TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  27/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 11

PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Acadêmicos: Alessandro Rosa, Willian Souza

Tutor Externo: Gabriel Pedroso de Fontoura

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apontar a importância do planejamento organizacional para a administração eficiente e eficaz de uma empresa. O planejamento organizacional é um assunto de grande relevância e cada vez mais difundido no meio empresarial devido a sua capacidade de antecipar o gestor para eventuais empecilhos e situações no meio interno e externo e que terão impactos na sua empresa. Para isso, foram analisados materiais já publicados que pudessem dar a noção do tema que é de grande relevância para o cenário empresarial, visto que o planejamento organizacional é capaz de oferecer ao gestor ferramentas assertivas para o desenvolvimento da sua equipe de trabalho por meio do estabelecimento de metas e objetivos, além de deixar claro quais atitudes estão sendo assertivas e quais as disfunções que afetam o negócio de maneira direta e indireta, além de oferecer suporte para a criatividade, promovendo a inovação. Além disso, foi explanado sobre as subdivisões do planejamento organizacional e qual a sua finalidade para promover a saúde de uma organização empresarial, tornando-a estável, lucrativa e reconhecida junto ao cenário mercadológico.

Palavras-chave: Planejamento organizacional, organização empresarial, inovação, administração.

1. INTRODUÇÃO

Com a constante evolução do mundo globalizado, os negócios empresariais precisam se adaptar e estar em constante aperfeiçoamento.

Nesse cenário de mudanças, o gestor de uma empresa tem um papel fundamental e de destaque para a colaboração com a maximização dos lucros e alcance dos objetivos e metas de uma organização. É por meio de um bom planejamento organizacional que é possível definir metas e objetivos, além de mensurar quais atitudes cooperam para o desenvolvimento da organização e quais são prejudiciais para mesma.

Mas para que isso aconteça o gestor deve ter conhecimentos específicos e necessários para estabelecer e desenvolve rum plano de ação condizente com os objetivos pretendidos. Deste modo, neste trabalho o foco é apontar a importância do planejamento organizacional para uma empresa exercer suas funções de modo excelente e eficiente.

Dessa maneira, apresentamos neste projeto a importância do planejamento organizacional para uma empresa se manter estável, segura e lucrativa tanto em momentos de crises quanto em momentos de bonança. Além disso, o foco é demonstrar a profundidade do tema em questão, suas subdivisões e quais os impactos de um bom planejamento para uma organização empresarial.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No cenário mercadológico atual, a concorrência empresarial e os cenários de crise no ambiente político e econômico, tornaram o assunto planejamento organizacional uma pauta de suma importância. Nesse cenário, empresas que desejem obter sucesso e estabilidade no mercado, precisam contar com gestores que saibam planejar e se anteciparem diante dos problemas, exercendo uma função vital para a saúde da empresa.

        Segundo Daft (2005), a globalização é a responsável por trazer mudanças na maneira de agir das organizações empresariais, forçando-as a estarem sempre preparadas e atualizadas a fim de manterem seu padrão e patamar entre a sociedade. Dessa maneira, segundo o autor o planejamento organizacional é de extrema valia para que uma organização empresarial se torne diferenciada diante os seus concorrentes.

Os gerentes estão constantemente lidando com a incerteza e os eventos inesperados, sejam eles pequenos, como a perda repentina de um cliente especial, ou algo grande e dramático [...] As organizações de hoje estão enfrentando desafios diversos e de longo alcance. Elas precisam manter o passo com a tecnologia, que está sempre avançando, encontrar meios de incorporar a Internet e o e-business nas suas estratégias e modelos comerciais e lutar para permanecerem competitivas em face da crescente concorrência global, de ambientes incertos, cortes de funcionários e recursos e massivas mudanças econômicas, políticas e sociais no mundo todo (DAFT, 2005, p. 4)

No entendimento de Ansoff (1997, p. 1) o planejamento pode ser compreendido como “a definição de um futuro desejado e de escolher os meios mais eficazes de alcançá-lo”. Nesse sentido, pode-se inferir que o ato de planejar algo envolve a aplicação de estratégias com a intenção de alcançar objetivos estabelecidos previamente, além de estipular planos e ações voltadas para a resolução de possíveis problemas e empecilhos que possam surgir no percurso.

Das quatro funções administrativas – planejamento, organização, liderança e controle – o planejamento é considerado o mais fundamental. As outras se originam dele. Ainda assim, o planejamento também é a função administrativa mais controversa, pois não consegue ler um futuro incerto nem controlar um ambiente turbulento (DAFT, 2005, p. 5).

Para Daft (2005), o planejamento organizacional começa com um plano de base que definirá todas as ações e decisões tomadas pelo gestor da empresa. Desse modo, as metas e objetivos desejáveis para uma determinada organização devem estar definidos de maneira clara, objetiva e concisa, pois, assim é possível aplicar as melhores estratégias.

O processo de planejamento começa com uma missão formal que define o propósito básico da organização, especialmente para plateias de fora. A missão é a base para o nível estratégico (empresa) de metas e planos, o qual, por sua vez, modela o nível tático (divisional) e o nível operacional (departamental). Os altos-gerentes são geralmente responsáveis por estabelecer as metas e os planos estratégicos que refletem o compromisso para com a eficiência e a eficácia organizacional. As metas e os planos táticos são da responsabilidade dos gerentes médios, como os chefes das principais divisões ou unidades funcionais. O gerente de uma divisão formulará planos táticos, focando nas principais ações que esta precisa tomar para poder cumprir sua parte no plano estratégico estabelecido pela alta gerência (DAFT, 2005, p. 152)  

De acordo com Lobato (2000), o planejamento é “a função que determina um meio sistemático para a tomada de decisões, visando garantir o sucesso da empresa, em seu ambiente atual e futuro”. Dessa maneira, pode-se inferir que o planejamento organizacional não deve ser encarado com uma visão apenas de longo prazo, pois, o gestor deve saber se organizar e planejar ações que estejam dentro da realidade vivenciada no presente.

Segundo Oliveira (2009), o planejamento organizacional pode ser conceituado como um processo, composto de fases distintas que envolvem dimensões específicas. Para o autor, essas dimensões proporcionam ao gestor condições de realizar um planejamento organizacional efetivo e consistente, proporcionando o alcance de metas e objetivos, além de uma antecipação aos eventuais problemas que possam surgir. Neste contexto, para o autor existem cinco dimensões essenciais para a realização de um bom planejamento organizacional e que estão relacionadas com: o assunto abordado (dimensão relacionada com as funções desempenhadas pela empresa); elementos do planejamento (como propósitos, objetivos, orçamentos, normas, procedimentos); de tempo do planejamento (a curto, médio ou longo prazo); unidades organizacionais (que consistem em grupos funcionais, departamentos, unidades estratégicas de negócios) e as características do planejamento (complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (53.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com