TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE

Por:   •  4/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 1 – PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE

1. Conceituar a capacidade de uma unidade produtiva e dar alguns exemplos.

A capacidade de uma unidade produtiva diz respeito a quantidade máxima de produtos ou serviços que uma empresa é capaz de gerar no seu processo de produção dentro de uma unidade produtiva (que pode ser uma fábrica, uma loja, um departamento, um posto de trabalho, um ponto de atendimento médico etc.) em um determinado período de tempo.

Por exemplo, no caso de uma fábrica de brinquedos do tipo X, a capacidade desta unidade produtiva seria a quantidade de brinquedos que são produzidos pela fábrica em um dado período de tempo. Da mesma forma, no caso de uma empresa de call center, a capacidade estaria alinhada a quantidade de atendimentos de um mesmo tipo (chamada de voz ou e-mails, por exemplo) que uma unidade é capaz de realizar de maneira padronizada em um determinado tempo.

2. Quais são as principais razões pelas quais são importantes as decisões sobre capacidade?

O planejamento da capacidade possibilita que a empresa tenha maior domínio sobre a sua produção, bem como seus limites e expansão. Dessa forma, as decisões em relação à capacidade estão ligadas ao planejamento da unidade produtiva, as instalações, mão de obra e equipamentos. O planejamento auxilia nas respostas ligadas ao melhor cenário que possibilite uma tomada de decisão mais assertiva para a produção da organização e, consequentemente, aumento de sua lucratividade.

Além disso, também é um fator que influencia as decisões sobre o atendimento de demandas futuras da empresa, para que ela não aceite uma demanda maior do que possa corresponder, por exemplo. Dessa forma, também possibilita ao gestor planejar-se quanto aos custos e investimentos de sua produção como um todo (olhar ampliado sob a perspectiva do planejamento de produção).

3. Comentar sobre algumas alternativas viáveis para se aumentar a capacidade instalada de uma unidade produtiva.

O aumento da capacidade instalada de uma unidade produtiva está relacionado a alterações em fatores de influência. No caso das instalações, para aumentar a capacidade produtiva deve-se levar em consideração o espaço físico: se nele há oportunidades de expansão e se existem desperdícios de tempo entre uma etapa e outra dentro da operação, por exemplo. Além disso, é importante levar em consideração se há demanda de mercado, visando evitar que os custos com o investimento no aumento da capacidade se tornem em prejuízo.

Ademais, é importante também considerar outros fatores, como por exemplo o fator humano. Aumentar a capacidade física pode levar a necessidade de aumento de pessoal e, consequentemente, a organização deve ser capaz de comportar e atender igualmente a todos os colaboradores. Caso necessário, pode-se considerar também para o aumento da capacidade, a terceirização de alguma parte do processo produtivo, uma vez percebida a viabilidade para o negócio.

4. Comentar a respeito dos fatores influenciadores da capacidade.

São diversos os fatores que influenciam na alteração da capacidade de uma unidade produtiva, dentre eles, como exemplo, estão as instalações, os fatores operacionais, os fatores humanos no que se refere à mão de obra e a composição dos produtos ou serviços produzidos. Sendo assim, para aumentar a capacidade instalada, deve-se alterar algum dos fatores.

Um exemplo claro dessa alteração seria, para aumentar a capacidade produzida, aumentar também o tamanho das instalações da unidade produtiva - proporcionando, dessa forma, maior espaço para a instalação de máquinas. Outro exemplo está no fator humano que envolve a produção, visto que se deve levar em consideração não apenas o conforto físico do colaborador, mas também a sua motivação para o trabalho.

 Problema proposto 1:

A capacidade da fábrica é calculada por:

8 horas/dia * 5 dias/semana * 80 caixas/hora = 3200 caixas por semana

Sendo assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com