TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento das Áreas de Vivencia do Canteiro de Obras

Por:   •  29/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento das áreas de vivencia do canteiro de obras

O canteiro de obras é onde o trabalhador passa a sua maior parte do tempo, seja ela em serviço ou nos horários livres, onde fazem suas refeições, tomam banho, passam suas horas de folga e muitos deles moram durante a construção.

A NR-18, responsável pela determinação das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil foi aprovada em 1978, com o objetivo de determinar as condições e especificações para a implantação das áreas de vivência no canteiro de obras.

A norma exige as condições mínimas em uma área de vivência contendo, instalações sanitárias, vestiários, local de refeições, cozinha, quando houver preparo de refeições e ambulatório, quando houver cinquenta ou mais trabalhadores.

A área de vivencia da obra em que estamos tratando, será planejada levando em consideração o tamanho, tempo de obra e a quantidade de trabalhadores no pico de obra de 15 funcionários.

O canteiro de obras será composto por:

  • Escritório de engenharia – Onde aconteceram as reuniões e planejamento de obra,

  • Vestiários Feminino e Masculino – De acordo com a NR, os vestiários são obrigatórios para permitir a troca de roupas dos trabalhadores que não residem no local. Não devem ter ligação direta com o local de refeições; deve estar próximo ao alojamento e/ ou entrada da obra. Os armários dos vestiários são obrigatórios e devem permitir o trancamento. Pé direito mínimo de 2,5m. Bancos em quantidade compatível com o número de usuário e largura mínima de 30 cm.

[pic 1]

Figura 1 – Vestiário

  • Banheiros Feminino e Masculino – As instalações sanitárias servirão exclusivamente para este fim. As paredes deverão ser resistentes e laváveis. O piso deve ser impermeável, lavável e antiderrapante. Não terá contato direto com as áreas para refeições. O deslocamento máximo entre o posto de trabalho e as instalações sanitárias não deverá ultrapassar 150 m, o local será de acesso fácil e seguro. A norma especifica que a quantidade de vasos sanitários e chuveiros é de 1 para cada 20 trabalhadores e 1 para cada 10 trabalhadores respectivamente. Para melhor comodidade colocaremos 2 conjuntos de vasos sanitários e 2 áreas para chuveiro. Os mictórios poderão ser individuais ou tipo calha e deverão estar a 50 cm do piso.

  • Refeitório – Quanto ao local para refeições, as paredes vão permitir isolamento, seguindo orientações da norma. Piso em concreto, cimentado lavável. A capacidade irá atender a todos os trabalhadores no horário das refeições. Ventilação e iluminação vão ser naturais e artificiais. Haverá um lavatório no interior do refeitório.
    Não terá comunicação direta com instalações sanitárias. O pé direito será de 2,80m atendendo o código de obras do município.
    Os trabalhadores iram trazer as refeições de casa, tendo o marmiteiro elétrico para o aquecimento.

[pic 2]

Figura 2 – Refeitório

Manter o canteiro de obras limpo e organizado será fundamental para a eficiência da equipe e consequentemente ajudando a evitar acidentes no ambiente de trabalho.

O almoxarifado também fara parte do canteiro de obras, é o espaço destinado para o armazenamento do material, o controle e a distribuição para a obra. Será construído um barracão no qual serão guardados os materiais que não devam ficar expostos como, por exemplo, cimento, gesso, condutores elétricos, ferragens, tintas, portas, janelas, grades, entre outros.
Quantidade de materiais, reposição, armazenagem, validade, controle do uso, levantamento de preços, pesquisa de fornecedores, registro de compras feitas e a fazer, arquivamento de notas são algumas das atribuições do encarregado pelo almoxarifado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com