TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing de varejo

Por:   •  24/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 5

1. O serviço completo é o nível de exercido por determinados tipos de lojas do varejo. Identifique a alternativa que define o serviço completo.

 

Resp. ( D ) Atendimento completo do cliente pelo vendedor em todas as fases do processo.

2. Analise como são explicadas as estratégias genéricas de Porter e verifique quais são as afirmativas corretas:


I.    Liderança em custo: a organização se posiciona como provedora de mais baixo custo em mercados amplamente definidos ou com ampla variedade de produtos. Para tanto é necessário que a organização tenha instalações mais eficientes, investindo em tecnologia para economias em escala, além de conseguir maior participação de mercado e assim obter um custo unitário baixo em função do alto volume de vendas.

II. Diferenciação: Esta abordagem direciona atenção especial a grupos específicos de consumidores ao oferecer linhas específicas de produtos.

III.    Especialização ou foco: As organizações oferecem aos seus consumidores algo único quando comparadas aos seus concorrentes. O atendimento a uma necessidade específica destaca a organização e neste caso o foco no preço é menor, pois são valorizados aspectos reconhecidos como únicos pelos clientes, como localização, exclusividade, qualidade etc.

 Resp. ( E )  Apenas I

3.  Preços abaixo do mercado é uma das políticas preço que pode ser determinada pelos varejistas. Qual a alternativa que a descreve corretamente.

Resp. ( E )    Esta política deve estar associada a estruturas de baixo custo, pouca ou nenhuma diferenciação, requer técnicas de gestão sofisticadas, e claro, está direcionada a consumidores muito sensíveis a preços.

4. Após as definições estratégicas de composição do mix de produtos, o varejista deve implementar essas estratégias, o que se dá por meio das decisões táticas. As decisões táticas  abrangem ações de introdução de novos produtos, exclusão de produtos, aumento da variedade, redução da variedade e agrupamento de lojas. Cada decisão implica em alguns questionamentos, como pode ser verificado a seguir:

 I.  Na introdução de novos produtos, o varejista verifica se o novo produto é uma duplicação de algum produto já existente no mix e se o mesmo traz diferentes benefícios ao consumidor;

 II. Na exclusão de produtos, quantos clientes ficarão satisfeitos com esta decisão.

III. Se a decisão de aumentar a variedade de fato atenderá às necessidades dos consumidores e se estes percebem diferenças entre o lojista e a concorrência.

Resp:  ( E )  Apenas I e III

5. Os varejistas são parte de um sistema de marketing. Esta posição lhes confere as seguintes condições:

I.    Por não serem os únicos do sistema, não dependem da participação e da integração com os outros participantes do canal.

II.   Os varejistas necessitam estabelecer parceria e realizar um trabalho em equipe, pois o comportamento de cada um dos membros do sistema terá reflexo nos demais. 

III.O alcance do desenvolvimento das funções relacionadas à transação e distribuição, de forma cada vez mais efetiva e eficientemente, ocorre para haja a interação dos membros do canal. 

Resp:   ( E )  II e III estão corretas

6. O planejamento estratégico no varejo envolve a consideração de itens básicos. Estas considerações referem-se:

I.              À segmentação dos mercados

II.            À diferenciação no posicionamento do negócio

III.           Às alternativas estratégicas

IV.          Ao ganho de vantagem competitiva.

 

Está correto o que se lê em:

Resp:  ( E )  Corretas I, II, III e IV

7. As alternativas abaixo apresentadas descrevem algumas das considerações necessárias na determinação de preços. Qual delas é incorreta? 

I.   O preço é a principal determinante de compra para os consumidores de nações mais pobres, grupos sociais de baixa renda e na venda de produtos genéricos

II. Os consumidores estão mais maduros e por isso são mais cautelosos em suas escolhas.

III. A tomada de informações sobre qualidade, benefícios e preços está cada vez mais fácil.

IV.  A concorrência em preços é um desafio menor para as empresas.

V. A determinação de preços é a tarefa que mais concentra erros, quando a organização é muito orientada pelos custos, ou quando os preços praticados não são revisados com frequência devida e ainda quando são determinados sem levar em contato o restante do mix de marketing.

Resp:  está incorreta a resposta  ( E )

8. O diferencial competitivo pretendido direciona as decisões sobre o mix de produto. É correto afirmar sobre decisões estratégicas voltadas ao mix de produto da loja:

I. Estas decisões tem o objetivo de balancear o alcance de objetivos de atendimento às diferentes necessidades dos consumidores e a maximização do volume de vendas.   

II. Estratégias de sortimento é uma decisão estratégica que se refere à definição das categorias de produtos que serão vendidas pelo varejista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com