TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Organizacional

Por:   •  11/12/2019  •  Artigo  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 5

PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Eduardo Alberto Storino de Moraes Jr¹

Vaneide Nunes de Brito²

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Planejar é determinar antecipadamente os objetivos a serem alcançados em uma situação específica, bem como os meios para alcança-los. Dentro da grande área do planejamento organizacional temos o planejamento estratégico.  Este, pode nortear o caminho para o sucesso de uma empresa. Dentre os muitos fatores observados em um planejamento, alguns são cruciais, como por exemplo a otimização do tempo, sendo este um dos recursos mais valiosos à nossa disposição.

Um dos propósitos do planejamento é adquirir medidas para o ajuste das ações em relação ao seu plano, aumentando a probabilidade de que a empresa esteja preparada no momento oportuno. Chiavenato (1987, p. 447), descreve que o planejamento estratégico se refere à maneira pela qual uma empresa pretende aplicar uma determinada estratégia para alcançar os objetivos propostos. É geralmente um planejamento global em longo prazo. O planejamento estratégico deverá ser elaborado de acordo com as características da organização e com alguma flexibilidade para readequação de novas estratégias, se necessário. Ele tem como objetivo definir de que maneira a organização utilizará os seus recursos, bem como o meio s para alcançar os objetivos propostos, com uma visão geral e a longo prazo.    

O planejamento estratégico em sua elaboração possui três dimensões operacionais: o delineamento, a elaboração e a implementação. O delineamento compreende a estrutura metodológica do processo, bem como o profissional que irá auxiliar na elaboração, podendo ser um consultor ou um executivo da empresa. A elaboração fica com a obrigação de identificar as oportunidades e as ameaças do ambiente, avaliar os pontos fortes e fracos e sua capacidade de retirar vantagens das oportunidades, explicitar os objetivos e as metas a serem alcançadas e também desenvolver maneiras para realização das estratégias. Enquanto que a implementação envolverá os assuntos organizacionais, o sistema de informação, orçamentário, sistemas de incentivos, o treinamento e liderança necessária para desenvolver o processo e colocá-lo em prática.  OLIVEIRA, 2009, p.3 9.  

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1. Análise SWOT

        Várias ferramentas podem ser utilizadas para auxiliar na elaboração do planejamento de uma empresa. Uma delas é a análise SWOT, podendo ser aplicada por empresas de pequeno, médio ou grande porte devido a facilidade e praticidade de aplicação. Pode ser usada também em processos de tomada de decisão.

[pic 1]

Fonte Disponível em: https://blog.sigecloud.com.br/analise-swot-em-4-passos/#content-gallery-0 Acesso em 03/07/2019 `as 17:38h

3.2. Quatro fases de uma análise SWOT:

3.2.1. Diagnóstico

Nesta etapa é importante lançar um olhar objetivo para a situação interna da empresa, determinando pontos fracos e pontos fortes, e para o cenário global, identificando as oportunidades e ameaças. É importante que todas as áreas da empresa sejam consideradas para o diagnóstico: administração, financeiro, recursos humanos, produção, marketing e comercial. É recomendável montar um quadro com essas observações para que elas sejam melhor visualizadas.

Pontos Fortes

Pontos Fracos

Oportunidades

Ameaças

3.2.2. Formulação de objetivos

Com as informações objetivas detectadas na primeira etapa, a empresa pode definir seus objetivos estratégicos.  Aqui é importante estabelecer metas factíveis, prazos para os resultados e designar os responsáveis pelas ações. É importante que todos os níveis hierárquicos da empresa estejam alinhados aos objetivos.

3.2.3. Transformando ameaça em oportunidade

As ameaças, fatores externos que podem eventualmente afetar o desenvolvimento da empresa, não devem ser vistas sempre como má notícia. Os gestores precisam ter sabedoria para transformá-las em um benefício real. Há algumas condições para que a ameaça seja transformada em oportunidade: a empresa tem que ter visão estratégica para avaliar corretamente as ameaças como sendo oportunidades escondidas. A empresa precisa possuir recursos financeiros, materiais e humanos para poder executar as alterações necessárias, como o lançamento de um novo produto, por exemplo. E, por fim, é preciso agir rapidamente porque os concorrentes também podem ter visto a oportunidade

3.2.4. A nova análise SWOT

Como consequência da etapa anterior, a nova análise SWOT substitui o fator ameaça pelo fator tempo, definindo qual é o timing apropriado para efetuar as modificações necessárias nos produtos e serviços. Dessa forma, aconselha-se criar um novo quadro

Oportunidades
Curto/Médio Prazo

Oportunidades

Médio/Longo Prazo

Pontos Fortes

Pontos Fracos

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A análise SWOT foi criada em formato de matriz para que seja elaborada e lida de uma forma mais intuitiva contendo algumas regras de fácil aplicação, onde os conceitos são:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com