TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerente Minuto - Resenha

Por:   •  4/8/2020  •  Resenha  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha - O Gerente Minuto

O livro “O Gerente Minuto”, é um best-seller mundial ,traduzido para mais de 20 idiomas, e aborda de uma maneira simples e fácil a gestão empresarial, focando em certos aspectos como o aumento da produtividade e lucratividade da empresa. Sendo focado na melhora da qualidade de trabalho tanto para um gerente de produção, por exemplo, quanto para o funcionário.

Dividido em 16 capítulos e 107 páginas, é um livro fácil de se ler e com uma estrutura simples, mesmo se tratando de uma temática técnica, por realmente transformar essa temática em uma história, dividida em lições para falar do aumento de produtividade, o “Objetivo-Minuto”, “Os Elogios-Minuto” e “A Repreensão-Minuto”.

Sendo assim, o livro começa contando a história de um jovem que está em busca de um gerente eficaz, para que pudesse trabalhar junto com esse gerente e assim também se tornar um. Para isso ele viajou por muitos anos, passando por diversos lugares, entrevistando vários gerentes de grandes e pequenas empresas, da iniciativa privada até órgãos públicos e mesmo assim não encontrava o que ele queria, porque aqueles diferentes pontos de vista o deixavam confuso, uns se diziam democráticos outros autocráticos e aquilo mais o confundia do que ajudava, pois queria achar uma forma de gerenciamento onde tanto os funcionários, quanto a empresa ganhava. Enfim ouviu falar de um gerente, de uma cidade próxima, onde todas as pessoas gostavam de trabalhar em sua equipe e desta forma conseguiam alcançar ótimos resultados para a organização, o jovem logo tratou de conhecê-lo, marcando um encontro em seu escritório.

Ao encontrá-lo ele deparou-se com o conceito de Gerente-Minuto, um método que foi lhe ensinado e que se baseia nos três pilares ditos anteriormente: o “Objetivo-Minuto”, “O Elogio-Minuto” e a” Repreensão-Minuto”.

O Objetivo-Minuto é o primeiro pilar da metodologia, é o alicerce do Gerente-Minuto, baseia-se em tanto o funcionário quanto o gerente saberem os objetivos e o que é esperado deles, assim sabendo o que deve ser feito para chegar lá.

O Segundo é o Elogio-Minuto, que baseia-se em fazer elogios imediatos aos acertos que o funcionário faz, explicando o que ele fez de certo e como isso ajuda a empresa e as outras pessoas, isso encoraja a pessoa a trabalhar pelo acerto e não ter medo de errar.

Por último a Repreensão-Minuto que consiste em duas partes: a primeira em repreender imediatamente a pessoa, dizendo a ela o que fez especificamente de errado, informa como se sente em relação a este erro de modo bem claro. A Segunda parte consiste em deixar claro o respeito e consideração que se tem pela pessoa que foi repreendida e assim focar a repreensão somente no comportamento e não como algo pessoal da pessoa.

Esta obra, não é apenas um livro de sucesso mas é uma forma simples de ajudá-lo a aprimorar seu desempenho e obter maior satisfação no seu trabalho, sendo você funcionário ou estar em algum cargo de liderança, mostrando que as pessoas com as quais você se relaciona são sua fonte de sabedoria, e também instigando o aprendizado e melhoria tanto em você quanto nos outros.

Para finalizar, vou contar um pouco sobre o autor, que tem um ótimo “Know-How” sobre o assunto e tem autoridade realmente para trata-los de forma tão descontraída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com