TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  6/11/2018  •  Artigo  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 7

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES

Andréia Gebert1

Luana Cristina Rott2

Lucilene Roberta Muller Zandoná3

Luci Mary Duso Pacheco4

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo demonstrar a importância do desenvolvimento do planejamento estratégico nas organizações, fundamental para enfrentar o mercado competitivo que se apresenta nos dias de hoje. Os principais fatores apresentados estão relacionados ao conceito do planejamento estratégico, a importância, o processo de implantação e seus benefícios, baseados na pesquisa de autores sobre o tema abordado.

Palavras chave: planejamento estratégico, organizações, gestão

ABSTRACT

This study aimed to demonstrate the importance of the development of strategic planning in organizations, to address the fundamental competitive market that presents itself today. The main factors are presented related to the concept of strategic planning, the importance, the deployment process and its benefits, based on research of the authors of the subject.

Keywords: strategic planning, organization, management

INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que auxilia as empresas na tomada de decisões e indica um caminho a seguir através de objetivos traçados, processos a serem criados, controle desses processos e resultados alcançados.

Ele vem ao encontro da necessidade que a empresa tem de se organizar para que alcance resultados positivos e garantir sua sobrevivência no mercado altamente competitivo envolvendo a empresa como um todo, desde o nível operacional até a direção.

Diante desse cenário, o estudo em questão pretendeu auxiliar o gestor no processo do planejamento, como desenvolver o planejamento na prática demonstrando a importância de planejar, de formalizar as metas e os objetivos da empresa com o auxílio de todos os colaboradores, orientando as ações gerenciais da empresa dentro de um plano previamente determinado de metas e estratégias diminuindo assim a possibilidade de tomada de decisões equivocadas, sem margem para erro.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O administrador não possui um papel de administrar somente o presente, mas também de planejar o futuro, de definir aonde se pretende chegar, tomar decisões estratégicas que definam o rumo a ser seguido, sendo o planejamento essencial à organização.

Segundo Chiavenato (2005, p. 192), “planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente”.

Planejar é definir os objetivos ou metas da organização, estabelecer estratégias para atingir essas metas, desenvolvendo planos que coordenem essas atividades, propondo o que deve ser feito e como deve ser feito (ROBBINS E COULTER, 1998).

Através dos planos identificam-se os recursos necessários, as tarefas a serem executadas, ações que devem ser tomadas e tempos a serem seguidos, facilitando as ações e operações da organização.

O planejamento deve ser constante e participativo, sendo uma função administrativa que se distribui em todos os níveis organizacionais, apresentando características diferentes, podendo ser estratégico, tático ou operacional.

Montana e Charnov (2003, p. 119), definem que “o planejamento estratégico exige um longo período entre o início e os resultados e considera o futuro em termos da missão da organização”.

Os planos estratégicos formulam os objetivos que são definidos a nível institucional tendo como parâmetros a visão do futuro, os fatores ambientais externos e os fatores organizacionais internos, estendendo-se a longo prazo.

O planejamento estratégico é de grande importância, pois é um processo que permite estabelecer um direcionamento a ser seguido pela empresa, oferece uma visão do futuro com o objetivo de se obter uma otimização na relação entre a empresa e seu ambiente e numa melhor definição de seus objetivos e políticas, independente do porte da empresa.

Consiste em definir uma missão clara para a empresa, estabelecer objetivos que apoiem essa missão, planejar um portfólio de negócios e coordenar estratégias funcionais (KOTLER, 1997). Através do planejamento estratégico, que a empresa decide o que fazer com cada unidade de negócio.

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A elaboração de um planejamento consiste em responder algumas questões norteadoras na visão empresarial como: quem somos? Onde queremos chegar? Quais são nossos objetivos? Avaliamos os fatores externos? Como faremos para alcançá-los?

Assim, não pretende descobrir o futuro e sim descrever possíveis acontecimentos que irão influenciar os resultados.

Definição da missão e visão

Definir a missão significa estabelecer a razão de existência da organização, qual seu negócio e de que forma atua nesse negócio. A missão deve ser simples, objetiva e um compromisso de todos na organização (FISCHMANN, 1990).

“A missão da empresa não somente indica seus objetivos futuros e em andamento, como descreve seu estado atual, seu ramo, atividade, produtos e serviços, sua abrangência, seu mercado, seu público etc.” GAJ (2001, p.219).

Já a visão da empresa quer definir onde a empresa pretende estar em determinado período de tempo, ou seja, estabelecer metas concretas e calculadas.

Análise do ambiente interno e externo

Consiste no levantamento e estudo dos principais fatores internos e externos que poderão influenciar no desempenho da empresa no mercado e no sucesso ou fracasso do planejamento estratégico da organização.

A empresa está situada num ambiente que oferece oportunidades e riscos e, essas informações devem ser coletadas com quantidade e qualidade adequadas para uma boa tomada de decisão.

Entre outros fatores importantes a serem monitorados, pode-se citar os macroambientais - forças geográficas, demográficas, políticas, sociais econômicas etc. E os microambientais - consumidores, concorrentes, distribuidoras, fornecedores, assistência técnica, etc. (FISCHMANN, 1990).

Definição de metas e objetivos

As metas e objetivos devem ser definidos de maneira desafiadora, levando-se em conta as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com