção e propaganda, políticas de preços e organização do departamento de marketing. Ainda há grande importância quanto à pesquisa de mercado, por ser relevante ao processo decisório.

Na função financeira podemos subdividi-las em: análise dos índices financeiros ( índices de lucratividade, índices de liquidez, índices de alavancagem, índices de giro e períodos de cobrança) e análise do sistema planejamento e controle financeiro/contábil (estrutura da área financeira ,relatórios contábeis/financeiros, fluxo de caixa, decisões e ações financeiras, controles e orçamentos, etc.).

Na área de produção devemos analisar a eficiência da sua capacidade produtiva, considerando aspectos como: a instalação industrial, processo produtivo, programação e controle da produção, qualidade, sistema de custos, pesquisa e desenvolvimento, cadeia de suprimentos e processo produtivo.

A última função a ser analisada internamente é a área de recursos humanos. Devem-se considerar as atitudes da alta administração quanto ao fator humano da empresa, quanto à rotatividade dos empregados, ao índice de absenteísmo, à eficácia dos programas de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (73.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com