TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Organizacional

Por:   •  20/7/2021  •  Artigo  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 11

PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Lucas Medeiros de Moraes¹

Rafael Lhewicheski²

        

RESUMO

Este artigo científico apresenta a relevância do planejamento organizacional, e a sua importância como ferramenta auxiliar para a administração das empresas dentro do mercado competitivo. Com o ambiente de negócios cada vez mais incerto, sobretudo para as organizações que enfrentam alta concorrência e escassez de recursos, contínuos desafios são estabelecidos em busca da subsistência econômica. Diante do cenário atual, é fundamental que as organizações busquem no planejamento organizacional uma adequada atuação para alcançar uma posição lucrativa e sustentável frente aos competidores de mercado, é necessário escolher gestores qualificados para a tomada de decisões estratégicas e também para planejar o futuro da organização, pois esta precisa de planejamento para todas as suas operações e atividades. O planejamento dispõe de muitas vantagens, ele auxilia a empresa a gerenciar as mudanças no ambiente, tanto no ambiente interno como no externo, tem a competência de analisar de uma forma explícita o quadro operacional e dessa forma consegue estabelecer rigorosamente ações e normas operacionais para a empresa.

        

Palavras-chave:      Planejamento; Importância; Objetivos e Organização.

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo fundamental de apresentar a importância do planejamento organizacional e as suas características dentro das empresas do mercado extremamente competitivo. Mostrar a seriedade de um planejamento na abertura e sobrevivência de uma empresa, fazer uma análise do planejamento como ferramenta que auxilia no gerenciamento de empresas.

A globalização trouxe mudanças relevantes para o mundo contemporâneo, as mudanças foram dentro e fora das organizações e nos outros setores da atividade humana. Esse novo cenário exige que as empresas se mantenham sempre atualizadas no mercado mundial para prosseguir competitivas. Nesse contexto, podemos analisar a relevância do planejamento que ira organizar e orientar as empresas para que elas possam alcançar os seus objetivos.

O Planejamento é um dos primeiros procedimentos a ser realizado dentro de um processo administrativo, vindo antes da organização, da direção e do controle. É uma forma de analisar a missão organizacional e determinar os objetivos da organização e os meios necessários para a realização desses objetivos (MARCONDES, 2016).

A criação de um planejamento envolve uma série de etapas, de ações para alcançar o objetivo desejado, todas as etapas de uma empresa são necessárias, mas não podemos esquecer que a principal parte é a do planejamento. Nessa etapa identificamos os objetivos, as metas e conseguimos prevê os possíveis imprevistos e instabilidades que poderão afetar as empresas de uma forma negativa.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O homem desde os tempos antigos compreendeu a necessidade de estar preparado para poder enfrentar as diferentes circunstâncias e dificuldades, percebendo que pensar antes de agir seria a melhor coisa a se fazer para conseguir êxito e desfrutar melhor os recursos disponíveis. Com as mudanças que ocorreram nos cenários mundiais geraram profundas transformações nos procedimentos do planejamento e atingiu praticamente todos os setores da atividade humana.

Com o inicio da globalização o mundo passa por um período econômico desequilibrado, o mercado passou a ser incerto e enfrentam diversos desafios, a globalização desencadeou o avanço da tecnologia, o que se torna indispensável à inserção da internet nas estratégias e normas comerciais para que as empresas não deixem de ser competitivas no mercado mundial (GOUVEA, 2018, p.2).

Outro ponto importante a destacar é que as mudanças no modo de produção das mercadorias foram significativas. [...]. Antes, quem tomava as grandes decisões econômicas eram os governos. Agora esse papel é desempenhado pelas empresas: são elas que decidem o que, como, quando e onde produzir os bens e serviços que serão consumidos pelo mundo (RIBEIRO, 2010, p.3).

Segundo Gouvea (2018, p.4) o planejamento organizacional se torna muito importante para criar mudanças, novas estratégias e também trazer inovação para o ambiente interno e externo do mercado. Através do planejamento que conseguimos reduzir os desafios sociais, políticos, econômicos e problemas internos que interferem na economia e na organização das empresas.

O Planejamento Organizacional é aquele voltado para empresas. E caracterizado pelo planejamento estratégico, que equivale a um conjunto de ações antecipadas, integradas e coordenadas que geralmente é considerado a função fundamental dentro do processo administrativo. Dentro do planejamento temos dois aspectos básicos: a situação existente e a situação desejada (OLIVEIRA, 2009, p.5).

Dentro de uma gestão o planejamento organizacional é identificado como uma forma de idealizar, preparar e projetar o futuro de uma maneira contínua e sistemática. Estruturando as atividades necessárias para a efetivação dos planos e monitorando os resultados dos planos através do feedback. O monitoramento tem que ser um processo contínuo, para poder garantir a qualquer organização a percepção de qual direção ela está indo, a maneira que ela caminha e as estratégias que ela pode adquirir em determinados momentos (MARQUES, 2018).

Na concepção de Maximiano (2000, p. 179) o processo de planejamento numa organização proativa permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos procedimentos administrativos e os seus objetivos são alcançados. Como forma de garantir a sua sobrevivência as empresas fará um melhor uso de seus capitais. Se a organização não possuir o planejamento como uma forma de estratégia, ela corre o risco de ficar sem as metas e sem os objetivos definidos e dessa maneira acaba perdendo o foco e a produtividade, dessa forma os resultados não são alcançados.

Nesse sentido, é fundamental que a empresa desenvolva um Planejamento Organizacional eficaz. Para que isso ocorra, ela deve conhecer bem o seu negócio e mercado de atuação, ter missão, visão e valores bem definidos, além de ter metas e objetivos congruentes. Com tais informações em mãos, a organização fará um melhor uso de seus capitais e assim, será capaz de alcançar os resultados que deseja (MARQUES, 2018).

Segundo Moraes (2001) o planejamento organizacional se desdobra em três modelos, de acordo com o nível empresarial, sendo eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com