TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento E Gestão Esportiva

Por:   •  22/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU                               [pic 1][pic 2]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANEJAMENTO E GESTÃO ESPORTIVA

        

1ª avaliação

ALUNO

 

MATRÍCULA

 

DISCIPLINA

 

DATA DA PROVA

 

PROFESSOR

MARCOS ANTONIO DE ARAUJO LEITE FILHO 

TIPO DE PROVA

 

TURMA

 

CÓDIGO DA TURMA

 

NOTA

 

[pic 3]

MARQUE APENAS UMA BOLHA EM CADA QUESTÃO

[pic 4]

QUESTÕES

  1. Profissionais de Educação Física, aos quais se atribui a incumbência e a responsabilidade de organizar eventos de competições esportivas, precisam saber o que é e como são feitos projetos e planejamentos. Assinale a alternativa que contém afirmação(ões) correta(s) sobre projeto e planejamento no contexto da gestão esportiva:

  1. Planejamento é um documento que expressa o que já está aprovado para um evento, enquanto projeto é a apresentação de uma ideia ou proposta de evento que ainda será discutida.
  2. Projeto é um documento que expressa o que já está aprovado para um evento, enquanto planejamento é a apresentação de uma ideia ou proposta de evento que ainda será discutida.
  3. Projeto e planejamento significam exatamente a mesma coisa; o que o profissional precisa saber é qual a denominação escolhida pela instituição organizadora do evento.
  4. Quando se trata de organizar um evento esportivo, o que se redige é um projeto, porque planejamento é escrito apenas quando se trata de aulas de Educação Física escolar.
  5. Quando se trata de organizar um evento esportivo, o que se redige é um planejamento, porque projeto é escrito apenas quando se trata de aulas de Educação Física escolar.

  1. Para Hassenpflug (2004) o mundo vem passando por modificações constantes e em ritmo. Segundo ainda o autor, as organizações que se destinam a reforçar os valores e princípios democráticos devem adotar uma gestão de caráter:
  1. participativas.
  2. monocráticas.
  3. centralizadas.
  4. autocráticas.
  5. diretivas.
  1. Rosseto Júnior (2014, p.51), afirma que o esporte no contexto atual é um produto comercializado em grande escala, especialmente por tornar-se produto midiático. Vale salienta também, que o esporte vem favorecendo a sua participação inserido em um cultura globalizada, por exemplo, com a criação de ídolos mundiais e estratégias de marketing cada vez mais eficientes. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Há uma grande limitação de acesso ao fenômeno esportivo por parte dos países em desenvolvimento, ficando esses alheios aos grandes acontecimentos esportivos ao redor do mundo.

( ) O esporte moderno e a globalização são fenômenos que estão assentados no desenvolvimento científico e tecnológico.

( ) O esporte passou a envolver quantias elevadas de capital e vincular-se ao consumo de bens, produtos e serviços.

( ) Esse contexto possibilitou maior democracia e confrontos esportivos entre as nações.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. V - F - V - F.
  2. V- V - F - F.
  3. F - F - V - V.
  4. V- F - F - F.
  5. F - V – V- V.

  1. O planejamento esportivo deve ser o passo importante (fundamental) na organização de um evento. Serve como uma espécie de levantamento (diagnóstico) de tudo o que será necessário, desde a contratação de fornecedores e análise de custos, por exemplo. Partindo desse pressuposto, como se chama o documento que vai nortear aos organizadores, desde a concepção do evento e que definirá objetivos, prazos, custos, penalidades e disposições gerais?

  1. Regulamento Geral
  2. Regulamento Técnico
  3. Congresso de Modalidade
  4. Congresso de abertura
  5. Congresso Técnico
  1. Ao escrever/elaborar um projeto de um torneio esportivo (competição), o profissional deve prever os dias que serão necessários para sua efetivação. Para isso, deve-se existir um:
  1. uma justificativa.
  2. seus objetivos.
  3. um cronograma.
  4. um fluxograma.
  5. um organograma.
  1. O crescimento na demanda do mercado por gestores esportivos é diretamente proporcional ao desenvolvimento do esporte e do exercício físico. O papel do Gestor tem atuado em organizações públicas/privadas, com ou sem fins lucrativos, de prática ou de administração esportiva. Considerando essas informações é correto afirmar:
  1. A área de gestão esportiva no Brasil ainda é carente de formação específica, pois ainda não há cursos de especialização ou mestrado.
  2. É uma área que pode ser definida de forma concisa como a aplicação dos princípios de gestão a organizações esportivas.
  3. No Brasil, há uma compreensão unânime de que se trata de uma área de estudos independente, com literatura e teorias próprias.
  4. É uma nomenclatura em desuso, pois os autores argumentam que ela não é a terminologia mais adequada e atual para se referir ao tema.
  5. É uma área com cursos de graduação e pós-graduação desenvolvidos especificamente para profissionais atuarem nesse campo no Brasil.
  1. A relevância adquirida pelo esporte no último século, tanto em seu caráter de prática de lazer, quanto relacionado à geração de significativos financeiros coloca em evidência as instituições responsáveis por sua administração. Considerando essas informações é correto afirmar que:
  1. A estrutura organizacional compreende um nível único, o qual está relacionado à Confederação Brasileira para cada modalidade esportiva.
  2. Nos âmbitos municipal e estadual, a estrutura organizacional de uma modalidade esportiva refere-se às seleções de equipes e de atletas estipuladas pelo Comitê Olímpico.
  3.  Nos âmbitos nacional e internacional, a estrutura organizacional de uma modalidade esportiva é operacionalizada e controlada pelos clubes afiliados às ligas.
  4. A estrutura organizacional de uma modalidade esportiva tem a participação de clubes, ligas, associações, federações, confederações, Comitê Olímpico e federações internacionais.
  5. A estrutura organizacional de uma modalidade esportiva engloba aspectos referentes ao treinamento, como o tempo (em anos), e à qualidade do treinamento e do técnico/professor.
  1. O profissional de Educação Física é rotineiramente desafiado a gerenciar eventos esportivos, os quais podem assumir diferentes estruturas e organizações. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO apresenta um sistema de disputa de competições esportivas.
  1. Rodízio
  2. Eliminatória simples
  3. Eliminatória dupla
  4. Pontuação progressiva
  5. Handicap
  1. Em relação ao planejamento e à organização de competições, assinale a opção correta.
  1. A competição com processo eliminatório simples tem como vantagem o fato de permitir que o campeão nem sempre seja aquele que apresenta melhor índice técnico.
  2. O sistema de rodízio simples assegura que todos os competidores se enfrentem duas vezes na mesma competição, na forma de turno e returno.
  3. A divisão por sexo e faixa etária e as subdivisões por índices de desempenho tentam assegurar a equidade na busca pelo triunfo em competições.
  4. Normalmente as competições são disputadas de três formas: campeonatos e jogos para eventos de longa duração e torneio para eventos de curta duração.
  5. No sistema de competição misto, se utilizam mais de dois subsistemas básicos nas suas fases de disputa.
  1. Durante uma reunião entre educadores esportivos e pais de alunos frequentadores dos cursos de esportes, para a organização de uma competição, um dos pais afirmou que as crianças ficam muito tristes quando perdem na primeira ou segunda rodadas e já são eliminadas da competição. Pensando nisso, resolveram que ela não seria por Eliminatória Simples, mas por Eliminatória Consolação, que consiste em
  1. ter uma chave da qual participam todos os concorrentes que perderam no primeiro confronto da Eliminatória Simples, mesmo que o confronto tenha sido na segunda rodada.
  2. ter uma chave da qual participam todos os concorrentes que perderam no primeiro confronto da Eliminatória Simples, desde que esse confronto tenha ocorrido na primeira rodada.
  3. dar oportunidade para que os alunos continuem a participar da competição, exercendo tarefas ligadas às estatísticas dos jogos.
  4. dar oportunidade para que os alunos continuem a participar da competição, exercendo funções de auxiliares dos árbitros.
  5. ter uma partida da qual participam os concorrentes que perderam nas semifinais na chave da Eliminatória Simples.
  1. Organizar um evento esportivo é executar todas as providências preparatórias necessárias para assegurar as melhores condições a sua realização, entre elas a construção da tabela de jogos, com critérios objetivos.

Num campeonato de futebol, por exemplo, com 18 equipes inscritas, sendo o sistema de disputa eliminatória simples o escolhido pela organização do evento, pode-se afirmar que o campeão do torneio será conhecido no final da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (440.2 Kb)   docx (311.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com