TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Organizacional

Por:   •  24/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.230 Palavras (9 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 9

CRESCIMENTO PROFISSIONAL

  1. Filipe dos Santos Bruckner¹

  2. Graciele Cristina Nunes Garcia¹

Ramiro Quintão²

        

  1. RESUMO

1       RESUMO 10 LINHAS, ESCREVER DEPOIS DE FAZER TODO TRABALHO

2

3

4

5

6

7

8

9

10

  1. Palavras-chave: Crescimento.

  1. 1. INTRODUÇÃO

Conquistar sucesso na profissão escolhida é algo que as pessoas planejam, elas desejam crescer profissionalmente. Porém, esse é um processo que exige paciência, sabedoria, dedicação e persistência.

Com a alta competitividade do mercado, é fundamental que todos os profissionais estejam em desenvolvimento continuo e, principalmente, permaneçam preparados para as oportunidades que surgem, para isso precisa-se conhecer bem a empresa em que está trabalhando, a fim de entender quais são seus meios e métodos, entender seu funcionamento e processos de gestão implantado e quais expectativas de negócios.

É muito importante manter-se atualizado, além disso é bom lembrar que algumas qualidades são tão importantes quanto aprimorar conhecimentos como: resiliência e flexibilidade, foco, habilidades interpessoais, entusiasmo e motivação, profissionalismo e trabalho em equipe.

O marketing pessoal é a melhor maneira de promover imagem, conteúdo e trabalho e destacar positivamente suas habilidades e qualidades extremamente valorizadas pelo mundo corporativo. Deste modo, potencializar seus pontos fortes e direcionar os esforços na busca pelo desejado sucesso profissional.

  1. 2. O CRESCIMENTO PROFISSIONAL

Todo profissional almeja o crescimento mas, além da própria formação em si, o que necessitamos para obter sucesso em nossa carreira profissional?

Em um mundo de constante mudança, evolução e regressão, numa busca desenfreada de ser o melhor, o maior, o primeiro, em um mercado cada vez mais competitivo, com volume de informações diárias gigantesco, o crescimento individual se torna cada vez mais difícil.

Crescer profissionalmente significa mudar, envolve riscos e principalmente renuncias, crescimento e renuncia andam lado a lado.

Ao observarmos a vida de pessoas notáveis da humanidade, vamos encontrar pessoas que tiveram que renunciar muitas coisas em prol do crescimento na carreira profissional, algumas pessoas deixam de sair com os amigos a noite para ficar em cima dos livros estudando, outros deixam de viajar nas férias para guardar dinheiro e investir em uma educação melhor para garantir um futuro melhor.

Vamos falar sobre algumas atitudes que a pessoa que quer um crescimento profissional precisa ter para obter sucesso na sua carreira.

  • Você precisará tomar decisões – Para se tomar decisões tem de renunciar o medo do erro, muitas pessoas tem capacidade de tomar decisões e também liderar, o grande problema que enfrentam é o medo de errar, elas tem o conhecimento do assunto, sabem como fazer mas o receio de errar deixa a pessoa sem conseguir tomar uma decisão.
  • Você precisará ter atitude – Para que as atitudes sejam tomadas temos que renunciar ao comodismo, não esperar que as coisas se resolvam sozinhas, que tudo seja fácil. Desde nossa infância somos criados com comodismo, nossos pais tomam as decisões e agem por nós, precisamos sair da inércia e tomar atitudes que mostre que somos e mostrar nosso caráter e personalidade através de atitudes.
  • Você precisará ter determinação – Para que a determinação seja aparente em sua vida e carreira é necessário que você renuncie à instabilidade. Muitas pessoas iniciam um projeto e no meio do caminho desistem pois estava ficando difícil de continuar.
  • Você precisará se aperfeiçoar – Para que seja aperfeiçoado precisará a insatisfação, satisfeitos não nos aperfeiçoamos em nada. Todo ser humano tem um alvo, um sonho, um objetivo, muitos ao alcançar algo já se satisfazem, esse é o grande problema, o mundo é constante, não para, desta forma nossos sonhos, projetos e objetivos precisam ser renovados.
  • Você precisará ser humilde – Para que haja crescimento precisará renunciar a soberba, pois com humildade se consegue aprender e reconhecer seus erros. Quando nos achamos superiores e melhores que outras pessoas ai perdemos a oportunidade de tirar um aprendizado em pequenos detalhes e situações, deixamos de aprender com pessoas que estão em um nível hierárquico inferior ao nosso por não ter humildade. Ouça a todos, pense antes de falar, reflita e aprenda em seu dia a dia.      

   Todo ser humano busca crescimento seja pessoal ou profissional, quando estamos insatisfeitos com a nossa condição somos capazes de inovar e mudar, pois o grande desafio é não se satisfazer com as coisas como estão. Quem assume este compromisso de estar sempre melhorando tem uma existência significativa e gratificante “... estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.” (CORTELLA, 2016, p.12).        

  1. 3. MARKETING PESSOAL

O marketing pessoal envolve a relação entre a empresa e o colaborador, mas também é definido como “... toda estratégia que leve a imagem do profissional (produto, pessoa) até o consumidor final, o cliente que no caso do produto pessoa é o patrão, amigos, colegas de trabalho, esposa, etc.” (VIEIRA, 2009, p. 21).

Segundo Gehringer (2008), marketing pessoal é quando um funcionário tem que aparecer, sem ser chato, buscando a simpatia dos seus supervisores sem ser puxa-saco. As pessoas que conseguem seguir essas normas, tem dez vezes chances de serem promovidas do que pessoas que são apenas competentes.

No quadro a seguir, Gehringer (2008) apresenta alguns mandamentos que são necessários seguir para alcançar o marketing pessoal, que podem possibilitar uma promoção futura. Vejamos:

Liderança

Esse é um formador de opinião, e as empresas percebem rapidamente esse estilo de liderança, é o caso do funcionário influenciar seus colegas muito mais do que ser influenciado.

Confiança

A partir do momento em que os supervisores consultam seus funcionários referente a algum assunto do trabalho, isso demonstra a confiança que eles possuem naquele indivíduo, que geralmente dará suas sugestões, enquanto que outros apenas irão informar que não entendem do assunto ou simplesmente baixarão a cabeça.

Visão

É aquele que percebe, muitas vezes, a necessidade de mudanças sejam elas pequenas ou grandes que melhoram o próprio trabalho e até dos seus colegas. É um visionário, enxerga muito além do que está ao seu redor.

Espirito de equipe

É o indivíduo que está preocupado com o trabalho dos colegas sem ser inconveniente, ou seja, ele próprio se oferece para ajudar os outros para que os serviços sejam realizados bem-sucedidos.

Maturidade

É aquele que sabe acalmar discussões entre colegas, ou seja, sabe solucionar conflitos sem gerar novos conflitos, e que propõe soluções que ambos os lados consideram apropriadas.

Integridade

É fazer seus serviços sem prejudicar seus colegas. O indivíduo não deverá ser ambicioso e principalmente atropelar as pessoas que estejam a sua frente. Geralmente, esse tipo de personalidade será um funcionário isolado pelos colegas, pelo motivo de provocar medo.

Visibilidade

É o primeiro a erguer a mão ou se oferecer para fazer alguma tarefa solicitada pelo supervisor. É se apresentar para compor grupos de trabalho, para ajudar ou implantar um programa novo na organização.

Empatia

É saber elogiar os trabalhos dos colegas, reconhecimento e os méritos dos outros. Geralmente quem elogia é elogiado, e quem critica geralmente sempre é criticado.

Otimismo, entusiasmo

Mesmo que tudo esteja ruim, é conseguir enxergar o lado bom de qualquer cenário, estar sempre bem humorado, estar aberto para as eventuais críticas. Pessoas bem-humoradas auxiliam o bem-estar do local de trabalho.

Paciência

Esse quesito é importante, pois você deve saber o momento certo para pedir uma oportunidade ao invés de ficar reclamando que a empresa não oferece a oportunidade.

FONTE: Adaptado de Gehringer (2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com