TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  24/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.666 Palavras (27 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 27

PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Acadêmico – Jailandio Barbosa dos Santos

Tutora Externa - Jaqueline Ines Lanser

        

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo identificar a importância do planejamento organizacional para o sucesso da empresa, através da conceituação dos elementos que o constituem, os tipos e como pode ser utilizado para alinhar aos rumos da empresa aos objetivos desejados. As inovações tecnológicas empregadas no âmbito empresarial alteraram a organização das empresas, as quais tiveram que se adequar a um novo mercado, mais dinâmico. As organizações solicitam estratégias para adequar sua atuação ao mercado e também em relação aos objetivos definidos através do planejamento organizacional. Dentre as espécies de planejamento conhecidas destaca-se o planejamento estratégico, o qual norteia as estratégias da empresa para atingir os objetivos definidos no planejamento organizacional. Para abordar o tema utilizou-se a pesquisa cientifica através da revisão da literatura com artigos reunidos através da base de dados Google acadêmico e com o auxilio de obras completas para reunir argumentos para responder a questão norteadora. Pode-se inferir ao término da pesquisa que a elaboração do planejamento organizacional é de suma importância o sucesso empresarial, pois permite alinhar as ações da empresa para atingir os objetivos almejados. A sua ausência permite que a empresa enverede por caminhos que podem trazer prejuízos e afetem a empresa em longo prazo.

Palavras-chave: Planejamento organizacional; estratégia; PDCA; análise Swot.

1. INTRODUÇÃO

As inovações tecnológicas empregadas no âmbito organizacional nas últimas décadas tiveram como uma de suas principais características, inicialmente, o compromisso de melhorar a eficiência na utilização dos recursos.

O planejamento organizacional é um conjunto de ações integradas, coordenadas, indispensáveis e voltadas para a realização de um objetivo futuro, norteando o processo de tomada de decisões de forma antecipada e dando suporte às ações e atividades até a concretização do objetivo.

Tal planejamento também pode ser compreendido como uma função administrativa que estabelece, de forma antecipada, o que se devem fazer, quais metas alcançar para, finalmente, atingir o objetivo proposto pela organização.

O conceito de planejamento nas organizações ainda permite uma série de interpretações em relação a esta ferramenta administrativa, a qual ganhou maior enfoque da alta administração empresarial, haja vista que está voltada para as ações positivas que uma empresa pode tomar para enfrentas os desafios do mercado e aproveitar as oportunidades.

Diversas empresas consideram que esse enforque é proveitoso, de modo que empresas de pequeno, médio e grande porte, enfim, todos os tipos de empresas devem decidir os rumos mais adequados aos seus objetivos. O enfoque na estratégia empresarial é crescente, e são várias as motivações para o crescimento do planejamento organizacional, visto que o dinamismo do mercado atual apresenta transformações céleres, as quais abrangem as esferas econômicas, sociais, tecnológicas e políticos. A empresa só poderá crescer e progredir se conseguir adequar-se ao contexto e o planejamento organizacional é uma técnica para que tais ajustes sejam realizados com eficácia.

Tal planejamento estimula os gestores a identificar o que é essencial e o que é relativamente importante, dando enfoque aos temas priorizando aqueles de maior relevância, de tal forma que deve contemplar três elementos imprescindíveis: os objetivos de longo prazo e as metas; os recursos a serem empregados para atingir os objetivos, sejam recursos financeiros, humanos, materiais, tecnológicos ou outros e as métricas de controle como indicadores de desempenho.

O planejamento tem como objetivo principal identificar a situação real da organização, traçando o caminho até o objetivo e os meios para atingi-lo. Um planejamento eficaz permite identificar e estabelecer os objetivos e metas; permite a utilização dos recursos de modo eficaz e econômico; permite o reconhecimento de variáveis internas e externas importantes; simplifica a identificação de oportunidades e riscos; determina as responsabilidades e estimula o engajamento dos envolvidos; estabelece tarefas e prazos, permitindo o controle e as adequações necessárias e proporciona credibilidade para a empresa lhe proporcionando uma vantagem competitiva.

O planejamento organizacional pode ser classificado em três espécies: estratégico, tático e operacional. O planejamento é a primeira etapa para uma constituição empresarial eficaz passando pela organização, coordenação, execução, monitoramento e avaliação. Com base no exposto, o referido artigo busca responder: Qual a importância do planejamento organizacional para o sucesso da empresa?

Para tal, buscar-se-á analisar os conceitos e classificações inerentes ao planejamento e mensurar como as organizações podem utiliza-lo para atingir os objetivos propostos.

Visando esclarecer mais sobre a temática, a metodologia utilizada será a revisão da literatura com uma abordagem descritiva qualitativa com artigos encontrados no Google Acadêmico ou obras completas que agreguem valor a pesquisa científica realizada, de modo a atingir os objetivos e solucionar a questão proposta.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Conceito de planejamento organizacional

Ao iniciar um empreendimento, faz-se necessário traçar as ações que devem ser realizadas para atingir os objetivos que se deseja atingir.  Já para Oliveira (2009) o planejamento pode ser definido como um processo dividido em cinco esferas, quais sejam: o tema abordado; elementos do planejamento; tempo do planejamento; unidades organizacionais e, por fim, as características organizacionais.

A primeira esfera abrange pesquisas de mercado, produtos, finanças, os recursos humanos, materiais e está relacionada às funções que são desempenhadas pela empresa. Os elementos do planejamento abrangem os objetivos, estratégias, políticas, orçamentos, normas e procedimentos utilizados pela organização. Na terceira esfera refere-se ao tempo do planejamento, o qual pode ser de longo, médio ou curto prazo. Em relação às unidades organizacionais onde o planejamento é elaborado, refere-se ao planejamento corporativo, de cada unidade estratégica da empresa como, por exemplo, de departamentos, de subsidiárias, dentre outras. Já quanto às características do planejamento, podem ser classificadas por complexidade ou simplicidade; qualidade ou quantidade; planejamento estratégico ou tático, confidencial ou público, formal ou informal, econômico ou dispendioso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)   pdf (440.1 Kb)   docx (372.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com